Meu Anime #12

Meu-Anime-n-12Essa semana foi mais fácil conseguir assistir tudo, não tendo mais nenhum anime atrasado e coisa e tal. Mesmo assim sinto-me mais cansado do que de costume … bem, acho que é o cansaço de meia temporada de sempre. Vários animes costumam ter uma queda de qualidade nessa época, não apelam mais por ser novidade nem por terem episódios muito bons, e eu já começo a sentir a pressão da próxima temporada ao mesmo tempo em que o esforço em me manter atualizado nessas semanas todas até então começa a cobrar seu preço.

Não que não valha a pena. Vale sim! Porque … porque … porque eu gostaria de dizer porque, mas não sei. Talvez não valha mesmo e eu esteja com um problema sério? Bom, acontece?

Apesar de tudo, essa semana teve alguns episódios muito bons, outros nem tanto, além das bombas de sempre. Leia meus comentários sobre cada um dos 33 episódios de animes que eu assisti, que foram transmitidos na semana entre os dias 2 e 8 de maio. E não esqueça de deixar os seus comentários também!

Age 12Age 12 - 5_4

Episódio 5

Fiquei tenso o episódio inteiro! Primeiro, porque as pessoas se preocupam tanto com a vida dos outros quando mal aprenderam a amarrar o próprio cadarço, hein? E eu até entendo o Takao, mas fiquei um pouco irritado com o ciúme dele na maior parte do episódio – não que eu fosse ser muito melhor no lugar dele, bem pelo contrário. Na hora que ele saiu correndo atrás da Ayase por exemplo eu provavelmente teria apenas ido embora e o mal-entendido e a desconfiança iriam durar mais, a dúvida e o rancor iriam fermentar, essas coisas ruins todas. Não sei o que ele pensou quando decidiu ir atrás dela, mas se no final deu tudo certo foi por causa daquilo. Então acho que ele está parcialmente desculpado? A Ayase é um pouco ingênua demais, mas acho que é normal para a idade.

Nota: ????

Assassination Classroom 2

Episódio 17

Eu entendo a disputa moral e ideológica entre matar ou não matar, mas a galera que quer matar poderia ter dado uns motivos melhorzinhos né? Parecem estar convencidos de que matar é um ato de amor, sei lá. A Hazama foi a única que acertou na mosca: o professor ou o planeta. É uma escolha bem simples quando colocada dessa forma. Ainda assim não se deve ignorar a possibilidade de salvar o professor, o Nagisa está certo nisso. E todos estão errados quando assumem que a classe inteira precisa trabalhar junto: quem não quer matar o professor Koro não vai conseguir mais se dedicar a isso como antes (bom, o Nagisa talvez consiga porque ele é bizarro assim, mas a princípio todos eles ficarão desmotivados), e por outro lado apostar tudo tentando salvar o professor é imprudente: talvez não exista mesmo uma salvação. E aí, fazer o quê? Chegar no Dia do Juízo Final e dizer “É, não deu, que pena”? Lógico que tudo teria uma solução bem mais simples se o professor Koro simplesmente partisse para fora do planeta, com o poder dele isso parece ser possível (aliás, poderiam ter aproveitado enquanto ele estava no modo defesa total para colocá-lo em um foguete para os confins do espaço), mas ele ainda é um assassino, tenho certeza que ele, por mais mudado que esteja, não se importa que o mundo inteiro seja destruído – ou talvez até se importe mas esteja fazendo uma aposta ousada, fingindo não se importar. Por isso desconsidero essa opção.

Nota: ????

Bakuon!!

Episódio 5

Molestadas por uma professora bêbada e depois “molestando” suas motos, esse foi o episódio com mais fanservice de Bakuon até agora. E tenho que concordar com a Rin, a Onsa vive falando umas bobagens prepotentes que não significam nada, mas nesse episódio ela se superou.

Nota: ???

Big OrderBig Order - 4_17

Episódio 4

Esse episódio não foi engraçado, foi apenas exagerado e sem noção. A história em si continua não fazendo sentido nenhum e nem acho que tenha a intenção de fazer sentido, então não ligo. Espero que melhore no próximo episódio, ou esse é seu limite, Big Order?

Nota: ??

Bungou Stray Dogs

Episódio 5

O pior desse episódio não foi ele ter sido um episódio tardio de apresentação de personagem com ritmo atrapalhado e uma história que demora a fazer sentido, mas sim que o caso desvendado era um que teria rendido uma história muito boa se fosse trabalhado de outra forma.

Nota: ??

Concrete Revolutio 2

Episódio 5

Esse vai ser o episódio de ponte entre a primeira e a segunda temporada? Retomou a luta entre Jirou e Earth-chan contra o Daitetsu-kun que havia começado no episódio 8, e mostrou que a Earth-chan sobrevive àquela luta e está tecnicamente ao lado do Jirou, embora não receba ordens dele (é mais ou menos assim que todos de sua “equipe” agem). Mostrou a origem da Campe adulta, conforme ela havia aparecido pela primeira vez no episódio 2. Mostrou o Raito loiro agindo à favor dos super-humanos, antes ele só havia aparecido assim no episódio 3 e sua intenção era puramente destrutiva. E tudo isso bem amarrado em um só episódio que foi construído com os arquétipos de conflitos básicos entre humanos e super-humanos em Concrete Revolutio ao mesmo tempo em que introduziu o próximo ponto do enredo: a Campe, como um bom inseto, saiu polinizando e distribuindo a planta mutante criadora de super-humanos por todo o Japão.

Nota: ????

Endride

Episódio 6

Aposto que o pai do Shun é o pai do Emilio que de alguma forma foi parar na superfície. O Delzaine não matou ninguém, e só está tentando reconstruir o teleportador lá para resgatar o rei legítimo (que não à toa também pesquisa sobre essas coisas do outro lado). Até dois ou três episódios atrás eu acho que tinha alguma incongruência nisso, fatos que não batiam, mas bem, é um anime tão chato que não consigo manter as informações relevantes por tanto tempo então essa teoria voltou a fazer sentido.

Nota: ?

Flying WitchFlying Witch - 5_1

Episódio 5

Um episódio relaxante acompanhando a rotina de um gato. Deve ser legal ter gatos e morar em uma cidade do interior bem tranquila. Eu tenho gatos, mas em cidade grande não dá para deixá-los soltos, eles correriam vários perigos, infelizmente.

Nota: ????

Gundam Unicorn RE:0096

Episódio 6

“A princesa parte para a Terra” é um clichê de Gundam? Enfim, gostei do raciocínio exibido nesse episódio: Pessoas morrem em guerras, portanto guerras nunca são justas – porém justiça sozinha não basta para salvar vidas. É bastante razoável e realista.

Nota: ???

Hai-Furi

Episódio 5

Não apenas aqueles ratinhos controlam as pessoas psicologicamente como também interferem em equipamentos eletrônicos (mas apenas o suficiente para apagar dados e bloquear comunicações, o navio com seus armamentos, motores e radares continua plenamente funcional). Pelo menos as cenas de batalha sempre são bem bonitas e grandiosas.

Nota: ???

JoJo Part IV: Diamond Is Unbreakable4 Diamond is Unbreakable - 6_13

Episódio 6

Dizer que foi o melhor episódio é um pouco exagerado, mas sem dúvida foi o mais divertido episódio da quarta parte de Jojo até agora. Como o anime tem sido bastante episódico me sinto à vontade para dar-lhe a maior nota que já dei a ele até agora. Comentando o tema do episódio de forma mais séria, o cara do cadeado está certo: stands são mais fortes quanto mais forte o seu usário for mentalmente. E o Kouichi acabou demonstrando ser mais forte. Além disso, enquanto o stand do adversário é capaz apenas de se aproveitar do sentimento de culpa das pessoas, que precisa ser provocado de alguma outra forma, o stand do Kouichi é capaz de projetar qualquer coisa. E concluo dizendo que me senti aliviado ao descobrir que o gato não era de verdade, hehe.

Nota: ????

