
A Sony Interactive Entertainment realizou hoje, 3 de dezembro, a cerimónia dos PlayStation Partner Awards 2025 Japão/Ásia, distinguindo os títulos de terceiros mais bem-sucedidos da região entre outubro de 2024 e setembro de 2025. Monster Hunter Wilds da Capcom destacou-se ao conquistar três prémios diferentes, enquanto Dragon Ball: Sparking! ZERO e Marvel Rivals também marcaram presença entre os grandes vencedores.
Esta edição dos prémios, que celebram a 31.ª edição desde a sua criação em 1994, manteve as categorias tradicionais e introduziu duas novas: o prémio de acessibilidade e o PlayStation Indies Award, que reconhecem o compromisso dos criadores com a diversidade de jogadores e celebram a criatividade dos estúdios independentes.
Os prémios foram entregues pela equipa executiva da Sony Interactive Entertainment, incluindo Hideaki Nishino, presidente e CEO da SIE, juntamente com Pete Royea, Kiichiro Urata e Phil Rosenberg, vice-presidentes seniores da divisão Global Partner Development & Relations.
Grand Award
Atribuído aos cinco títulos desenvolvidos nas regiões Japão/Ásia com as maiores vendas mundiais entre outubro de 2024 e setembro de 2025:
- Dragon Ball: Sparking! ZERO (Bandai Namco Entertainment)
- eFootball (Konami)
- Marvel Rivals (NetEase Games)
- Monster Hunter Wilds (Capcom)
- Zenless Zone Zero (HoYoverse)
A equipa de Dragon Ball: Sparking! ZERO reagiu ao prémio: “Estamos verdadeiramente honrados por receber este prestigiado prémio. Como o primeiro novo episódio da série em 17 anos, este título foi possível graças ao incrível apoio de muitos fãs. Este prémio é o resultado da paixão e entusiasmo que todos continuaram a trazer ao jogo, mesmo após o seu lançamento”.
Partner Award
Atribuído a títulos desenvolvidos na região Japão/Ásia com vendas mundiais de topo e conquistas comerciais particularmente notáveis:
- Elden Ring Nightreign (FromSoftware / Bandai Namco Entertainment)
- Metal Gear Solid Δ: Snake Eater (Konami)
- Path of Exile II (Grinding Gear Games)
- Silent Hill f (Konami)
- Wuthering Waves (Kuro Games)
Accessibility Award
Atribuído a títulos de estúdios do Japão/Ásia lançados em 2025, notáveis pela qualidade elevada e esforço de desenvolvimento nas implementações de acessibilidade, incluindo esquemas de controlo alternativos, modos para daltónicos e descrição áudio:
- Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii (Sega)
- Monster Hunter Wilds (Capcom)
Ryozo Tsujimoto e Yuya Tokuda, produtor e diretor de Monster Hunter Wilds, comentaram: “Toda a nossa equipa está verdadeiramente honrada por receber tanto o GRAND AWARD como o ACCESSIBILITY AWARD, bem como uma nomeação para o USERS’ CHOICE AWARD. Este jogo foi desenvolvido com o objetivo de criar uma experiência de ação de caça profundamente imersiva que pudesse ser desfrutada tanto por fãs de longa data da série como por recém-chegados”.
PlayStation Indies Award
Nova categoria que reconhece a variedade e criatividade dos criadores e estúdios de jogos independentes que trabalham no Japão/Ásia. A lista de títulos foi selecionada a partir de 12 títulos indie destacados produzidos no Japão e na região asiática mais ampla, e depois votados pelos jogadores PlayStation:
- Ender Magnolia: Bloom in the Mist (Binary Haze Interactive)
- Nine Sols (Red Candle Games)
- Urban Myth Dissolution Center (Shueisha Games)
John Vega, diretor global da equipa de Indies, declarou: “É uma honra apresentar o inaugural PlayStation Indies Award escolhido por vocês, os jogadores. Este prémio reconhece alguns dos fantásticos títulos Indie que foram lançados na PlayStation no último ano dos nossos parceiros em todo o Japão e Ásia e celebra a sua impressionante criatividade. A PlayStation adora Indies!”.
Users’ Choice Award
Atribuído aos cinco principais títulos lançados na região Japão/Ásia entre outubro de 2024 e setembro de 2025, selecionados por votos de utilizadores na região Japão/Ásia, dos 30 principais títulos com o maior tempo total de jogo:
- Clair Obscur: Expedition 33 (Kepler Interactive)
- Dynasty Warriors: Origins (Koei Tecmo)
- Monster Hunter Wilds (Capcom)
- Silent Hill f (Konami)
- Wuthering Waves (Kuro Games)
A presença de Monster Hunter Wilds em três categorias diferentes demonstra o impacto do título tanto em vendas como em acessibilidade e preferência dos jogadores. Wuthering Waves e Silent Hill f também se destacaram ao conquistar prémios em múltiplas categorias.
Marvel Rivals, que recebeu o Grand Award, teve uma mensagem especial: “Estamos verdadeiramente honrados que Marvel Rivals tenha recebido este reconhecimento. Os nossos sinceros agradecimentos vão para a PlayStation pelo seu tremendo apoio, para a nossa equipa e Marvel Games pelos seus esforços contínuos, para os nossos parceiros pelo seu trabalho árduo, e para os milhões de jogadores que continuaram a apoiar o nosso jogo e a mostrar-nos amor”.
A Konami também se destacou com eFootball a receber o Grand Award, marcando os 30 anos da série desde o lançamento do primeiro Winning Eleven na PlayStation. Junichi Taya, produtor geral, comentou: “Estamos profundamente honrados por receber o prestigiado GRAND AWARD. Desde o lançamento do primeiro Winning Eleven na PlayStation até à sua renomeação como eFootball, a série está a celebrar o seu 30.º aniversário este ano”.










Engraçado, que tudo isso eu apenas joguei todos os jogos na categoria indie (obviamente num PC).
Dois incríveis Metroidvania que estão no meu Top 10 do gênero e uma narrativa fascinante que me surpreendeu e conseguiu agarrar a minha atenção apesar de eu não ter muito entusiasmo neste tipo de jogo (eu realmente gostava de me aprofundar um pouco mais no mundo das narrativas como as Visual Novels mas no final é me difícil esquecer a ideia de que eu não estou mesmo a jogar um jogo mas sim a ler um livro interativo…) sendo por isso um dos poucos jogos desse gênero na qual eu dediquei tempo o suficiente para ver o fim da história.