O diretor de animação e guionista japonês Shinji Takamatsu (Gintama, Mobile Suit Gundam Wing, RobiHachi) revelou no Twitter o estado atual da indústria de animação japonesa e a sua dependência de investimentos da China. Takamatsu escreveu:
最近のアニメは、制作期間が長くてどのへんでピークがくるのか予想しづらい。前は放送中が一番忙しかった。全話納品が増えたせいだが、その主な理由は中国の考査で、放送3ヶ月前には考査にかける必要がある。国内でペイするのが難しい状況では海外番販は必須なのだ。
— 高松信司 (@takama2_shinji) May 28, 2021
O período de produção dos animes hoje é tão longo que é difícil prever quando chegará o clímax do processo. No passado, era mais movimentado quando a série já estava a ser exibida. Agora isso não acontece. Isso deve-se ao aumento da produção de séries com todos os episódios finalizados, o que por sua vez se deve ao processo de revisão da China, que exige o trabalho concluído três meses antes da exibição. Numa situação em que é difícil conseguir dinheiro no Japão, as vendas no exterior são agora vitais.
Takamatsu continuou afirmando:
Ontem, tive uma reunião sobre um projeto que vai estrear no outono de 2021 (outubro-dezembro) e outro que vai estrear na primavera de 2022 (abril de 2022), que exaustivo! Na indústria, se alguém disser: “Entregue os episódios três meses antes da estreia!”, Não temos escolha a não ser seguir essas instruções e não temos autoridade sobre a gestão da indústria.
Foda ter que concordar com a China.
Porque não gosto do governo Chines.
Triste isso 😔
Bom, se a versão censurada for só pra China, eu nao me importo muito.
O certo era estar pronto antes da estreia, mas não desse jeito sobrecarregando as staffs ainda mais, o correto era dar um tempo de produção que desse pra fazer tudo sem matar ninguém, por isso eu sempre falo que essa industria precisa de muita mudança e pra já.🍦
Um sindicato resolveria, acho, mas é meio complicado nesse mercado.
Talvez, mas não sei como fariam isso.🍦
Pode ser preconceito da minha parte, mas é vejo isso e logo penso que a China faz isso para ter tempo de avaliar se a obra está de acordo com as diretrizes impostas pela mesma, ou até ambientado, vai saber.
Mas é justamente isso mesmo, eles olham antes e se tiver alguma coisa lá que eles considerem ofensivo ao regime deles ou alguma referencia a china que não seja positiva eles vão lá e exigem cortarem ou mudarem, a china faz o mesmo com Hollywood, o dinheiro deles engoliu o entretenimento.
Infelizmente é isso mesmo kkk
Não tem outra explicação kkkkk. É isso mesmo que vc falou
As empresas japonesas dão prazos apertados aos estudios para produzir os animes.
Agora com streaming vai ter muito trabalho para pouca mão de obra
Claro, pra eles poderem ver antecipadamente e censurar o que não agradar eles. Foda que como eles geram uma renda enorme pra indústria de animes a mesma fica à mercê deles.
Eu honestamente nem sei mais no que acreditar. Toda hora as pessoas da industria dizem algo diferentes.
Uma hora dizem que estão deixando o mercado chines e se concentrando no Ocidental por causa da censura. Outra hora dizem que venda de BD nao importa mais, mas recentemente o autor de Kaifuku e Tomozaki falaram para os fãs que se eles querem uma nova temporada então precisam comprar BD e temos ainda a materia que diz que se um anime da netflix faz sucesso, entao isso é ruim para os produtores japoneses pq eles nao irão lucrar com vendas de mercadoria.
So eu acho essa indústria tao confusa?
Mahouka pelo o que vi no yaraon nem saiu na China e tem 2 ou 3 projetos animados em produção.
Não, é um pouco confusa mesmo.🍦
Em Mahouka China e Japão andam sempre se bicando. O Tatsuya já massacrou eles várias vezes então não me surpreende o anime não ser aceito por lá kk.
Sobre a parte do Bluray/dvd:
Bd n importa mais? Até certo ponto sim, várias animes que vão mal nisso ganham novas temporadas, porém isso só ocorre se a obra for muito bem em streming ou explodir em vendas do material original. E convenhamos, kaifuku n virou um hit de ln depois do anime(vende +- 10k por volume) e é um ecchi super censurado, com ctz um serviço de streming paga menos por um anime do tipo do que para um battle shonen ou seinen de ação da temporada. Fora que a maioria que quer consumir esse tipo de obra vai querer ver sem censura( forma não oficial). Então, no geral para obras ecchis ou obras de idols ou alguma obra mais nichada no japão(tipo um anime sobre shogi) o bd vale muito, esse acaba virando um dos principais fatores para ganhar nova temporada.
Existe o lado bom e ruim desse cenário. O bom é que mais difícil receber um anime mal animado e os cronogramas de produção podem ser melhor planejados. O ruim é que isso pode ter um efeito contrário, elevando o número de projetos por estúdios e consequentemente sobrecarregando ainda mais as staffs. Que é o que aparenta estar acontecendo.
Eu li outra matéria que a china anda recrutando muitos animadores japoneses causado até uma escassez no mercado. Os chineses pagam muito melhor e principalmente proporcionam melhores condições de trabalho. Se a indústria de animação japoneses não mudar rápido terá bastante dificuldades no futuro.
Não aparenta, e isso que ta acontecendo mesmo, o pessoal desse ramo de mangá/anime só se fode trabalhando nos projetos, muitos tão dando literalmente a vida pra ter algo com pouco retorno
A pior burrada que uma nação pode fazer é ficar totalmente dependente de outra, principalmente quando esse outro país é a ditadura chinesa
é um negócio complicado pq especialmente hj a gente tem visto os animes todos feitos por temporada ou “cours” e as vezes dividido em 2 dentro da própria temporada e em alguns casos vc tem coisas sendo feitas e largadas de mão após uma, duas temporadas com outras coisas começando e sendo largadas também
antes eu conseguia ver um anime sabendo que poderia ver o fim dele, mas hj eu começo a assistir e nem sei se ele vai terminar de ser animado
as vezes a impressão que passa é que esse tipo de coisa aí q ele relatou faz com q sempre coloquem algo novo pra tentar o boom, mas não querem terminar nada
Isso é muita pressao e dao muito pouco tempo pra trabalhar nos animes,se não mudarem esse tipo de posiçao,no futuro,isso vai se tornar uma boa de neve que vai dar muito problema.
Agora com streaming vai ter muito trabalho para pouca mão de obra e prazos apertados.
que horrivel, tenho medo que isso de alguma forma esta afetando a qualidade dos animes recetemente.
Mas desde quando isso foi estabelecido ou até que ponto existe esse rigor de fato? Esse ano já aconteceu de Mushoku tensei, Jujutsu kaisen e wonder egg priority terem problemas de produção, de ainda estarem produzindo o anime durante a temporada.