As duas vezes em que o criador de Evangelion tentou o suicídio

As duas vezes em que o criador de Evangelion tentou o suicídio

Já aqui abordamos a depressão que levou , o criador de Neon Genesis Evangelion, a atrasar os trabalhos em Rebuild of Evangelion e o mais recente documentário da NHK revelou mais detalhes sobre o problemas do autor.

A NHK transmitiu um documentário na segunda-feira sobre o desenvolvimento de Evangelion: 3.0 + 1.0: Thrice Upon A Time (Shin Evangelion Gekijō-ban: ||), o filme “final” de Rebuild of Evangelion. O documentário acompanha o diretor Hideaki Anno desde o início da produção em 2016 até à sua conclusão no final de 2020.

Hideaki Anno fala sobre a sua depressão que atrasou Evangelion

Um tema comum ao longo do documentário foi a luta de Anno para desenvolver a história. Durante os estágios iniciais da pré-produção, ele muitas vezes não aparecia no estúdio. Várias foram as ocasiões em que ele decidiu que o trabalho que havia feito na época era insuficiente e descartava-o inteiramente. A parte D da história foi finalmente concluída no início de 2019, o mais tardar possível para cumprir o prazo.

O documentário também fala sobre os sentimentos conflituosos de Anno sobre a criação de Evangelion. A série Neon Genesis Evangelion de 1995 foi uma história em que Anno despejou “tudo”. Depois do anime se tornar um fenómeno social, ele encontrou tópicos na internet escritos por pessoas debatendo sobre “a melhor maneira de matar Anno“. Isso fez com que perdesse o seu zelo pela criação de anime.

Quando vi isso, pensei: ‘Quem se importa mais com as coisas?”. Eu senti que terminei fazer anime.

Houve dois “incidentes perigosos” nessa época, nos quais Anno tentou suicidar-se: uma vez saltando para a frente de uma locomotiva e outra quando tentou saltar do telhado do estúdio. No entanto, ele decidiu não o fazêr em ambas as ocasiões porque “queria morrer de uma forma que não doesse“.

Anno fez uma pausa na criação de animação para fazer filmes live-action. Eventualmente, ele voltou a fazer os filmes Rebuild of Evangelion, que estreou em 2007, 2009 e 2012, respetivamente. No entanto, depois de passar seis anos a trabalhar no anime, ele ficou esgotado e adoeceu. Durante este tempo, a sua esposa Moyoco Anno apoiou-o, até que finalmente ele encontrou nele as forças para voltar ao Studio Khara e completar o filme final da tetralogia.

Com o tempo, parei de pensar: ‘Terminei’. Houve momentos em que pensei que era incapaz de fazer isso, mas parei de pensar que não queria fazer isso. Tenho o dever de terminar o que comecei. Para mim, para a minha equipa e, o mais importante, para o meu público.

No final do documentário, Anno foi questionado sobre o que o fez sentir uma obrigação tão forte, ao que ele respondeu: “É a única maneira que sou capaz de fazer o máximo de bem ao maior número de pessoas”.

Em Portugal a linha de prevenção do suicídio é:

213 544 545 – 912 802 669 – 963 524 660 / Diariamente das 16h às 24h
Linha Verde gratuita – 800 209 899 / Entre as 21.00 e as 24.00 horas

No Brasil a linha de prevenção do suicídio é o 118.

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.