Joker Game

Episódio 5

Esse plano de espionagem foi o mais complexo até agora. Sabendo que os diplomatas estavam ignorando solenemente detalhes básicos sobre segurança da informação e estavam deixando vazar informações a torto e a direito no Reino Unido, Yuki enviou um espião com o propósito de que ele fosse preso para criar um fato notável que não poderia ser ignorado e, assim, forçar a diplomacia japonesa a se submeter ao Exército Imperial. Bom, é parecido com o que ele fez no Japão mesmo no primeiro arco e, aparentemente, na China também no episódio anterior, embora nesse caso seja difícil avaliar porque o espião teve pouco destaque na história.

Nota: ???

Kiznaiver

Episódio 5

Tanta coisa, tantos significados ocultos ou não tão ocultos assim que esse episódio teve! A Maki não se importa com aparências, e isso não se restringe à aparência física, ao que se enxerga, mas ao que se percebe de forma superficial como um todo, a impressão que se tem de algo ou alguém. Aparência como o significado que a palavra tem na expressão “manter as aparências”, entende? As pessoas são rápidas para julgar as outras com o mínimo de informação disponível, ou seja, apenas pelas aparências, e isso a irrita profundamente. A irrita que ela seja julgada por sua aparente beleza (que por baixo das roupas pode revelar uma imagem repulsiva, mas ninguém se importa), a irrita que ela seja julgada por seu comportamento (mesmo que desconheçam as intenções dela). Não sei se ela gosta do Yuki e isso não importa, mas ela o desmascarou definitivamente, o fez assumir que só se importa com o que é aparentemente normal. Mesmo que ele tenha a cortejado tanto, ele não pode aceitá-la se não for de uma forma normal. Isso a irrita demais. E por que a Sonozaki os acompanhou, afinal? É porque quer se conectar a alguém? O Agata esperava que ela dissesse que foi por causa dele, e ela disse, mas da maneira mais seca possível. Foi porque ele convidou. É mesmo? Ele esperava mais do que isso. Ela não quer se conectar com alguém? Com ele, talvez? A mão espalmada dela em frente ao rosto dele proibiu sua aproximação. Sim, ela estava só mostrando um mosquito morto. Mas aquela cena congelada representa muito mais do que mostrar um mosquito morto. E o discurso do valentão que foi atrás da Chidori, bem como o da própria Chidori depois, mostra que não é preciso estar fisicamente ligado pelo sistema Kizuna para que as pessoas compartilhem dores – e no sentido amplo, não apenas a dor física. Isso é empatia, isso é ter um vínculo emocional com outra pessoa. Às vezes nos irritamos por causa disso, e às vezes nos irritamos pela falta disso. No fim, com Kizuna ou sem Kizuna é muito difícil entendermos uns aos outros de verdade.

Nota: ????

Koutetsujou no KabaneriKabaneri of the Iron Fortress - 4_52

Episódio 4

Melhor episódio de Koutetsujou no Kabaneri até agora, e o clímax da conclusão de seu primeiro grande arco. O pior do novo provocou a reação do pior do velho, e o resultado foi trágico para dezenas de pessoas no trem. A síntese, no melhor estilo das histórias de ação, ocorreu quando as ações no campo de batalha falaram mais alto que as palavras, e o medo finalmente pôde ser vencido por uma nova aliança, baseada em um acordo de confiança mútua. Ponto negativo para a queda vertiginosa da qualidade da animação e para todos os rostos sorridentes no final do episódio. Eu sei que eles estavam lá para evocar esses sentimentos elevados da união recém concretizada, mas isso não traz de volta à vida todos aqueles que acabaram de morrer.

Nota: ????

Kuma Miko

Episódio 6

Mesmo melhores amigos de infância às vezes machucam um ao outro e não percebem, não é? O Natsu deve ter um longo histórico de esculachar a Machi por ela ser tão tímida e sem trato social, e agora que ela está determinada a ampliar seus horizontes ele não perde uma oportunidade de desafiá-la – tampouco de esculachá-la mais um pouco no final por ter fracassado. Dessa vez foi demais para a Machi e ela explodiu, e talvez tenha sido a primeira vez que o Natsu percebeu que ele não deveria ser tão severo com ela. Talvez ela nunca tenha jeito para lidar com pessoas mesmo, mas ela precisa aprender a conviver com isso, e não se esconder para sempre em seu confortável templo no meio das montanhas.

