Mais...
    InícioAnimeHappy Sugar Life - ep 8 e 9: O canto do pássaro

    Happy Sugar Life – ep 8 e 9: O canto do pássaro

    Happy Sugar Life é um anime agridoce, onde a pureza e a impureza andam de mãos dadas. Tal combinação de sentimentos contrastantes geram um pequeno choque e desconforto proposital para quem assiste o anime.

    Esse anime pode não ser perfeito, e muito menos será lembrado como uma obra-prima da animação, mas está sendo (para mim) uma boa experiência por despertar a reflexão sobre os mais variados tipos de sentimento que o ser humano tem. Somos complexos e contraditórios. Nem tudo que sentimos, dizemos. E nem tudo que dizemos, sentimos. A cada episódio, sempre somos apresentados ás mais diferentes facetas que as pessoas podem revelar. Por exemplo, o aparentemente gentil e simpático dono do apartamento no qual a personagens principais habitam era um homem egoísta que se sentia satisfeito com a insatisfação e a incompletude da Satou.

    No oitavo episódio, a direção foi competente na forma como o diálogo entre o dono do apartamento 1208 e Satou foi conduzida. A personagem principal conversava diretamente com a câmera dando a impressão que ela estivesse conversando diretamente conosco, mas nós, os espectadores, apenas estávamos enxergando do ponto de vista do personagem secundário, no qual em nenhum momento apareceu seu corpo. Isso foi um recurso inteligente usado para contar algo importante da história que ainda não tinha sido revelado.

    Outro ponto a ser mencionado é conflito interno do Mitsuboshi, que reconheceu que tem um problema que lhe causa um desvio comportamental nocivo, mas foi manipulado pela Satou e se manteve no seu estado atual de perturbação psicológica. No centro dos problemas mentais dele e da protagonista está a Shio, que não é vista como uma criança a ser protegida e que merece afeto, mas sim como a salvação em ambos os casos. É uma atitude egoísta usar da inocência de uma garotinha para tentar curar feridas emocionais profundas.

    Os adultos, de um modo geral, são enxergados de uma forma negativa, quer seja representados pelo pai da Shio ou pela tia da Satou (além de outros exemplos). Em contrapartida, os personagens mais novos são retratados como as vítimas e que por causa da podridão de certos adultos, se tornaram o que são. 

    O mundo é cruel, impuro e sem amor, diria qualquer pessimista, mas como alguém que ainda acredita na raça humana, digo que nem tudo está perdido. Entretanto, para esse universo desta obra que está sendo comentada, o mundo é sim um lugar horrível no qual temos que construir nossas próprias “fortalezas de felicidade”. É justamente isso que a Satou faz, e que o irmão da Shio busca. Para ele não existe felicidade onde ele, sua irmã e sua mãe não estejam juntos.

    Nem tudo é infelicidade ou sentimentos distorcido nesse anime. Há sim espaço para amor verdadeiro e ingênuo (mesmo que dure por pouco tempo). A Shouko é um passarinho indefeso cujo seu canto foi abafado. Mesmo tendo ficado em choque ao presenciar um pouco do mundo que sua amiga Satou vive, ela não recuou para uma vida em que a sua amizade para com a protagonista ficasse apenas nas aparências. Entretanto, no fundo ela nunca teve importância real para a Satou, que desconhece o significado de amizade verdadeira, e o que existe para ela é a Shio e o resto. A Shouko faz parte desse “resto”, que a protagonista de cabelo rosa é obrigada a conviver. Mais uma vez a direção acertou ao inserir uma canção durante a conversa entre as duas colegas de trabalho, e ainda contar uma pequena história simbólica sobre um pássaro (representando a Shouko), pois foi efetivo no que tange ao impacto emocional que a direção queria transmitir. 

    Por fim, vale elogiar a transição de momentos tensos para cenas fofas e aconchegantes entre as duas personagens principais.

     

     

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    6 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    6 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Juan Duarte
    Juan Duarte
    11 , Julho , 2019 18:49

    Vcs sabem, esse anime é cheio de paranoicas, pervertidos, canalhas e pessoas quebradas pela vida que tiverem ou maltrajados. Não dá pra querer que eles se comportem como pessoas normais. Pode ser ridiculo, mas não chega a ser absurdo.

