Primeiras impressões da Crunchyroll Beta

Pagina inicial da Crunchyroll Beta.

Nesta semana a Crunchyroll anunciou a liberação do Crunchyroll Beta, uma nova experiência opcional para usuários da plataforma web. A Crunchyroll Beta agora está disponível para um grupo seleto de usuários, sendo 10% dos usuários Premium e gratuitos, eventualmente ficando disponível para todos os usuários Premium e gratuitos do mundo nas semanas seguintes.

Alguns dias antes do anúncio do lançamento global da Crunchyroll Beta, o OtakuPT e diversos veículos da imprensa especializada em anime tiveram a oportunidade de testar o próximo passo da plataforma com exclusividade. Neste texto irei falar sobre minhas primeiras impressões sobre como foi utilizar algumas funções do Crunchyroll Beta.

Seguindo um conceito que também ocorre com outros serviços de streaming, o Crunchyroll Beta possibilita que o usuário possa escolher avatares com diversas versões do logo da Crunchyroll, de diversos desenhos da Hime ou de personagens de diversas séries do serviço (como Fena, Tokyo Revengers, Jujutsu Kaisen, entre outros). O mesmo ocorre com a na Página de perfil, que permite colocar um banner com desenhos da Hime ou de algumas séries da plataforma.

Alguns dos avatares disponíveis para serem escolhidos.
Algumas das imagens disponíveis para serem escolhidas para o cabeçalho do perfil.

Uma das coisas que mais gostei na Crunchyroll Beta foi o visual de suas páginas serem no modo escuro. Não sei se esse modo será padrão ou se haverá também um modo claro também, mas gosto da possibilidade de poder mudar para modo escuro ou claro. A página inicial no Crunchyroll Beta possui rolagem infinita com diversas recomendações temáticas de acordo com as séries já assistidas pela pessoa e área com os próximos episódios das séries assistidas. Isto acaba até sendo algo bom, já que existe a possibilidade do usuário conseguir encontrar alguma série interessante para assistir sem precisar ficar passando por várias páginas. 

O menu do site é composto pelas áreas Navegar, onde é possível acessar as páginas das áreas das séries populares, das novidades, listas de obras em ordem alfabética, página dos animes originais da Crunchyroll, página com as obras com lançamento Simulcast da Temporada e o Calendário de lançamento. Pela aba Navegar também esta tem um espaço uma lista dos animes por gêneros. Na minha opinião, o menu é um dos principais destaques no Crunchyroll Beta, a forma como este menu está organizado permite encontrar o que se deseja de uma forma muito mais rápida na navegação. Pelo menu da Crunchyroll Beta também temos um link para a área Manga (com acesso direto ao Crunchyroll Mangás), Games (com acesso direto a página da Crunchyroll Games) e Noticias (que leva a pagina de noticias da Crunchyroll) e para páginas como Anime Awards e Crunchyroll Expo, porém a maioria destas páginas ainda não estão integrada dentro do layout que o Beta possui e creio que apenas no futuro elas serão incluídas no esquema que a futura nova versão da Crunchyroll terá.

Menu de navegação da Crunchyroll Beta.

A página de gêneros possui listas com animes separados por temas, como, por exemplo, animes de gênero de ação com temática de aventura (ou Drama, entre outros). A forma como estas páginas são construídas em questão estrutural acaba gerando indicações interessantes em páginas com diversos tipos de listas. Para usuários que gostam de misturar seus gêneros favoritos com uma temática específica, tipo eu com anime de gênero de ação com temática de comédia, este tipo de estrutura acaba sendo algo interessante para achar obras de acordo com o gosto do usuários e de uma forma bem simples.

A maior novidade até o momento do Crunchyroll Beta é com certeza a Crunchylista. Como o próprio nome já diz, a Crunchylista é uma área onde os usuários do serviço poderão criar suas próprias listas de indicações das séries ou episódios disponíveis no serviço. A criação das listas é bastante simples, uma vez que criada a Crunchylista é adicionar a série (ou episódio) clicando em um sinal de mais na busca dentro da página da lista ou clicar em “Adicionar a uma Crunchylista” na página da série. Até o momento em que este artigo está sendo escrito parece que cada perfil pode adicionar 10 listas com no máximo 100 itens. De uma forma indireta, a Crunchylista me lembrou a forma dos favoritos do Youtube. Gosto como a Crunchylista funciona, principalmente por possibilitar organizar as séries de uma forma separada dos animes da Fila.

A Crunchylista que criei com Animes de Ação com boa Comédia.

Foi na hora de assistir um episódio que senti uma maior diferença entre a página atual e o Crunchyroll Beta. O novo visual do Beta não muda em nada em questão de experiência para assistir os episódios, mas a área de comentários dele utiliza de letras maiores e melhor uso dos espaços da área, isso possibilita enxergar melhor na leitura dos comentários. Outro ponto que gostei é que é colocado apenas as informações referente ao episódio e um link para o episódio seguinte e outro para ir para todos os episódios, na versão atual da plataforma existe um pouco excesso de informações, algo que considero que fica um pouco feio na página.

Olhando de forma geral como um usuário comum do serviço, gosto do que vi até o momento do Crunchyroll Beta. Não localizei bugs ou páginas quebradas no decorrer desta semana de teste, mas gostei do Beta ter visual com modo escuro. O Beta apresenta tendências que outros serviços já possuem atualmente, como avatar e banner com imagem de suas séries. A página inicial infinita é um diferencial, mas a principal inclusão é a Crunchylista, possibilitando organizar séries ou episódios em listas que lembram os favoritos do Youtube.

Como ficou a área com as informações do episódio e a área de comentários na Crunchyroll Beta.
Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.