Nota: ???

Kuromukuro

Episódio 5

Salvar o mundo é bom e todos gostam, mas a vida não para enquanto estamos fazendo isso né? De volta pra escola, Yukina! O que é conveniente para o samurai de 450 anos atrás, que precisa se adaptar a esse novo mundo onde sua classe não existe mais, mas seu trabalho voltou a ser necessário mais do que nunca. Mas por que eles lutam? A Yukina não quer lutar, está claramente contrariada com isso, mas como provavelmente muita coisa em sua vida, sente que isso foge ao seu controle. Kennosuke só quer terminar o que seu clã havia começado. Noel, a pilota francesa genial que estuda na mesma sala que a Yukina (e agora que o Kennosuke também) se ressente dos dois. Inveja a Yukina e acha que a motivação do samurai é fútil. Será que se entender com seus companheiros será mais difícil do que derrotar alienígenas?

Nota: ????

Kyoukai no Rinne 2

Episódio 5

Três esquetes, mas nenhuma foi tão engraçada assim. Pelo menos foi um episódio leve, acompanhar histórias simples e curtas me faz sentir mais tranquilo, mas um episódio inteiro com uma só história com o Sabato teria me irritado até o fundo da alma (como aconteceu muito na primeira temporada, aliás).

Nota: ??

Macross DeltaMacross Delta - 5_3

Episódio 5

É verdade, Macross tem esse lance de protocultura, me lembro de quando assisti parte da primeira série Macross. Se está assistindo sem saber não precisa se preocupar, não é nada complexo, é exatamente o que esse episódio já explicou, nada de mais. É só uma explicação simples para haver várias formas de vida semelhantes por toda a galáxia. E no episódio passado eu percebi mas esqueci de comentar, e bom, percebi atrasado de todo modo: o grupo de idols se chama Walküre, que é quase homófona de Valkyrie, que é o nome de modelo dos mechas (chamados variable fighters, porque podem ser caça, mecha, ou adotar uma forma intermediária – quem manja de Macross já sabia disso) dos mocinhos do anime, mas também pode ser decomposta em Wal + küre, sendo que “Wal” tem pronúncia em japonês idêntica ao vírus que é combatido nesse anime, o Var, e “küre” tem a mesma pronúncia que a palavra cura em inglês, cure. E daí, né? Enfim, episódio de ligação, não tinha nada melhor para escrever a respeito mesmo.

Nota: ??

Magi: Sinbad no Bouken

Episódio 4

Agora Sinbad viajou pro país dos meio viking, meio esquimó, meio calabresa, só pra roubar a presa do filho do chefe que já tá passando da idade de matar um unicórnio furioso (que é uma serpente marinha) e virar adulto de verdade. Enfim, estou sendo só engraçadão, o episódio foi legal sim e apesar de imaginar que deva ser muito monótono viver em Imuchakk porque todo mundo lá é igual, gostei da aparência deles. A próxima dungeon está providencialmente lá e é guardada por um lobo chamado mais ou menos lobo em engrish (mas fãs dizem que é o nome de um demônio citado em um livro de Salomão, então tá, vou ignorar que “Valefor” pronunciado em japonês é “buareforu” enquanto “wolf” é “borufu”; com certeza é apenas coincidência).

Nota: ???

Mayoiga

Episódio 5

Então é tipo Another, tem um morto no meio que não sabe que é morto e tá ferrando pra todo mundo? Só que ninguém mais morreu desde o rapper e a parte misteriosa do mistério foi aparentemente resolvida na metade do anime. Pelo menos tem muito mais personagens divertidos que Another, né? É sempre mais legal assistir uma história cheia de gente psicologicamente anormal do que meros estudantes colegiais. E se “desvendaram” mesmo o mistério, vem o que agora? Diz que vai começar a morrer todo mundo, diz!

Nota: ???

