Meu Anime #15

Meu-Anime-n-15

Essa semana eu quase consegui voltar a publicar essa coluna às quartas-feiras. Mas aí fiquei tão empolgado com o tempo que estava me sobrando que gastei ele todo – metade em coisas inúteis. Hoje pelo menos eu poderia ter publicado cedo como de costume, mas tive algumas obrigações e passei o dia cansado pra burro por causa delas. Mas está aqui!

A complicação da semana foi que Kuromukuro quase não saiu. No Japão foi ao ar normalmente, mas como aqui dependemos dos americanos e eles tiveram um feriado nesse final de semana, e por acaso um sujeito que aparentemente é o único responsável pelo anime por lá decidiu tirar folga, o anime atrasou bastante. Mas ele saiu!

Kuromukuro faz parte dos 32 animes que eu assisti, transmitidos mais ou menos entre os dias 23 e 29 de maio, os quais compartilho minhas opiniões abaixo!

Age 12

Episódio 8

Engraçadinho, e talvez fosse mais fácil de se identificar caso por aqui também fôssemos tão rígidos com o uso dos nossos nomes próprios e com declarações de afeto. Mas deu pra entender. Coisas com as quais me identifiquei prontamente: a Yui fechando os olhos para enviar a mensagem. Já fiz muito isso, tanto no PC quanto no celular, hoje já sou um pouco mais “descolado”, eu acho, hahaha. E com a quase briga totalmente sem motivo da Yui e do Hiyama no final do episódio.

Nota: ???

Assassination Classroom 2Assassination Classroom 2 - 20_31

Episódio 20

Assassination Classroom está chegando ao final e esse episódio trata justamente desse tema: o fim. No caso, o fim de uma etapa escolar desses alunos: o ginásio, ou primário 2, como achar melhor. Não sei se o autor pensou nisso desde o começo, mas agora entendo o tema do assassinato, da morte, de uma forma completamente diferente. Completar uma etapa escolar, uma etapa da vida, não é assim tão diferente de morrer, no sentido de que ambos são irreversíveis, não importa o que você tenha vivido, se foi uma boa vida, se foi ruim, se vai sentir falta ou não, se os outros sentirão falta de você ou não. Eu gostava muito do meu ginásio, de verdade, mas gostei mais ainda do meu colégio (segundo grau, médio), ele foi minha referência de “felicidade” na vida por muitos anos. Eu sempre sentia que faltava algo e tentava retornar àquela época. Continuei um ano a mais no colégio fazendo curso técnico para não sair de lá, mas o meu colégio já tinha acabado, eu ainda conhecia muita gente mas a minha turma não existia mais, a maioria dos meus colegas já tinha ido embora. Depois tentei manter contato com alguns amigos mais queridos, e com variados graus de sucesso posso dizer que consegui, tenho bons amigos dos tempos de colégio até hoje. Mas não era a mesma coisa. Mantive os mesmos hobbies, mas não era a mesma coisa. Anos depois voltei lá, decidido que estava que era o ambiente que fazia toda a diferença, e tem nível superior lá também, mas mais uma vez não foi a mesma coisa. Nem terminei essa faculdade. Eu demorei para aceitar que meu colegial tinha acabado. Que aqueles anos tão bons jamais voltariam. É uma forma de morte, não é? Se a escola, se a educação formal é uma etapa necessária e inevitável de nossas vidas, e é, que pelo menos seja boa em todos os sentidos possíveis, que não sejam apenas anos de vida mortos – é nesse sentido que todas as críticas à escola de Assassination Classroom devem ser entendidas.

Nota: ????

Bakuon!!

Episódio 8

Motos são como pessoas: não querem se mexer nem trabalhar. Adorei! Vou guardar essa pra vida, hahaha! De todo modo, um episódio bastante engraçado, com várias esquetes, nada que dure demais e fique cansativo.

Nota: ???

Big Order

Episódio 7

Pra que tentar estrangular o cacto indefeso, Hiiragi? A Rin não faz mais nada, a Sena virou uma gênia da manipulação (com uma voz insuportável de criança), o Eiji está socando o último aliado que ele ainda tem, e o pai dele quer usá-lo para destruir o mundo.

