Sangatsu no Lion – Análise Anime

Venho aqui falar sobre um anime que me conquistou muito facilmente, pela sua beleza na animação, narrativa bem estruturada e personagens muito marcantes. Sua história é focada em drama, mas tem ótimos momentos de comédia e com várias partes em que vão aquecer seu coração, um slice-of-life sem igual. 3-Gatsu no Lion, Sangatsu no Lion ou até mesmo March comes in like a lion (escreva como preferir) é um anime profundo e tocante, todos que gostam de drama (como eu) deveriam se obrigar a assistir.

Sangatsu no Lion - Análise Anime

O mangá é de autoria de Chica Umino (Honey and Clover) e está em publicação desde 2007, o anime foi animado por um estúdio de peso, Shaft (Bakemonogatari, Mahou Shoujo Madoka Magica, Nisekoi), que não vai decepcionar na animação, o diretor de animação se chama Naoyuki Asano (Osomatsu-san), já a adaptação da história está em cargo do diretor Akiyuki Shinbou (Bakemonogatari, Mahou Shoujo Madoka Magica).

Shogi

Sangatsu no Lion - Análise Anime

Você sabe o que é Shogi? Pra deixar da forma mais simples possível, Shogi seria um Xadrez japonês. Mas é mais complicado, com regras a mais e quase infinitas possibilidades de estratégia. Esse anime foca bastante nesse jogo, que é uma profissão renomada no Japão, além de uma parte da cultura muito importante para eles. Caso se interesse mais por esse jogo, existe a associação brasileira de Shogi, localizada no bairro da liberdade em São Paulo.

Sinopse

3-Gatsu no Lion acompanha a vida de um jovem jogador profissional de Shogi chamado Rei Kiriyama que vive sozinho, longe da família. Ele começa a se relacionar com três irmãs que moram próximas de sua casa, Akari, Hinata e Momo.

Personagens (10/10)

Rei Kiriyama

Sangatsu no Lion - Análise Anime

 

Rei (17 anos), mora sozinho, pagando o aluguel com seu salário de jogador profissional de Shogi. Sua independência tem relação com seu passado, (não pense que é spoiler o que será dito agora, pois é revelado logo no começo) ele perdeu sua família em um acidente quando era pequeno, sendo adotado pelo amigo do seu pai, mas ele passou a ter problemas com a família adotiva por isso decidiu morar sozinho. Ele também tem problemas para se relacionar, ficando completamente sozinho na escola. Algo muito importante para ressaltar aqui, é que o Rei tem depressão, mas o anime não é mórbido e muito menos chato de ser assistido.

Existem 3 personagens que fazem o anime brilhar como uma linda manhã ensolarada, são as 3 irmãs que praticamente “acolheram” Rei em suas vidas.

Akari Kawamoto

Sangatsu no Lion - Análise Anime

Akari (21 anos) é a mais velha das três irmãs, ela cria suas duas irmãs com muita dedicação, após a morte de sua mãe. Akari ajuda seu avô de manhã na loja de doces tradicionais e de noite trabalha como hostess no bar de sua tia. Ela trata Rei como se fosse da família gostando de “tomar conta” dele, ela ama criaturas fofas e rechonchudas, seus gatos são um belo exemplo disso.

Hinata Kawamoto

Sangatsu no Lion - Análise Anime

Hinata (13 anos) é a do meio, ela transmite uma aura gigante de alegria, também gosta de “tomar conta” do Rei, o tratando como se fosse da família.

Momo Kawamoto

Sangatsu no Lion - Análise Anime

Momo (3 anos) a mais nova das irmãs, inocente, pura, sendo muito perceptiva em vários casos, seu desenho preferido é o Bodoro (referência a Totoro).

Os gatos da família Kawamoto

Sangatsu no Lion - Análise Anime
COMIDA, COMIDA, ME DÁ COMIDA. RÁPIDO.

Por que estou falando dos gatos? Bem, eles são hilários, eu amo aqueles gatos, eles podem não ter influência na história principal, mas eles são capazes de ter arrancar gargalhadas.

Eu gostaria de falar de mais personagens, mas isso poderia lhes atrapalhar caso resolvam assistir, pois cada personagem, cada 1 dos personagens desse anime, são importantes para a história e o desenvolvimento de Rei, além de terem suas próprias personalidades que os tornam nada fáceis de serem esquecidos, quem assiste com certeza se identifica com um deles.

