A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas recentemente divulgou a lista dos filmes animados concorrentes à 93ª edição dos Óscares.
Embora tivéssemos indícios que o filme Kimetsu no Yaiba: Infinity Train (Gekijouban Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha Hen) poderia entrar no evento mais importante do cinema, facto é que não conseguiu, mesmo tratando-se do filme animado que mais gerou receitas de bilheteira até à data.
Filme de Kimetsu no Yaiba vai conseguir ser considerado para um Oscar
Mais uma vez verifica-se que não temos candidatos japoneses na edição. A lista concorrente é constituída pelos seguintes filmes:
- Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (Disney+)
- A Caminho da Lua (Netflix)
- Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca (Netflix)
- Soul (Disney+)
- Wolkwalkers (Apple TV+)
Também foram divulgados os concorrentes candidatos a Melhor Curta-Metragem de Animação:
- Burrow
- Genius Loci
- If Anything Happens I Love You
- Opera
- Yes-People
A 93.ª edição dos Óscares terá a transmissão no dia 25 de abril de 2021, em Los Angeles.
A mais merecia uma indicação ao menos, ainda mais com esses concorrentes
Kimetsu nunca teve chance.
Gosto muito da obra mas as chances eram quase nulas desde sempre. A campanha pra disputar foi fraca, diferente do que houve com “Mirai”.
Mas as 6 indicações de “Minari” e a vitória iminente da diretora Chloe Zhao (deve ganhar o Oscar de Melhor Direção) vão ser o ponto alto da premiação esse ano.
Em tempo: dos indicados “Soul” é o grande favorito. O filme que mais tem chance de vencê-lo é “Wolfwalkers”. Como apreciador dos dois filmes, acho quem vai ser uma disputa muito boa entre eles.
Uau, que surpresa.
Nunca teve chance, e nem digo isso pelos oscars não parecerem gostar de animações japonesas. A minha principal razão para achar que nunca teve chances é que é uma continuação, este filme começa a “meio” da história, quem é que sequer achou que eles iam dar-se ao trabalho de ver o resto?
Sério mesmo que o povo achou que o filme iria ser nomeado no Oscar. Lembrando que pra entender o longa é preciso assistir antes uma série que tem 25 episódios.
E ainda envolve a questão da distribuição do filme nas campanhas do Oscar. Pra obras fora dos EUA isso não é fácil. “A Viagem de Chihiro” praticamente teve um empurrãozinho da Disney pra vencer em 2003 (o que não anula em nada a gloriosa conquista da Ghibli, mas expressa como foi preciso uma distribuição de peso).
Esse mesmo empurrãozinho da Disney ajudou o Studio Ghibli a ter as indicações de “O Castelo Animado”, “Vidas ao Vento”, “O Conto da Princesa Kaguya” e “As Memórias de Marnie”. E as vezes nem esse empurrãozinho funcionava (Ponyo ficou de fora em 2009).
Em 2017 “Your Voice” acabou de fora porque a distribuição do filme o tornava inelegível. Se não me engano o mesmo ocorreu com “Koe no Katachi”. Em 2020 “Weathering With You” era elegível mas a campanha para o Oscar foi fraca, diferente do que houve com “Mirai” em 2019, que conseguiu pelo menos uma indicação. Até agora “Mirai” foi o único filme anime que conseguiu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Animado sem ser do Studio Ghibli.
Tem um artigo inteiro que abordei esse problema da distribuição de filmes anime e a eleição para o Oscar.
https://www.otakupt.com/anime/o-que-falta-para-os-filmes-anime-voltarem-a-ganhar-o-oscar/
Quase ia me esquecendo: A Caminho da Lua tem duas produtoras chinesas. Ambas, junto com o diretor Glen Keane, estão concorrendo ao Oscar esse ano.
Triste
Mas também não achei um boa escolha
Wolkwalkers seria o merecedor
Mas vai ser Soul ou Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica.
eu honestamente não entendo a hype em torno de uma premiação que simplesmente não valoriza NADA que não esteja dentro do curral deles.