Nota: ?

Bungou Stray Dogs

Episódio 8

Personagem nova, uma garota com um poder que parece ser absurdamente forte – e que parece que vai virar interesse romântico do Atsushi, não parece? Não sei se dura na história ou se como outros personagens de arco ela aparece e some (ou morre), mas ela aparece na animação de abertura então talvez fique por aí por algum tempo. O Atsushi pelo menos pode se identificar bastante com ela, poderes nem sempre são legais, ela é órfã, essas coisas todas.

Nota: ???

Concrete Revolutio 2The Last Song - 8_31

Episódio 8

A “gangue do Jirou” começa a rachar conforme alguns estão mais ou menos dispostos a confrontar abertamente o governo. O casal de robôs que formam o Megasshin são os mais terminantemente contra ataques contra bens e instalações públicas, e do lado oposto está, lógico, o detetive Raito. Interessante que os mais pacifistas sejam robôs natos, enquanto o mais agressivo seja um robô com personalidade e memórias humanas como sua programação. No meio do caminho, outro robô: a até onde entendi alienígena Earth-chan não tomou lado nenhum nesse episódio, e ao invés disso apareceu para demonstrar sua preocupação com a indecisão do Jirou. A que começou como mais robô dos robôs e tinha a programação mais rígida agora não toma lado nenhum e está preocupada com matérias subjetivas; os robôs perfeitamente lógicos defendem sua posição e reafirmam o quanto sua capacidade de determinação e julgamento é infalível, mas na prática, como bem lembrou o Raito, as ações deles são contraditórias com seu discurso. Já o robô com “coração humano” parece continuar enxergando o mundo em preto e branco, ele só recalibrou sua escala. Enquanto isso, Jirou, que não é robô, começa a descobrir sobre seu passado e sua natureza, adicionando mais incertezas na sua consciência.

Nota: ???

Endride

Episódio 9

Desviaram do caminho por um episódio inteiro para aprender com dragões uma valiosa lição que o Chaves um dia aprendeu com o Seu Madruga: a vingâcia nunca é plena, mata a alma (o corpo, no caso de Endride) e a envenena (e aprisiona a alma dentro de uma Relíquia de Teleporte).

Nota: ?

Flying Witch

Episódio 8

Joaninhas, uma raposa e o Véu da Noite são alguns dos clientes daquele café onde a Makoto, a Chinatsu e o Kei foram no episódio anterior. Ei, raposas latem, sabia? Pelo menos aquela latiu! Depois teve ainda mais um bocado de falta de noção da irmã maluca da Makoto. Esse episódio poderia durar para sempre que eu continuaria assistindo, estava delicioso.

Nota: ?????

Gundam Unicorn RE:0096

Episódio 9

Ponto de virada no anime, eu acho que o episódio foi melhor do que a avaliação que eu estou dando mas eu não consegui sentir isso. Não sei se foi porque aconteceu coisa demais, ou se não acertaram muito bem o tempo dramático, ou se o final pareceu esticado demais, ou se o próprio episódio deveria ter vindo antes, ou alternativamente talvez eu ainda não tenha entendido tudo e gastei tempo demais racionalizando quando esse deveria ter sido um episódio emotivo. Enfim, pessoas morreram, a Caixa de Laplace começou a se abrir (??), e deu tudo errado no fim da batalha, os dois lados só tem o que lamentar. Uma forma de dizer que guerras são uma merda que não traz nada de bom pra ninguém?

Nota: ????

Hai-FuriHaifuri - 8_19

Episódio 8

Explicada está a Conspiração dos Ratos. Bom, a conspiração não é dos ratos, eles estão só tentando sobreviver como ratos que são, e eles realmente têm poderes de controle mental psíquico graças a um vírus. Não existe bem uma conspiração, mas tem sujeira que alguém fez e estava tentando esconder – e fracassou miseravelmente. Não que isso importe, não dava para fazer muito melhor do que isso e sinceramente é um enredo medíocre, mas pelo menos esse episódio voltou a ter uma divertida batalha naval de verdade.