História (10/10)

Sangatsu no Lion - Análise Anime

Se aprofundar na história de 3-Gatsu sem spoilers é difícil, talvez nem todos venham a gostar, mas particularmente eu amei. Posso tentar compara-la com um turbilhão, estamos vendo um garoto que apesar de ter depressão tenta seguir em frente com a vida, tendo apenas 18 anos. A história tem um ritmo lento de propósito, mas não pense que isso a torna chata, apenas deixam as coisas mais profundas e tensas. É incrível ver como a autora dá atenção a cada sentimento de Rei, não é algo banal, todos tem uma explicação. Mais incrível ainda, é ver que ela não trata a depressão como algo sem importância, ela consegue transmitir a angústia de alguém que convive com isso, nos fazendo pensar muito nessa triste situação, pode ser até que sejamos capazes de nos enxergar no lugar de Rei. Por outro lado, ela não deixa que tudo seja apenas tristeza, seu toque delicado pra nos aliviar disso, são momentos incrivelmente engraçados, na hora certa, além de momentos emocionantes, não de tristeza mas de alegria. Não pense que será apenas tristeza, você vai sentindo com o passar dos episódios, que as coisas vão melhorando, mesmo em um ritmo lento.

Arte/Animação (10/10)

Sangatsu no Lion - Análise Anime

A arte da autora esta bem presente no anime, são traços fortes em momentos tensos, mas gentis e delicados no geral. A animação é incrivelmente bela e perfeitamente encaixada junto da história. Quando temos uma narrativa dos sentimentos de Rei, pensamentos tristes mais pesada, temos um cenário apenas com preto e branco, se é um momento muito alegre e divertido, ele não é apenas colorido ele brilha cintila, momentos calmos e relaxantes as cores ficam tranquilas e calmas. Os cenários são outra coisa belíssima, cheios de cor e vida. Sem dúvida, esse anime não vai te deixar com dor nos olhos por ser feio.

Trilha-sonora (10/10)

Esse 10/10 não é por conta das músicas presentes durante o episódio, são graças as aberturas e encerramentos, já falo mais sobre eles. As músicas presentes nos episódios, são muito bonitas, mas não são daquelas que vão influenciar demais na hora que você for chorar, como em One Piece com a “Haha Naru Umi”. Ela pode até te tocar, mas vai estar ocupado demais mastigando os sentimentos transmitidos naquele momento, o que acaba atrapalhando a prestar atenção na música. As aberturas e encerramentos são todas impecáveis, e vão subindo níveis conforme as coisas melhoram com Rei. A primeira abertura é muito interessante, pois é um cenário envolto de muito preto, com espinhos cobrindo Rei, que tenta se libertar, a música é cantada por uma das minhas bandas preferidas, Bump of Chicken, como sempre eles não decepcionam em entregar uma música linda de se ouvir. O encerramento é cantado pela mesma banda, tenho que me fazer repetir, eles nunca decepcionam nas suas músicas, todas elas são incríveis. Vou deixar ambas as músicas abaixo.

Dê uma chance a 3-Gatsu no Lion, é um anime lindo demais, vale demais assisti-lo. Ele te faz pensar em como confiar mais nas pessoas, como superar um problema, como conseguir se expressar mais, lembrando que em 2011 o mangá ganhou o   e em 2015 foi considerada a obra do ano pela revista Da Vinci. Para aqueles que assistiram as duas temporadas, podem ir para a segunda página desse post, pois vou falar de momentos que me marcaram muito nessas duas temporadas, e quando forem comentar, não esqueçam de avisar sobre spoilers. VÃO TER MUITOS SPOILERS, então quem não assistiu, recomenda-se que fique por aqui mesmo e vá assistir.

Subscreve
Notify of
guest
10 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Ajoo
Ajoo
11 , Julho , 2019 19:04

Sangatsu é um dos animes mais incríveis que eu já tive o prazer de assistir. É surreal ver como uma direção pode trabalhar tão bem com elementos, muitas vezes, tão pesados, usando uma delicadeza para entrar e sair de cada história, sem forçar ou te deixar desconfortável, é um deleite de emoções.

Algo que realmente me encanta nessa história são as transições de uma para outra, onde geralmente eles dão uma leveza com uma pegada mais “comédia” para quebrar um pouco da situação tensa que havia sido colocada, mas como disse, a direção MAGNIFICA fez com que tudo fique no ponto certo, sem forçar NADA.

Esse anime tem uma construção magnifica, desde os traços, muito bem colocados, até os personagens, com um desenvolvimento correto para as situações que são colocados.