    Kamy
    Kamy
    11 , Julho , 2019 18:49

    Episódio 9 me fez odiar a Satou e muito provavelmente irei dropar o anime por tamanho desgosto e insatisfação com o que ocorreu.

    (spoiler abaixo):

    A Satou matou a única pessoa que não deveria matar (tirando a Shio): a melhor amiga dela. Isso foi o bastante pra eu jogar meu computador no chão e não querer mais saber desse anime.
    Isso porque eu gostava muito da melhor amiga da Satou (não lembro o nome dela).

    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Reply to  Kamy
    11 , Julho , 2019 20:45

    Me permite discordar? A amiga da Satou evidentemente a evitou após conhecer a sua tia, não conseguiu aguentar o fardo e passou a perseguir ela, acabou se apaixonando pelo irmão da Shio, e na hora da foto nem se quer hesitou, a primeira coisa que fez foi mandar para o seu amor. Olhando do ponto de vista da Satou não havia saída ali, ela iria ligar imediatamente para a polícia.

    E não acaba por aí, ainda há 2 sacos e 4 pessoas (incluindo a Satou e a própria Shio, vai que né)

    Kamy
    Kamy
    Reply to  Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    11 , Julho , 2019 23:55

    Como é?
    Não lembro disso dela perseguir a Satou, e qual o problema dela se apaixonar pelo irmão da Shio?

    Olha, os personagens desse anime não são normais, eles criam problemas onde não existem,
    A Satou considerar a amiga dela uma ameaça sem nem conversar com ela é uma loucura sem noção, e quem disse que o irmão da Shio seria um problema se soubesse o paradeiro da Shio? A Satou quem pensa isso sem nem pensar na possibilidade de ele aceitar a Shio com a Satou,
    A única pessoa normal que vi nesse anime foi a melhor amiga da Satou, que ela matou, então esse anime ficou ridículo, ao meu ver. A personagem principal virou uma retardada lunática sem noção e obsecada pelo doce amor dela com a Shio que nem pensa mais nas coisas além de matar todo mundo, porque a idiota só sabe matar,
    E não, a amiga dela foi sempre amiga dela e queria estar próxima dela e ajudar em tudo, ela não iria trair a Satou, mesmo estando apaixonada pelo irmão da Shio, então a Satou vacilou feio mesmo em matar ela,
    E daí que ela enviou a foto da Shio para o menino? A Satou deveria ter conversado com a amiga dela sobre tudo, como uma amiga de verdade faria, mas ela matou a menina…

    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Reply to  Kamy
    12 , Julho , 2019 1:34

    Viu? Já começamos a concordar. O anime é ridículo, venho falando isso desde os trailers, e os personagens são totalmente desconexos da realidade.

    Agora voltando onde a gente discorda: ela estava stalkeou o amigo da Satou e chegou até o verdadeiro ap dela sabe lá como, isso não é perseguir? É claro que a Satou vai considerar a amiga e qualquer outra pessoa uma ameaça, ela tem uma criança sequestrada em casa lembra? Ela só mantem o loiro vivo porque ele é um lunático e serve para colocar o lixo pra fora.
    “e quem disse que o irmão da Shio seria um problema se soubesse o paradeiro da Shio?” talvez por a Satou ser uma sequestradora de crianças? Por negligenciar o esforço dele de pregar cartazes de sol a sol? Se uma situação dessas acontecesse eu que droparia o anime, mas ep que vem teremos todas as respostas
    O problema é que ela mandou a foto imediatamente, não quis conversar, duvido que ela pudesse imaginar que seria morta ali, ela mandou a foto e tentou enrolar pra ir embora e voltar com a polícia, afinal como mesmo disse ela é a pessoa mais normal ali, essa era a coisa certa a se fazer. O problema é que ela viu o que não devia e a Satou não teve saída, o carinha já tá com a foto, e vai dar uma treta federal ep que vem.
    PS: a Satou não ficou lunática e retardada, ela sempre foi assim

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    Reply to  Kamy
    11 , Julho , 2019 20:45

    Cena bastante chocante aquela, fica no top três de mais brutais do ano pra mim.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares