Daisuke Igarashi revela inspiração para criar Children of the Sea

Dia 7 de junho de 2019 vai estrear nos cinemas a adaptação para filme anime do mangá Children of the Sea (Kaijuu no Kodomo) de Daisuke Igarashi pelo Studio 4°C (Mind Game, Tekkonkinkreet, Harmony), e o mangaká revelou numa palestra no Museu Nacional da Natureza e da Ciência de Ueno a sua inspiração para criar o mangá.

Ele revelou que inicialmente criou Children of the Sea porque gostava de colecionar guias de animais marinhos.

Enquanto olhava para os guias, rabisquei alguns peixes e, antes que percebesse, estava a desenhar uma menina a nadar com os peixes

Naquela época, ele pensou no título Fish Girl, com a inspiração, obviamente, em sereias. Enquanto pesquisava modelos para sereias, ele lembrou-se que os dugongos parecem humanos quando estão a embalar os seus filhos como se estivessem amamentando-os.

Eu pensei que seria interessante se essas crianças realmente fossem humanas. Também me fez lembrar a história de Amala e Kamala, então decidi escrever uma história sobre crianças criadas por dugongos

Amala e Kamala são duas “meninas selvagens” de Bengala, na Índia, que terão sido criadas por uma família de lobos. A história é amplamente considerada como uma farsa.

Quando questionado sobre como ele manipulava a precisão científica com a ficção, Igarashi disse:

Embora a arte pareça séria, é difícil imaginar que a história seja factual. Acho que o mangá é uma forma livre de expressão. Eu não o queria fazer como um documentário.

Ele referiu que se há alguma coisa que é factual sobre Children of the Sea, é a ideia básica de que ainda há muito sobre criaturas vivas no mar que ainda precisa ser descoberto.

Um exemplo particular em que Igarashi tomou liberdades é quando ele desenhou uma baleia com dentes superiores. Ele não sabia a razão pela qual os cachalotes só tinham dentes inferiores até que um investigador lhe explicou que, como eles só comem lula, não precisam de dentes.

Igarashi também disse que, embora o mangá tenha sido publicado na revista IKKI, ele desenhou o mangá a pensar no publico feminino.

Children of the Sea (Kaijuu no Kodomo) começou a ser publicado em 2007 tendo terminado em 2011 com 5 volumes.