Sempre achei o oscar um lixo de premiação, que sequer valoriza o bom filme de fato, mas sim o bom LOBBY em cima do filme para agradar jurado
o próprio fato de só valorizarem essas porcarias de animações em cgi e detrimento a reconhecer a excelente qualidade de animações tradicionais já mostra mto disso, até pq a moda lá é só ter esse tipo de animação e pra eles, só o que eles fazem que importa
Curioso é a galera falando bem do Oscar quando Kimetsu estava sendo considerado, bastou ficar de fora que voltou o papo de “Oscar não vale nada”…
Não é de hoje que as pessoas descem a lenha no Oscar.
É, mas é que nem Klaus e Toy Story, é fácil até desmerecer ou exaltar o Oscar só porque o filme que gosta não foi indicado/não venceu. Por isso é bizarro um pouco alguns comentários contra ele.
o pessoal tinha esperança q a academia começasse a levar animações mais a serio, parece q eles só pegam o filme mais popular e dão o premio, nem da pra saber se eles realmente se dão o trabalho de ver os filmes pra votar
Então… se levassem as animações mais a sério Kimetsu ainda correria o risco de ficar de fora pois tem “Wolfwalkers” na disputa.
Filmes de desenhos pra TV (seja do Ocidente ou do Oriente) raramente são indicados ao Oscar de Melhor Filme de Animação (a exceção talvez seja justamente os do Shaun, o Carneiro).
Surpreendendo um total de zero pessoas, aliás, não é o Oscar ou qualquer premiação de filme/série/seriado/animação que, qualifica as mesmas como boas ou ruins.
Quem gostou do filme de Kimetsu e, achou muito bom, continuará achando bom. Não é preciso de um carimbo.
Filme do Shaun, o Carneiro, ta participando e de kimetsu não tambem e foda
Eles dão sempre prioridade pra obras Ocidentais, pra algo do orient chegar a participar tem que estar sendo super aclamado, mas dessa vez não foi o caso
Não foi o caso com um filme de animação. Mas o “coreano” “Minari” recebeu 6 indicações e tem chances de sair com pelo menos um prêmio. A diretora chinesa Chloe Zhao dificilmente perde o Oscar de Melhor Direção.
própria análise do omelete diz mto sobre esse filme “coreano”
“Escrito e dirigido por Lee Isaac Chung, o filme é um relato semi-biográfico da família do diretor de ascendência coreana, nascido no Colorado, EUA. A trama acompanha um grupo de imigrantes coreanos tentando sobreviver e triunfar em Arkansas, na década de 1980. Como muitas críticas apontaram, a busca pelo Sonho Americano – a estabilidade garantida pela mobilidade de classes na América do Norte – é uma história tipicamente norte-americana,”
Ah, lembrei de uma coisa: o diretor/roteirista de Minari vai dirigir a live-action de Your Name.
nossa, vão fazer live action?
Tava obvio.
Zero surpresas.
Normal, mas acho que vai ter outras categorias em que alguns animes como Ride your wave e gretpredender estaram participando se eu não me engano.?
Ride Your Wave está concorrendo ao Annie Awards na categoria de melhor animação independente e o Masaaki Yuasa esta concorrendo pelo longa na categoria de melhor direção em filme animado. Já o diretor de Great Pretender, Hiro Kaburagi, esta indicado na categoria de melhor direção em série animada.
Ata valeu.??
A panelinha de sempre. Se nem Koe no Katachi ou outros filmes excelente arrumaram algo, não seria uma continuação de Kimetsu que arrumaria.
É que Kimetsu tá pro Japão o que a Marvel é para os EUA/Mundo.
Vingadores foi a maior bilheteria mundial até o retorno de Avatar este ano e nem por isso foi indicado. Por quê seria diferente com Kimetsu?
Ambos são produção mais pipoca, e sabemos que esse tipo de filme, feito para serem mais comerciáveis, tem poucas chances.
Por isso que eu disse, se nem Koe no Katachi que foi um dos melhores filmes anime dos últimos anos arrumou algo, não seria Kimetsu que conseguiria.
Já era esperado.