My Hero AcademiaMy Hero Academia - 6_6

Episódio 6

A piada do uniforma ser “parecido” com o All Mighty e ele ter percebido embora seja horrível e nada parecido foi muito ruim, mas a história da mãe do Izuku se emocionar e querer dar o uniforme para o filho foi bonitinha. Só que no geral duas coisas começam a me incomodar, ou melhor, não é de agora que me incomodam mas agora ficou mais evidente que elas estão me tirando do sério: o anime é no geral engraçado e a arte é bastante despojada, mas My Hero Academia insiste em encaixar um momento super dramático atrás do outro; e já estou de saco cheio do Bakugou rosnando o tempo todo. Nesse episódio, tirando os momentos em que o anime me incomodou pelos motivos citados, até que foi bacana ver que o foco passou a ser algo como … não exatamente “controlar” os poderes como o Izuku vem dizendo, mas mais exatamente usá-los apenas quando estritamente necessários e apenas na medida exata. Como ele não sabe medir ainda isso na prática significa que ele está lutando sem poderes, e tem ido mais ou menos bem apenas com seu intelecto.

Nota: ???

Netoge no Yome wa Onna no Ko ja nai to Omotta?

Episódio 5

A Ako é bem corajosa pra algumas coisas, hein? Enfim, namorados? Será que ela aceitou a realidade finalmente? Jogos online podem ser uma deliciosa fuga, mesmo quando você não joga lá muito bem. Será que ela vai parar de fugir agora que se sente segura de verdade com o Rusian? Mas daí qual vai ser a história até o fim do anime?

Nota: ???

Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu

Episódio 6

Esse arco está seguindo à risca a estrutura do primeiro. Os dois primeiros episódios foram repetitivos, monótonos, e pouco interessantes (os “dois primeiros” do primeiro arco foi na verdade um só episódio duplo, que não foi tão monótono e pouco interessante mas foi mais repetitivo, com efeito negativo potencializado por ser um episódio só), e o terceiro começa a explicar as coisas de verdade, é mais tenso e bem mais interessante, embora ainda sem ação. Seguindo o padrão, o próximo deve ter muita ação e fechar o arco. Passando das generalidades para as especificidades, está claro que o conto dos dois ogros tocou pessoalmente à Ram, e como sempre claro que o Subaru não percebeu. Seguindo o padrão, a Rem deve estar fazendo o que está fazendo para se sacrificar em favor da irmã, mas os motivos específicos permanecem obscuros. Se não for já informação para o próximo arco, creio que o conto das bruxas e os xamãs do norte devem estar conectados às gêmeas também – talvez elas venham do o norte? Talvez sejam xamãs? E o tal dragão que está atendendo a desígnios misteriosos deve ser o responsável pela convocação do Subaru e talvez (provavelmente?) até mesmo por seus ressuscitamentos.

Nota: ???

Sailor Moon Crystal 3

Episódio 5

A Sailor Plutão finalmente apareceu! Mas foi só uma pontinha no final do episódio, só “apareceu” mesmo, então deixo pra comentar mais disso no próximo episódio. As sailors Urano e Netuno definitivamente não são inimigas, mas por que se mantém afastadas das outras sailors? Isso é algo que eu acho que não entendi nem quando li o mangá. Quem sabe a Plutão explique e eu finalmente entenda?

Nota: ???

Sakamoto desu ga?Sakamoto desu ga - 4_4

Episódio 4

Sakamoto desu ga me lembra Tonari no Seki-kun. Os dois animes têm protagonistas incompreensíveis que agem de formas bizarras. Seki-kun pelo menos era um anime de episódios curtos, e mesmo assim não terminei de assistir. Não é que eu não gostasse, assim como não é que eu não goste de Sakamoto, é só que não há nada que me deixe instigado para assistir o próximo episódio. Sinceramente é um anime que eu assisto só porque comecei e para comentar nessa coluna.

Nota: ???

