InícioMangaAutor de Uramiya Honpo revela porque evita personagens negras nos seus mangás

Autor de Uramiya Honpo revela porque evita personagens negras nos seus mangás

Uramiya Honpo vol 7 cover (1)

Shoushou Kurihara, criador do mangá Uramiya Honpo, revelou que evita desenhar personagens negras na série desde um episódio ocorrido em 2006. Numa publicação no X, o autor recordou que, durante o arco de Okinawa, lhe foi pedido que transformasse numa pessoa branca um vilão que tinha concebido como negro.

Na sua opinião, há várias razões para as personagens negras aparecerem tão pouco nos mangás japoneses, e uma delas é o receio de protestos de organizações de direitos humanos quando uma pessoa negra é retratada como vilão. A partir daí, descreve o que viveu em primeira mão:

“Penso que existem várias razões para não aparecerem muitas pessoas negras nos mangás japoneses, e uma delas é “porque, se se desenha uma pessoa negra como vilão, as organizações de direitos humanos protestam”. Em 2006, também no arco de Okinawa de Uramiya Honpo, houve um pedido: “se se fizer de uma pessoa negra o vilão, isso constitui discriminação, por isso, por favor, mude-a para uma pessoa branca”, e mudei-a para uma pessoa branca mesmo antes de passar o desenho a tinta.

Há uma parte que me deixa inquieto, a de saber se fazer de uma pessoa branca o vilão não constitui discriminação, mas, como é trabalhoso quando depois me dizem para redesenhar, desde então procuro, tanto quanto possível, não fazer aparecer pessoas negras em Uramiya Honpo, sejam elas boas ou más. O que será, afinal, a diversidade?

Incluído no volume 14 da edição Tsūkan-ban de Uramiya Honpo”.

Uramiya Honpo começou a ser publicado em 2000 nas páginas da revista Business Jump, da Shueisha, e segue Shiori Hojo, conhecida como Uramiya, uma mulher que executa planos de vingança em nome de clientes que foram prejudicados por terceiros. O mangá original terminou em 2007, com 20 volumes, e tornou-se um êxito para o autor.

Foi precisamente em 2006, o ano referido por Kurihara, que estreou a adaptação para série live-action com 12 episódios.

O universo do mangá continuou a expandir-se com várias sequelas, entre as quais Reboot, Revenge, Evil Heart e Worst. A mais recente, Uramiya Honpo DIABLO, está em publicação na revista Grand Jump desde 17 de agosto de 2022.

Helder Archer
Helder Archer
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

Artigos Relacionados

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
- Publicidade -

Notícias

Populares