Qualquer obra japonesa ia ficar de fora, era o esperado… e tudo de empresa norte-americanos, ñ tem como levar mais a sério o oscar!!!
Uma pergunta, e se Kimetsu fosse indicado, você iria considerar relevante? Ou só diz isso porque Kimetsu ficou de fora? Só para saber
Tou falando em geral msm, obras japonês, chinês, etc! Qualquer obra japonesa q fosse considerado para o Oscar, eu ia torcer… Agora se acha q eu falei isso pq Kimetsu ficou fora está enganado, Oscar é irrelevante… e ainda bem q os japas ñ ligar para isso(ah tb ñ ligue para oq estou escrevendo ñ, só à m*rd@ da minha opinião ✌)!
Concordo totalmente, atualmente o Oscar apenas vive no eixo Disney/Pixar, em ocasiões extremamente raras é que vemos alguma animação japonesa a ser indicada. Kimetsu poderia não merecer, mas é obvio que devemos discutir sobre esse paradoxo Hollywoodiano.
Ñ falo nem muito de Kimetsu, por ser uma continuação… mas teve vários obras q merecia muito receber um Oscar! Um ex é Voz do Silêncio, como uma obra-prima daquela q ensinar ética, moral, valores… ñ leva um Oscar! É difícil…
“Obras japonesas, chinesas”
Mas a chinesa Chloe Zhao é a favorita a ganhar o Oscar de Melhor Direção.
O filme coreano Minari está disputando 6 prêmios e pode ganhar pelo menos um.
CORREÇÃO: o filme com profissionais coreanos ou de ascendência coreana.
E “A Caminho da Lua” tem duas produtoras descendentes de chineses.
Ano passado o coreano “Parasita” dominou o Oscar.
Só as animações japonesas ficaram de fora dessa vez. O Oscar gosta de filmes japoneses (a lista de filmes que disputaram é enorme), só não indica muito os animes em si.
destacando que minari é um filme “coreano”
ele tem um diretor de ASCENDÊNCIA e tem coreanos estrelando, mas é um filme estadunidense (o que diz mto de ele ser um queridinho lá)
Obrigado pela correção.
por nada, eu mesmo achava que era um filme coreano e confesso que fiquei bem decepcionado ao ver esse “jeitinho” que eles deram pra fazer do filme uma espécie de estrangeiro
Mas aí tem q separar… Alguns desse está concorrendo “à melhor filme animado”(além de A Caminho da Lua)?! Ñ, estou falando dessa categoria, Caminho da Lua está aí pq é uma colaboração com empresa norte-americanos, se ñ fosse por isso provavelmente ñ estaria na lista(e particularmente ñ gostei do filme)…. e o provavelmente quem vai ganhar é Soul!
Relaxa, compreendo.
É mais porque existe uma diferença entre criticar uma cagada do Oscar por ter sido cagada mesmo e por apenas ser por gosta de um filme específico.
amo esse arco e amo Kimetsu mas não acho que ele merecia o Oscar só pelo hype do pessoal
O único da lista a ficar de fora
Como o “único”? Pelo que vi, todas as animações japonesas que foram colocadas para indicação acabaram ficando de fora da lista final.
oscar cada vez menos relevante
E se ele fosse indicado, você iria considerar relevante? Ou só diz isso porque Kimetsu ficou de fora?
Mas aí é um caso diferente, tu critica pois o Oscar já deu umas bola fora como por exemplo Koe no Katachi, mas nem falo por gostar do filme, mas sim por ele ter ótima produção e uma história que é mais a cara de Oscar.
Mas no caso, eu falo de gente que reclama porque ESPECIFICAMENTE o filme que gosta ficou de fora, e não por análise se a Academia deu mancada ou não.
Inclusive, ela deu com os outros filmes que deveriam estar lá.
O oscar pode ser, mas kimetsu é tbm, então vá melhorar essa capacidade de análise, antes que cause algum estrago com isso.
Hum já imaginava algo assim
Sacanagem
Já era de se esperar isso.
Ainda bem, isto nem deveria estar sendo conversado.