Sansha Sanyou

Episódio 5

Todo mundo pra confeitaria! Eu acho que sei mais ou menos como a Nishiyama se sente, de você ir a um lugar e acabar tendo que trabalhar lá. Uma vez um amigo meu estava trabalhando em um teatro como bilheteiro e me chamou para ir lá, imaginei que ele fosse sair logo e em seguida fôssemos para algum lugar, mas que nada, ele tinha várias horas para cumprir ainda, e quando saiu para comer me colocou lá cobrindo ele, do nada. Foi tenso aquele dia.

Nota: ???

Seisen Cerberus

Episódio 5

O que acontece quanto um grupo nível 1 parte sozinho em jornada contra um vilão formidável? Ele é completamente derrotado no meio do caminho, não chega nem perto. Só não morreu todo mundo porque a maioria fugiu e o protagonista despertou o protagonismo e salvou a si mesmo e ao Giruu, mas parece que isso ainda é muito cansativo pra ele.

Nota: ?

Shounen Maid

Episódio 4

O que é só lixo para alguns, pode ser o tesouro de outros. Fotos antigas, embrulhos para presente, pedaços de papel que contam uma história. As memórias das pessoas ficam ligadas a esses objetos para sempre e por isso guardamos todo tipo de coisa que outras pessoas jamais entenderiam. E quanto mais velhos somos, normalmente mais valor damos a todo tipo de memória.

Nota: ???

Tanaka-kun wa Itsumo KedarugeTanaka-kun wa Itsumo Kedaruge - 5_12

Episódio 5

Tanaka-kun é o melhor “harém” da temporada! A representante de classe se apaixonou de verdade pelo Tanaka, hahaha! Não bastava uma baixinha hiperativa que quer ser “discípula” dele e um amigão que o admira e apoia tanto que o carrega para cima e para baixo. Tanaka é muito amor, todos gostam dele! Bom, exceto sua irmã, provavelmente, mas ela nem aparece no anime então não conta. É só uma existência lendária.

Nota: ???

Terra Formars Revenge

Episódio 6

Um episódio de ação quase muito bom. Aquele final com aquela história de contar com um nível épico de sorte é uma baita bizarrice, mas é o tipo de clichê legal em battle shounen. E já disse noutro artigo, mas eu sei que Terra Formars é tecnicamente seinen, pois é publicado em revista seinen, mas me refiro à battle shounen como gênero, não como demografia. Battle shounens típicos são publicados em antologias seinen quando seus autores querem personagens adultos, mais angústia, sangue e tripas, mas a estrutura e os clichês do gênero mudam muito pouco.

Nota: ???

Twin Star Exorcists

Episódio 5

Devagar e sempre, o Rokuro vai voltando a ser um exorcista. Mas suponho que isso não seja o suficiente para o Arima. Ele não quer que o Rokuro seja simplesmente um exorcista, quer que ele seja um exorcista excepcionalmente poderoso, por isso enviou o Shimon para encontrá-lo. A investigação sobre o excesso de kegares foi só um pretexto, e não duvidaria se o Arima estivesse de alguma forma por trás disso também. Não o estou acusando (ainda) de estar mancomunado com o sujeito que apareceu nesse episódio e que provavelmente é o responsável por essa situação anormal, mas pode muito bem ser o caso do Arima estar jogando com ele para que faça o que deseja, de acordo com o seu plano para o Rokuro e para as Estrelas Gêmeas.

Nota: ???

Unhappy!Unhappy - 5_4

Episódio 5

Episódio da Hibiki e da Ren, exatamente o que eu pedi! E viva o amor gay no jardim de infância!!

Nota: ????

Ushio & Tora

Episódio 32

Eu ia falar sobre a relação entre mãe e filho, o momento emotivo do Ushio, como isso o fez esquecer de tudo, inclusive da missão que ele foi realizar ali, mas nada disso impacta tanto quanto Hakumen no Mono se levantando do oceano ao melhor estilo Cthulhu. Quando eu vi suas caudas-tentáculos se levantando do mar fiquei estupidificado até o final do episódio, quando muito adequadamente ele prometeu nada menos do que destruir tudo.

Nota: ????

Fabio escreveu essa assinatura dias depois do artigo ir para o ar porque é muito esquecido.
Ele tem seu próprio blog e você pode encontrá-lo no facebook também.