Mais...
    InícioAnimeJornal japonês pede desculpa por reportagens "discriminatórias" contra fãs de anime

    Jornal japonês pede desculpa por reportagens “discriminatórias” contra fãs de anime

    Jornal japonês pede desculpa por reportagens "discriminatórias" contra fãs de anime

    O Asahi Shimbun (um dos cinco maiores jornais nacionais do Japão) fez um pedido de desculpas e uma correção a um artigo que publicou no dia 1 de setembro de 2021. O artigo, que traçou o perfil dos suspeitos do assassinato de uma estudante do ensino médio, foi fortemente criticado por destacar os suspeitos como fãs de anime e VTubers.

    A manchete do artigo foi alterada de “A surpreendente motivação por trás dos recém-casados “babiniku” e amantes de anime na casa dos 20 anos que assassinaram uma menina do ensino médio” para “A surpreendente motivação por trás dos recém-casados na casa dos 20 que assassinaram uma menina do ensino médio”.

    “Babiniku” é a prática de adotar um avatar de personagem de anime virtual para transmissões ao vivo e outras aparições visuais. Inclui VRChat, VTubers e ídolos virtuais.

    O artigo também emitiu uma nota de correção, traduzida da seguinte forma: “O artigo segue as ações dos suspeitos do incidente; os seus hobbies não estão relacionados à sua acusação. No entanto, tendo recebido feedback de que nosso relato pode causar um mal-entendido para os nossos leitores, nós removemos “‘Babiniku’ e amantes de anime” do título. Pedimos desculpas e corrigimos o título de acordo”.

    A Virtual Rights Specified Nonprofit Corporation estava entre os críticos do artigo original, alegando que “ao dar aos leitores a impressão de que há uma ligação entre anime / babiniku e o crime, acreditamos que não apenas incita a discriminação contra indivíduos com base nos seus hobbies, também infringe a diversidade de género como uma forma de autoexpressão”. Avatares virtuais são frequentemente usados no Japão para projetar uma personagem ou identidade feminina; alguns usam-no para explorar ou expandir a sua expressão de género.

    De acordo com o artigo os suspeitos do assassinato de Kana Washino (18) eram um casal: Shо̄hei (27) e Izumi Ōmori (28). Shо̄hei entrou em contacto com a vítima através do Twitter e LINE, mas nunca a conheceu pessoalmente. Izumi ficou furiosa ao descobrir que ele estava a falar com Washino após o casamento. Ela disse à polícia que estava com ciúmes e esfaqueou a vítima.

    SourceJ-Cast
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares