Animador principal em Sayonara no Asa (Maquia) comenta suas cenas

Toshiyuki Inoue, animador freelancer, que já animou em Akira, Ghost in the Shell, Wolf Children, entre muitos outros animes, comentou algumas de suas cenas no filme Sayonara no Asa (Maquia).

A P.A. Works divulgou no seu canal de youtube oficial dois vídeos com as cenas de Toshiyuki Inoue em Sayonara no Asa ni Yakusoku no Hana wo Kazarou (Maquia) e seus comentários sobre as cenas.

Toshiyuki Inoue é um animador freelancer, conhecido como um dos melhores animadores da indústria, sendo ele um tremendo especialista em animação de personagens. Inoue elaborou animações em animes como Akira, Ghost in the Shell, Wolf Children, entre muitos outros.


Nesta primeira cena Inoue explica que não estava presente originalmente no storyboard, tanto o dragão a invadir e cair no castelo, os elementos como os destroços a cair e a água a transbordar foi tudo criado pela imaginação de Inoue. Inoue ainda comenta que mesmo sem instruções dos storyboards, enquanto o tempo permitir queria por em prática toda a sua imaginação.

A cena tem dois segundos de duração e é constituída por 6 layers/camadas principais, A sendo as “fitas”, B destroços menores mais a água, C o dragão a cair mais destroços e água, E mais destroços, G outras “fitas” e I a personagem Maquia.


Na próxima cena, também curta, Inoue destacou a importância da dinâmica entre movimento da personagem e a câmera, definindo a câmara como alvo do movimento. Inoue explicou que os espetadores sentissem o movimento da personagem sem a necessidade de qualquer movimento da câmera. Inoue comentou ainda que baixou o ângulo da câmera do storyboard para prevenir que estivesse centrada antes do último frame e para transmitir a ilusão de um certo movimento vertical.

A cena é composta por 10 quadros chave de Inoue em apenas um layer/camada “A”, e cerca de 40 desenhos no total.