Este ano Portugal e Japão comemoram os 480 anos de relações luso-nipónicas e nada melhor que fazermos uma lista com as referências a Portugal num meio que tão apreciamos vindo do Japão, o Anime! Podem ver em cima um vídeo com o resumo e sequências animadas. Esta é uma boa altura para subscreverem o nosso canal de youtube.
Tudo começou em 1543 quando naufragaram em Tanegashima três navegadores portugueses dando assim origem a um intenso intercâmbio de ideias, tecnologias e mercadorias entre Portugal e o Japão. O diálogo luso-nipónico que daí resultou acabou por afetar as duas culturas e no Japão são notórias as muitas influencias portuguesas, desde algumas palavras passando pela gastronomia.
Dizia Francisco Xavier numa das suas cartas de Kagoshima que os japoneses eram gente de muito boa vontade e muito conversável, muito desejosa de saber e a “melhor que até agora está descoberta” e partimos agora então à procura de referências de Portugal em animes.
Em baixo encontram 26 referências a Portugal em animes e deixamos o convite para nos comentários adicionarem outras que nos tenham escapado.
2021
Hetalia: World Stars
Em Hetalia: World Stars um dos personagens secundários é Portugal que é interpretado por Umehara Yuuichirou que muitos de vocês conhecem como o Goblin Slayer, ou então o Gorou de Darling in the Franxx.
Embora seja um personagem secundário está em destaque no episódio 10 onde até faz referência a Macau, um território português até 1999. Vemos também serem exploradas as parecenças e diferenças entre Portugal e Espanha.
2020
My Hero Academia: Missão Mundial de Heróis
My Hero Academia: WORLD HEROES’ MISSION ou em português My Hero Academia: Missão Mundial de Heróis, é um dos filmes anime da adaptação para série anime do mangá My Hero Academia (Boku no Hero Academia) de Kōhei Horikoshi. No filme os nossos heróis são espalhados por todo o mundo para combater uma misteriosa organização dedicada à destruição de pessoas com Quirks e os mais atentos facilmente se apercebem que a ação acontece num local fortemente inspirado em localizações de Portugal, nomeadamente as cidades do Porto e Lisboa.
Temos a presença da Ponte 25 de Abril e o Aeroporto do Montijo, as famosas Parabólicas da MEO, a Rua de Santa Catarina no Porto, o Deku a sair da Praça D. Pedro IV pela Rua do Amparo, o Topo do Panteão Nacional, comboio da série 3400 da CP usada nos comboios suburbanos do Porto, Estação do Intendente, Praça da Figueira, Rua da Prata ou Rua Áurea, o deck inferior da Ponte 25 de Abril frequentado pelos comboios Fertagus, e Intercidades, etc…
Definitivamente Deku, Bakugo e Todoroki andaram a passear por Portugal.
My Hero Academia: Missão Mundial de Heróis acontece em Portugal
I’m Standing on a Million Lives
A série anime I’m Standing on a Million Lives (100-Man no Inochi no Ue ni Ore wa Tatteiru) também mostrou um pouco de Portugal.
Na série anime um trio de estudantes, é enviado para um mundo virtual pelo Game Master, onde tem de conquistar uma quest por tempo limitado. Yotsuya e o seu grupo, viajam até a uma localização conhecida como Radodorbo, que tem imensas semelhanças com o nosso Portugal contemporâneo e atual.
Desde os nossos tradicionais navios semelhantes ao “Santa Maria“, à arquitetura Neo Manuelina da cidade, passando por alguns elementos da Praça do Rossio de Lisboa.
Portugal é destaque na série I’m Standing on a Million Lives
Lapis Re:LiGHTs
A série anime Lapis Re:LiGHTs da Yokohama Animation Lab inspirou-se fortemente na arquitetura vernacular portuguesa, nomeadamente a arquitetura mais a sul do país, predominante das áreas do Algarve e do Alentejo.
O fator mais predominante e que imediatamente se destacou, foram as típicas casas do interior português, vulgarmente conhecidas na zona por casas saloias. Estas além de branco, possuem listras azuis, laranja, etc nas arestas do edifício e das suas janelas. Este último elemento também foi exemplarmente inserido na série, estes edifícios possuem várias janelas de grande envergadura, já que foram construídas para aproveitar o máximo de exposição solar. As casas quer na série, como na região, apresentam duas topografias. Podem ser construídas em forma de pirâmide, com um terraço descoberto, ou então são mais largas e possuem um telhado que se estende em todo o edifico.
Além das casas e outros edifícios, as ruas são estreitas, e labirínticas, dois grandes fatores que podemos encontrar na cidade de Olhão/Barlavento, uma localização de fica a cerca de 8 km de Faro, a capital do distrito algarvio.
Mas não só de arquitetura Lapis Re:LiGHTs, saboreou a cultura portuguesa, pois também surgiram os tradicionais pratos decorativos nas paredes, e móveis com ligeiras ondas no topo. Estes dois fatores não estão apenas confinados ao sul do país, estendem-se também ao resto de todo o nosso Portugal.
2019
Girly Air Force
A adaptação para série anime da novel Girly Air Force de Kōji Natsumi surpreendeu todos quando ouvimos subitamente o genérico do icónica canção “Fui ao jardim da celeste” utilizada no programa da RTP1 “Jardim da celeste” de 1997.
Esta é uma série anime do estúdio Satelight (Macross Frontier, The Disappearance of Nagato Yuki-chan) e na história, misteriosas criaturas voadoras conhecidas como Zai aparecem de repente, e para combater as criaturas, a humanidade cria aviões de combate chamados “Daughters”, assim como o mecanismo automático de luta “Anima”, que tem a forma de meninas humanas. A história desenrola-se à volta de um jovem chamado Kei Narutani, que anseia por voar no céu, e uma Anima considerada o trunfo da humanidade, chamada Guripen.
Referência à canção “Fui ao jardim da Celeste” no anime Girly Air Force
2015
Charlotte
No episódio 13 da série anime Charlotte vemos um personagem a percorrer vários países e numa breve sequência animada podemos ver que ele passou por Portugal.
2013
Tamayura: More Aggressive
No episódio 2 da série anime Tamayura: More Aggressive do estúdio TYO Animations vemos uma das personagens a perguntar se vão formar um clube português e é referida uma estudante portuguesa que está no Japão.
The Eccentric Family
Na série anime The Eccentric Family (Uchouten Kazoku) nada como uma referência ao nosso Vinho do Porto no episódio 3 que faz literalmente uma casa Voar! Aliás ao longo de todo o episódio aparecem várias vezes garrafas de vinho do Porto.
Lembro-me bem das referências em Rurouni Kenshin e em Chrono Crusade. Ainda no episódio desta semana de Blue Lock aparece uma referência ao Cristiano Ronaldo também! Não conhecia o manga Kunerumaruta, fiquei curioso!
Beelzebub a mostrar oq portugal tem de melhor.
Saint Seiya tem outra personagem portuguesa, e é uma personagem bem melhor. Em Saint Seiya: The Lost Canvas, o santo de Touro é português, aí o nome de Aldebaran é apenas um título, o seu verdadeiro nome é Rasgado, mas na maneira japonesa de pronunciar o nome fica Hasugardo. Foi-lhe dado o nome de Rasgado, pela sua capacidade de aguentar muito dano, e continuar a lutar. No manga ou anime podemos ver isso.