Nota: ???

JoJo Part IV: Diamond Is Unbreakable

Episódio 9

Que excelente o Kouichi conseguindo derrotar a yandere mais obcecada da temporada! Excelente luta, aliás. E engraçado com o Kouichi estava todo preocupado em pedir ajuda mas no final das contas conseguiu se salvar sozinho. E mesmo depois de acabar ele ainda correu pro Josuke pra se sentir seguro!

Nota: ????

Joker Game

Episódio 8

Existe alguma ligação entre esse arco e o episódio no Reino Unido? Lá rolou treta com a diplomacia japonesa, só não sei se o envolvido foi o diplomata em questão, o tal do Shirahata. De todo modo, mesmo que haja conexão, é só coincidência, não importa de verdade. O episódio introduz a Agência do Vento, a contra-parte da Agência D, criada simplesmente porque um figurão do exército discorda dos métodos e ideologia do Yuki. Só é revelado que o espião era de outra agência no final do episódio e, tirando o fato de que eu achei ele agressivo demais, para mim parecia ser só mais um caso típico da Agência D. Mas no final ele matou – e foi um assassinato bastante gratuito se me perguntar, diria que a intenção óbvia foi fazê-los parecer moralmente piores que os “mocinhos” do anime. No final, mesmo sendo totalmente contrário ao Tenente-Coronel Yuki e à sua Agência D, o figurão do Exército Imperial anuncia que o próximo episódio será uma disputa entre as duas agências de inteligência e que apenas a vitoriosa continuará existindo. Faz sentido? Acho que não.

Nota: ???

Kiznaiver

Episódio 8

Nessa semana Kiznaiver tentou ser mais profundo do que realmente era, e apelou tanto para o simbolismo visual que até seus personagens perceberam (a Nico no começo, quando constatou quão grandes estavam os olhos deles na máquina de foto automática, e o professor comentando o quanto o clima era importante para o episódio). O final não poderia ter sido menos visualmente hiperbólico com o pescoço da Sonozaki brilhando de luz no meio do temporal, o que o deu destaque ao mesmo tempo em que tentou camuflar o óbvio e que todo mundo já sabe há vários episódios (para quem não havia conseguido deduzir ainda no primeiro episódio o anime mesmo contaria alguns episódios depois): a Sonozaki é a garota que o Agata conheceu quando criança. A Porta da Esperança do Silvio Santos (ou mesmo a Porta dos Desesperados do Sérgio Mallandro) tinha muito mais suspense. Mas foi bonito, os personagens evoluíram mais um pouquinho, deu para conhecer um pouco mais sobre eles, enfim, foi interessante.

Nota: ???

Koutetsujou no Kabaneri

Episódio 7

Um episódio de paz tensa. Conhecendo Kabaneri é impossível não saber que algo vai acontecer a qualquer momento. É bem possível que o belo refúgio que é Shitori se inflame em sangrento conflito nos próximos episódios. E embora a história do anime seja basicamente uma viagem e haja pouquíssima informação disponível sobre o que há além do Koutetsujou, de algum modo tudo está se ligando: o trem que trouxe a destruição para Aragane partiu de Shitori, e talvez fosse a isso que se referiu o enviado do xogum quando disse que a estação não estava isenta no conflito que está se formando. Os Caçadores são liderados por Biba, filho do xogum e até então misterioso “irmão” da Mumei, cuja identidade é finalmente revelada. Pai e filho não parecem estar lutando a mesma luta, não parecem lutar do mesmo lado. E agora os Caçadores estão em Shitori, onde o Koutetsujou também está.

Nota: ???

Kuma MikoKuma Miko - 9_8

Episódio 9

Yoshio agora sacaneou a vila inteira. Eu entendo que ele é do tipo hiperativo, sempre querendo fazer algo e sempre querendo ajudar, mas ao mesmo tempo muito sem noção e sempre atrapalhando ou constrangendo os outros, e mesmo isso sendo só piada ele me irrita. Ainda assim, os caipiras todos da vila gostaram não é? Quem sou eu para reclamar então. A velha dos relógios pagou, o comercial é dela, isso faz sentido – o Yoshio só devia ter avisado todo mundo antes, mas se ele fizesse isso ele não seria o Yoshio.

