Dragon Quest: Your Story – Análise

No dia 13 de fevereiro estreou na o filme anime Dragon Quest: Your Story, um longa em 3DCG baseado no jogo Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride, que estreou anteriormente nos cinemas japoneses a 2 de agosto de 2019.

O filme mostra a história de Luca, que segue os passos de seu pai para salvar sua mãe do terrível Bispo Ladja. A sua única esperança é o herói que empunha a Espada dos Céus… mas primeiro, terá de o encontrar.

Yuji Horii, que criou a franquia na Enix (antes de sua fusão com a Squaresoft para formar a Square Enix), é responsável pela história e supervisão originais. O compositor da franquia, Koichi Sugiyama, compôs a música do filme. Yamazaki foi o diretor principal com a colaboração de Ryūichi Yagi (Stand By Me Doraemon, Friends: Naki on Monster Island) e Makoto Hanafusa (diretor de arte Stand By Me Doraemon).

Este filme anime tem em seu elenco Takeru Satoh, Kasumi Arimura, Haru, Kentarou Sakaguchi, Takayuki Yamada, Kendo Kobayashi, Ken Yasuda, Arata Furuta, Suzuki Matsuo, Kouichi Yamadera, Arata Iura, Chikako Kaku e Koutarou Yoshida.

Primeiro trailer de Dragon Quest: Your Story

Se eu tivesse que definir Dragon Quest: Your Story em uma frase seria “uma grande homenagem aos fãs de jogos de RPG e da franquia Dragon Quest”, este longa se baseia em um jogo da franquia ao mesmo tempo que traz uma historia original com muitos clichês que vemos em jogos de RPG mais clássicos, seja ele jogado de forma eletrônica ou por live action. Vemos no decorrer do filme toda a historia do protagonista desde o seu nascimento, passando por diversas dificuldades, até o momento em que cumpre seu objetivo e tem a oportunidade de encerrar sua jornada. Tudo isso é mostrado de uma forma bastante simples e divertida, mas com boas pitadas de comedia e muita ação. O longa ainda possui uma virada que foi inesperada para mim e que me fez gostar ainda mais da história do longa.

Por falar em coisas inesperadas, não esperava que a animação do filme fosse ser tão bem produzida e com uma fluidez de movimentos que estão em níveis muito próximos a filmes da Disney e da Pixar. O CG do longa é muito bem trabalhado e com muitos detalhes nos personagens e ambientes que fazem dele a melhor produção em filme anime em 3DCG que eu já assisti. A trilha sonora é um outro fator positivo para o filme, apesar da musica tema do longa (e do jogo) ter um destaque maior em comparação as outras músicas da trilha.

Apesar de ter gostados de diversas coisas no longa o fator ritmo acaba sendo um ponto negativo no filme. Narrativamente Dragon Quest: Your Story possui um ritmo muito corrido no seu início, passando por diversos momentos da historia de Luca de uma forma abrupta e sem que eu pudesse me conectar o suficiente para me importar com acontecimentos que ocorrem com o personagem. Creio que o inicio corrido não afetou quem conhece a história de Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride, mas para alguém que não jogou o jogo (que foi o meu caso) esse ritmo corrido acabou me incomodando um pouco.

Dragon Quest: Your Story é como um todo uma grande homenagem aos jogadores de RPG e da franquia Dragon Quest, o longa consegue ser extremamente satisfatória em mostrar uma historia bastante divertida e com boas cenas de ação. Sua animação é uma das melhores entre as produções de animadas asiáticas em 3DCG e chegando no mesmo nível de grandes produções americanas. Ainda assim o longa não é perfeito e acaba não dando oportunidade de quem não conhece o jogo de se conectar com alguns acontecimentos da historia por causa de seu ritmo acelerado no início.