Rei é, para mim, o melhor personagem masculino dos últimos anos, a construção do personagem é INCRÍVEL, desde a primeira temporada ele vem nessa busca do “eu” e é tão lindo vê-lo caminhando em direção da felicidade, pois, para quem viu a primeira temporada e a segunda, ver a mudança que ocorreu com ele é tão gratificante, foi uma transição real e que aconteceu com o tempo, no seu momento e com base no que ele foi encontrando em sua vida.

As irmãs são o ponto que eu fico mais feliz quando aparecem, vê-las com o Rei é uma sensação de tristeza e prazer, pois é tão lindo ver o Rei feliz e com o sentimento de “estou em casa”, pois para quem companha ele desde os momentos de depressão da primeira temporada, é tão incrível vê-lo como parte de algo na segunda <3

E a animação que da um brilho majestoso pra obra <33333 Eu particularmente AMO esse tipo de animação mais "quadro vivo", que parece uma pintura se movendo.

Sem contar as sacadas incríveis que eles jogam, como ilustrar as emoções, é tão inteligente e interessante, pois você se conecta com as emoções que os personagens estão sentindo no momento, como as cenas de tristeza do Rei, com um ambiente mais escuro e a sensação de afogamento, etc.

Esse anime é algo que TODO MUNDO deveria assistir, uma lição de vida incrível.

Hikaru Sakata
Hikaru Sakata
Reply to  Ajoo
11 , Julho , 2019 21:00

Obrigado por acrescentar algo ao post… E que venha a terceira temporada.

Shiba
Shiba
11 , Julho , 2019 19:04

Esse anime é um exemplo de uma direção executada com maestria.
Necessito de uma season 3 pra ontem.

Hikaru Sakata
Hikaru Sakata
Reply to  Shiba
11 , Julho , 2019 21:00

Todos os dias eu entro aqui no site esperançoso que anunciem uma terceira temporada.

JMB
JMB
11 , Julho , 2019 19:04

Um dos melhores animes dos últimos tempos na minha opinião. A forma delicada e ao mesmo tempo crua com que a Chica Umino trata temas como bullying e depressão é realmente tocante, nos fazendo refletir sobre tudo aquilo que está sendo retratado em cena.

A construção dos personagens também é algo digno de nota: todos são tão verossímeis que, ainda que vc não tenha passado pelos mesmos problemas/dilemas, é impossível vc não se ligar aos mesmos. O jeito que seus traumas, pensamentos e visões da vida são retratados é espetacular. Aliás, meus personagens favoritos são as irmãs Akari, em especial a Hina (uma das melhores personagens femininas de anime e mangá, na minha opinião), juntamente com o lindo e cheiroso do Nikaidou (verdadeiro símbolo de determinação, lealdade e amizade).

Enfim, um anime incrivelmente bom, que não deixa o ritmo cair em um só instante. Recomendo não só pra quem curte Slice of life, mas pra todos que curtem uma boa história, pois fala de temas contemporâneos que na minha opinião são pertinentes á todos. Espero que a JBC ou a NewPop acordem e tragam essa obra prima ao Brasil.

PS.: Ótima Review, não poderia ter feito trabalho melhor. E desculpem pelo textão.
PS2.: SHAFT, faça a terceira temporada acontecer! Eu nunca te pedi nada!

Hikaru Sakata
Hikaru Sakata
Reply to  JMB
11 , Julho , 2019 21:00

Obrigado, suas palavras apenas acrescentaram ao post…
SHAFT, POR FAVOR VEM LOGO COM A TERCEIRA TEMPORADA.

cloudribero
cloudribero
11 , Julho , 2019 19:04

O mangá ja acabou ?.

Hikaru Sakata
Hikaru Sakata
Reply to  cloudribero
11 , Julho , 2019 21:00

Não, ainda está em lançamento, e pela quantidade de capítulos fazendo um paralelo com o número de capítulos usados para fazer as duas temporadas, já seria possível uma terceira temporada.

Rodrigo
Rodrigo
29 , Outubro , 2019 4:15

Meu filho e eu achamos lindo o Anime e também aguardamos ansiosamente a próxima temporada. Muito boa sua análise, talvez pudesse ter incluído algum comentário sobre a importância da culinária japonesa nos segmentos que enviolvem a família da Hina.

?????? ?????
1 , Dezembro , 2019 16:42

O anime é incrível, mas as scans não vem traduzindo o manga, e o anime está bem mais a frente que o manga. Quando lança a nova temporada? Shu-ro-ro-ro-ro!