Mais...
    InícioFigurasBonecas de Uma Musume com 4 orelhas tornam-se artigos de colecionador raros

    Bonecas de Uma Musume com 4 orelhas tornam-se artigos de colecionador raros

    Empresa comete erro absurdo em peluches e transforma-os em artigos raríssimos

    erro Vivlos de Uma Musume Pretty Derby (3)

    A Gift, fabricante japonesa de peluches e merchandising de anime, mangá e videojogos, emitiu um pedido de desculpas público a 8 de janeiro de 2026 após a descoberta de um erro de produção em peluches da personagem Vivlos de Uma Musume: Pretty Derby vendidas durante a Comic Market 107 em dezembro de 2025. O defeito? As bonecas têm quatro orelhas em vez de duas.

    Haruyuki Kaneko, diretor representativo da Gift, explicou que os peluches de Vivlos vendidos durante o evento de 30 e 31 de dezembro na loja AmiAmi Akihabara Radio Kaikan em Tóquio contêm “partes que não existem no design original da personagem (partes semelhantes a orelhas)”. Por outras palavras, as bonecas têm as duas orelhas de cavalo que deveriam ter, mas também um par de orelhas humanas que definitivamente não deveriam estar lá.

    No universo de Uma Musume: Pretty Derby, as meninas-cavalo possuem apenas orelhas de cavalo no topo das suas cabeças, enquanto o cabelo cobre o local onde estariam as orelhas humanas. Este detalhe anatómico peculiar é fundamental para o design das personagens, e a sua ausência é notória para qualquer fã da série.

    O problema deveu-se a um erro de especificação de costura. Partes adicionais em forma de orelha que não estavam presentes no rascunho original do produto foram acrescentadas à versão final, muito provavelmente devido à falta de familiaridade com o material de origem peculiar.

    erro Vivlos de Uma Musume Pretty Derby (1)

    A Gift está a oferecer aos compradores afetados uma escolha entre reembolso total ou troca por um produto sem defeito. Os clientes que adquiriram as bonecas podem contactar a secção de apoio ao cliente da Gift através do email support@oh-ami.com até 31 de março de 2026. Os peluches de substituição sem defeitos estão programados para serem enviados no início de maio de 2026, ou os compradores podem receber o reembolso total do preço de compra de 6.500 ienes (cerca de 42 dólares).

    Numa decisão atenciosa, a Gift publicou o procedimento completo no seu website tanto em japonês como em inglês, incluindo informações sobre envio internacional. A empresa reconhece que alguns dos fãs que compraram o peluche na Comic Market podem não dominar o japonês e alguns podem nem sequer estar no Japão neste momento, tendo em conta que o país é um dos destinos de viagem internacional mais populares atualmente.

    Para compradores internacionais que adquiriram a boneca, apenas a opção de troca está disponível, não o reembolso. Com a troca, o peluche defeituoso é devolvido e o novo será enviado em maio de 2026.

    No entanto, nem todos os compradores querem devolver os seus peluches com quatro orelhas. Desde que a Gift confirmou oficialmente o defeito a 31 de dezembro, pelo menos 18 unidades já foram vendidas em websites japoneses de segunda mão por preços que variam entre 9.000 ienes (cerca de 57 dólares) e 65.000 ienes (aproximadamente 413 dólares). O preço médio ronda os 35.000 ienes (cerca de 225 dólares), mais de cinco vezes o valor original.

    Os fãs nas redes sociais estão a tratar este erro como um colecionável raro. Fãs de Uma Musume partilham fotografias dos seus peluches de Vivlos, levantando o cabelo da boneca para revelar as orelhas humanas escondidas por baixo. A reação tem sido maioritariamente divertida, com muitos a verem o erro como um item de colecionador único em vez de um defeito a ser corrigido.

    A Comic Market 107, conhecida como Comiket, é um dos maiores eventos de doujinshi e cultura otaku do mundo, realizado duas vezes por ano em Tóquio. O evento de inverno de 2025 atraiu centenas de milhares de visitantes, e a Gift tinha lá um stand onde vendeu peluches de várias personagens de Uma Musume.

    A empresa também vendeu peluches de outras três personagens antecipadamente na Comic Market 107 pelo mesmo preço de 6.500 ienes cada: Cheval Grand, Verxina e Gentildonna. A Gift não reportou quaisquer defeitos nesses três produtos.

    Vivlos, a personagem afetada, é baseada numa égua de corrida japonesa real com o mesmo nome, mais conhecida por ter vencido o Dubai Turf em 2017. O cavalo real foi posteriormente reimaginado como uma personagem desbloqueável no jogo Uma Musume: Pretty Derby, onde as éguas de corrida históricas são transformadas em meninas-cavalo antropomórficas que competem em corridas.

    Uma Musume: Pretty Derby começou como um jogo móvel gacha lançado no Japão em 2021, desenvolvido pela Cygames. O jogo recebeu um lançamento mundial a 26 de junho de 2025, tornando-se disponível em dispositivos iOS e Android, bem como em PC através do Steam. A franquia expandiu-se significativamente, incluindo uma série anime produzida pelo estúdio P.A. Works que estreou em 2021.

    A popularidade de Vivlos no mercado de merchandising japonês não é novidade. Ela e as suas irmãs Cheval Grand e Verxina apareceram como peluches em máquinas de garra da Sega em agosto de 2025.

    PETA fez ISTO com Umamusume e os fãs estão FURIOSOS – vê a imagem

    O incidente das quatro orelhas não é a primeira controvérsia relacionada com Uma Musume. Quando o jogo foi lançado globalmente em junho de 2025, a organização de direitos dos animais PETA tentou aproveitar a popularidade recém-descoberta no Ocidente publicando uma imagem de Silence Suzuka, outra personagem popular, ensanguentada e ferida para corresponder à sua inspiração da vida real, que foi abatida após sofrer um ferimento grave durante uma corrida.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares