A id Software que adicionou o sistema anti-batota Denuvo à versão PC de Doom Eternal num patch a 14 de maio, anunciou que vai recuar e remover o sistema no próximo patch.
A implementação do infame sistema anti-batota foi mal recebida pela comunidade que manifestou a sua fúria nas reviews do jogo no Steam.
Marty Stratton da id Software afirmou:
Apesar das nossas melhores intenções, o feedback dos jogadores deixou claro que devemos reavaliar a nossa abordagem à integração anti-batota.
Com isso, removeremos a tecnologia anti-batota do jogo na nossa próxima atualização para PC. À medida que examinamos qualquer futuro do anti-cheat no DOOM Eternal, devemos considerar, no mínimo, dar aos jogadores apenas da campanha a capacidade de jogar sem o software anti-cheat instalado…
Stratton observou que quaisquer problemas de desempenho que os jogadores possam ter notado na última atualização não foram causados pelo Denuvo e são problemas separados que também serão corrigidos na próxima atualização para PC. Ele disse que os problemas de desempenho que os jogadores têm visto no PC “são baseados numa alteração de código… à volta da alocação de VRAM”.
Essa é uma vitória extremamente importante. Anti-cheater e DRM instalados a nível de Kernel e rodando na memória reservada do Windows é um desastre, é errado em quaisquer perspectiva e completamente imoral e errado na perspectiva de um desenvolvedor.
Nenhuma aplicação mundana deve ter acesso a memória reservada e instalar drivers nos módulos do Kernel do Windows, é simplesmente inaceitável; essa é uma quebra de privacidade do usuário enorme e abre uma potencial brecha de segurança crítica.