Sony Pictures Television e Aniplex consolidam Funimation, Wakanim e Madman

Sony Pictures Television e Aniplex consolidam Funimation, Wakanim e Madman

A Sony Pictures Television anunciou na passada terça-feira que está juntamente com a Aniplex a consolidar três empresas de aquisição e distribuição de anime de propriedade da Sony numa joint venture, são elas a Funimation nos Estados Unidos, a Wakanim na França e a Madman Anime Group na Austrália.

Antes da consolidação, a Funimation estava sob a Sony Pictures Television, enquanto as outras duas empresas estavam sob a Aniplex, da Sony Music Entertainment Japan.

Colin Decker, que se tornou gerente geral da Funimation em maio, vai liderar a joint venture, que adquirirá e distribuirá anime através das três empresas. A joint venture operará com o nome da Funimation e cobrirá 10 idiomas em 49 países, com cerca de 300 funcionários.

O primeiro projeto da joint venture é Fate/Grand Order Absolute Demonic Front: Babylonia. Além da Funimation, que transmite o anime no Japão, a Wakanim e a AnimeLab da Madman Anime Group terão uma janela de 30 dias de exclusividade de streaming nos seus territórios. A Variety revela que a Funimation terá uma janela de exclusividade de streaming de um ano numa versão com áudio localizado não anunciada.

A Sony Pictures Television Networks adquiriu uma participação majoritária na distribuidora norte-americana Funimation por 143 milhões de dólares em 2017.

Tal como noticiámos o ano passado a Funimation encerrou a sua parceria de compartilha de conteúdo com a Crunchyroll em novembro de 2018 e assinou um contrato de streaming com a Hulu. Em março, a Funimation e a plataforma chinesa de streaming bilibili anunciaram uma nova parceria para adquirir licenças de anime em conjunto “nos próximos anos”. A Funimation comprou a Manga Entertainment, que distribui principalmente animes no Reino Unido e na Irlanda, em maio deste ano.

A Madman Media Group vendeu a sua divisão de anime à Aniplex num acordo de 25 milhões de dólares no início deste ano, depois da Aniplex investir na Madman Entertainment em fevereiro de 2018.

Além da Funimation, a Sony é proprietária dos estúdios de animação  (Sword Art Online, Magi) e CloverWorks (DARLING in the FRANXX, PERSONA 5 the Animation) através da Aniplex. A Aniplex estabeleceu uma subsidiária com sede em Xangai em abril, com a intenção de iniciar uma produção de animação chinesa em “escala total”, além de vender merchandising.