Nota: ????

Kuromukuro

Episódio 8

A minha Yukina preferida da temporada (desculpa, Kabaneri) não está exatamente fugindo, só quer arejar a cabeça mesmo. Ela sabe que todo mundo está dizendo que ela não precisa fazer nada se não quiser só da boca pra fora, por mais sinceros que acreditem estar sendo. Todo mundo quer ela dentro do robô e sabe disso. Ela sabe que precisa entrar no robô. Como todos fracassaram em demonstrar a simpatia e o apoio que ela realmente precisa, decidiu se distrair pesquisando por conta o local onde ficava o castelo do clã Washiba. Enquanto isso, e mais divertido do que isso, o Kennosuke começa a perceber o quão idiota seu comportamento de séculos atrás é observando comportamentos idiotas bastante atuais. Ele não é mal intencionado de forma alguma, mas a ideia de igualdade de gêneros e de obedecer a vontade da mulher provavelmente é mais alienígena para ele do que os demônios que enfrenta. Mesmo assim ele está vivendo nesse mundo novo onde mulheres ocupam os mesmos espaços que homens e têm o mesmo direito a voz, então entender ou concordar com isso não é matéria de escolha para ele: é algo que precisa aprender e ponto final.

Nota: ???

Kyoukai no Rinne 2

Episódio 8

Esses episódios mais sensíveis sobre vida e arrependimentos de Rinne são muito bonitinhos, poderia ter mais desses e menos de alguns arcos de comédia meio sem graça. Não que toda a comédia de Rinne seja sem graça, claro.

Nota: ????

Macross Delta

Episódio 8

A crise foi forte, a Freyja quase morreu, o Hayate foi espancado e quase morreu, a Mirage foi espancada (e suponho que a ameaça de morte se estendesse a ela também), mas deu tudo certo e eles fugiram no final. Analisando apenas dessa forma parece frustrante, mas teve uma boa batalha na metade final do episódio para essa fuga ser possível e a Freyja precisou de um bocado de determinação nela – suponho que agora tenha atraído a atenção dos winderméreos por mais do que apenas ser uma traidora.

Nota: ???

Magi: Sinbad no BoukenMagi - Sinbad no Bouken - 7_7

Episódio 7

Tive a impressão que esse episódio acabou tão rápido! Definitivamente um ponto positivo para um episódio no qual não aconteceu muita coisa no fim das contas. E o Rashid é o pai do Ali Babá?

Nota: ???

Mayoiga

Episódio 9

O anime está chegando no final mas Mayoiga não tem vergonha nenhuma de adicionar mais elementos ao mistério sem resolver nenhum dos anteriores. Tudo o que seus personagens “descobrem” vem sempre bem atrasado em relação ao que quem assiste consegue deduzir, e aí todo o clima de revelação simplesmente não funciona. Que cada um vê seus medos? Os personagens só descobriram no episódio anterior, mas para quem assiste estava claro há vários episódios. Que se superar seu medo ou trauma vai parar de ver o monstro? Só nesse episódio alguém pensou nisso, como hipótese, mas de novo quem assiste já pensou nisso bem antes. E a Masaki sumiu, e o Hayato tem uma motivação estúpida (e age de forma ainda mais estúpida), e parece que o primo da Masaki reapareceu para ajudar as garotas, e alguns personagens desaparecidos foram “salvos” por alguém e agora voltaram para meter flecha nos outros (quê??), e o Mitsumune se perdeu no limbo, ou está tendo uma alucinação, ou sei lá o que é aquilo. Esse anime começou muito bem mas virou uma bagunça que não tem mais graça de assistir. É o contrário de Kiznaiver, outro anime da mesma autora dessa mesma temporada, começou meio sem rumo e agora está muito interessante.

Nota: ??

My Hero Academia

Episódio 9

Depois de um chatíssimo exame de habilidade e de uma meio sem noção simulação de combate, a primeira aula que eu realmente achei interessante iria acontecer: treinamento de resgate. Não que seja muito super interessante, mas seria a primeira coisa heroica de verdade que eles iriam treinar, e o discurso do Treze (é um homem mesmo? a voz pareceu feminina) foi muito bom. Mas que nada, essa aula não vai acontecer. Um monte de vilão apareceu e é isso aí. Destaque negativo para a Tsuyu declarando ação (dizer “Eu falo o que me vem na cabeça” imediatamente antes de começar a dizer o que lhe veem à cabeça).

Nota: ??

Netoge no Yome wa Onna no Ko ja nai to Omotta?Netoge no Yome wa Onnanoko ja Nai to Omotta - 8_1

Episódio 8

Gosto de como esse anime esquiva dos clichês. Quando o Rusian não conseguiu logar eu imaginei que ele ficaria batendo cabeça feito um babaca se desesperando no quarto dele, quando a solução óbvia era ir até o quarto da Ako. E ele foi até o quarto da Ako. Que em momento algum caiu no papo do hacker, quando o normal seria que ela fosse na onda dele se não até o fim, pelo menos até um ponto do qual ela se envergonhasse depois (mas o hacker foi burro demais, vilões burros são quase um clichê nessas situações). Depois dado tudo o que já aconteceu eu imaginei que a Ako fosse dizer que tudo acabou ou coisa assim, afinal o personagem não existe mais, mas enquanto a situação entre os dois não continuou exatamente normal, ela mostrou alguma preocupação e sentimento. E no final, embora o Rusian tenha se tornado um pouco mais viciado em games do que antes, a ponto de ter casado de novo com a Ako no jogo, ele ainda a pediu para aprofundar seu relacionamento também fora do jogo. Acabou sendo um episódio muito bom (mas ainda não justifica ter estragado o episódio anterior atropelando o enredo dele que vinha muito bem com o começo do desse).

Nota: ????

Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu

Episódio 9

O xamã não era um xamã, era um cachorro que na verdade é um majuu (servo criado pela bruxa). Se é pra ficar inventando coisa assim durante a história, pra que ter investigação, mistério, suspense então? Pule logo para o mais importante. Por outro lado, as empregadas são literalmente ogros, a história que o Subaru contou pra Ram não foi metafórica nesse sentido, elas são mesmo a ogro azul e a ogro “vermelha” (ok, rosa). A ação pelo menos foi divertida, ainda não sei porque o Subaru é tão determinado em querer salvar todo mundo o tempo todo mas sempre vale a pena assistir a Rem psicopata em ação.

Nota: ???

Sailor Moon Crystal 3Sailor Moon Crystal - 8_24

Episódio 8

Ao invés de despertar como Sailor Saturno, parece que a Hotaru se transformou em mais uma death buster, provavelmente a mais poderosa de todas, mais do que a Kaolinite (que não demonstrou seu poder ainda, de todo modo). Não acredito que a Chibi tenha morrido agora, mas pensando bem seria muito interessante se ela morresse mais para frente. Afinal de contas ela veio do futuro, não deveria estar ali ainda. Daria um excelente sacrifício.

Nota: ????

Sakamoto desu ga?

Episódio 7

Por algum motivo achei a esquete do aluguel de pornografia bastante engraçado, mas a competição esportiva foi bem chata. Só o final dela salvou, com a corrida de revezamento e o barrigudo pagando mico pra livrar a cara da garota que caiu.

Nota: ???

Sansha Sanyou

Episódio 8

Adoro a relação entre a Nishiyama e a Hayama. Nada como um episódio inteiro dedicado a isso! Além de mostrar bastante da Kondo, que até agora não tinha lá muita identidade além de “a garota que vive acompanhando a Nishiyama”. Sansha Sanyou é um slice of life escolar basicamente de comédia, mas tem um pouquinho de desenvolvimento de personagem também que é muito bom de ver.

Nota: ????

Shounen MaidShounen Maid - 7_7

Episódio 7

Excelente episódio, e talvez o primeiro com desenvolvimento real na relação entre o Madoka e o Chihiro. O Madoka é o responsável legal pelo Chihiro, para todos os efeitos é agora o “pai” dele, mas a relação entre eles sempre foi mais próxima da amizade do que parental. E não é problema nenhum que eles continuem grandes amigos, mas o Chihiro ainda é novo e precisa confiar no Madoka como um adulto responsável, e o Madoka por sua vez precisa se comportar como um.

Nota: ????

Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge

Episódio 8

Episódio mais fraco de Tanaka-kun até agora. Foi engraçadinho, divertidinho, mas nada demais. Mas foi legal descobrir que a preguiça é mesmo o único defeito do Tanaka. Ele é capaz de se interessar de forma genuína pelos outros, como quando ele passou metade do episódio analisando a personalidade da Echizen, e também de sentir gratidão, no caso do episódio em relação ao Oota. Ele até mesmo se esforçou … pena que o esforço dele foi miseravelmente derrotado pela preguiça. Mesmo sendo um episódio fraco consegui me divertir com essas pequenas coisas graças ao anime ter feito eu me importar com seus personagens.

Nota: ???

Terra Formars Revenge

Episódio 9

Bem que andaram comentando, mas Terra Formars agora é praticamente um battle shounen. Pessoas não morrem mais ainda que apareçam inimigos cada vez mais fortes e com poderes mais esquisitos, as piadas obrigatórias pra aliviar o clima, os personagens bobos … olha, não é que eu gostasse da primeira temporada, e não é que matar seja melhor do que não matar, mas eu gosto de boas histórias, e está começando a não ser uma história tão boa assim. Nesse episódio nem as lutas foram legais porque foram em câmera lenta e cheias de recortes, que grande porcaria. Não gosto de morte apenas por morte, assim como não gosto de luta por luta ou humor por humor. Melhor arco de Terra Formars (ou o único realmente bom) até agora continua sendo o do Adolf, por vasta vantagem.

Nota: ??

Twin Star Exorcists

Episódio 8

Mundinho pequeno esse dos exorcistas, não? No começo do episódio Benio discute sobre Rokuro se tornar ou não um exorcista com a Mayura, que é contra e é filha do Seigen, o mestre do Rokuro. Antes de morar no alojamento do avô da filha de seu mestre, Rokuro morava no Hinatsuki, onde também morava Yuki, que por sua vez era o irmão gêmeo da Benio e que o próprio Rokuro matou ao perder o controle do seu braço. A história não é tão difícil de acompanhar e confusa quanto a minha descrição faz parecer, e é até legal embora conveniente demais, mas o episódio em si não foi lá grande coisa, tudo é revelado de supetão por um Seigen convencido e que gosta de tratar os outros feito lixo, e até onde eu pude perceber por razão nenhuma exceto apoquentar o Rokuro.

Nota: ???

Unhappy!Unhappy - 8_21

Episódio 8

Um episódio no cassino já poderia ser bem divertido, mas Unhappy não se contenta com pouco e transmitiu um RPG imersivo, onde as alunas literalmente apostaram sua sorte lutando contra a professora e … bom, perderam, elas são azaradas afinal. Mas a professora reconheceu que elas pelo menos têm a atitude correta, ajudando umas as outras e tal, e por isso elas passaram raspando no teste.

Nota: ????

Ushio & Tora

Episódio 35

O desespero e várias cidades japonesas evaporaram nesse episódio. A Lança da Besta restaurou as memórias de todos, Ushio recuperou a auto-confiança, todos os que já viram a força, a coragem e a bondade de Ushio inspiraram os demais sobreviventes, a Saya está planejando alguma coisa, o Hyou e o Guren ainda não deram as caras para seu próprio embate final destinado, e o Tora foi derrotado em sua batalha sozinho contra o Hakumen no Mono. Agora é pra valer, o anime tem mais quatro episódios que, espero, tenham reservados para eles a mais gorda porção de recursos porque essa batalha final será épica e merece uma animação de primeiríssima linha.

Nota: ????

Fabio mal está conseguindo parar em pé; ainda bem que ele escreve sentado.
 
Ele tem seu próprio blog e você pode encontrá-lo no facebook também.