Words Bubble Up Like Soda Pop – Análise

Lançado mundialmente no catalogo da Netflix no dia 22 de julho, mesma data de lançamento dos cinemas japoneses, o filme anime Cider no you ni Kotoba ga Wakiagaru (Words Bubble Up Like Soda Pop) chegou ao publico após ter sofrido um adiamento no mês de maio por causa de um estado de emergência no Japão.

O longa possui animação pela SIGNAL MD em colaboração com a Sublimation, a direção é de Kyōhei Ishiguro (Your Lie in April, Occultic;Nine), a história é de Dai Sato e o design de personagens é de Yukiko Aikei. A música é de Kensuke ushio.

No filme temos em seu elenco os atores de voz Ichikawa Somegorō VIII como Cherry, Hana Sugisaki (Rukia Kuchiki no live-action de Bleach) como Smile, Kōichi Yamadera como Fujiyama, Megumi Han como Bieber, Natsuki Hanae como Japan, Yuichiro Umehara como Toughboy, Megumi Nakajima como Julie e Sumire Morohoshi como Marie.

A história de “garoto-conhece-garota” mostra como as palavras e a música preenchem a lacuna entre Cherry, um rapaz que é péssimo em comunicar com as outras pessoas e Smile, uma menina que se esconde atrás de uma máscara. Eles encontram-se num shopping suburbano mundano numa cidade provincial.

Cherry usa sempre headphones e coloca os sentimentos que não consegue expressar no seu hobby, poemas haiku. Smile usa sempre uma máscara para esconder os seus grandes dentes da frente, para os quais ela tem aparelho dentário.

Adições ao elenco de Cider no you ni Kotoba ga Wakiagaru

Mesmo que tenha diversos elementos da cultura japonesa, Cider no you ni Kotoba ga Wakiagaru (Words Bubble Up Like Soda Pop) possui em sua historia temáticas universais sobre a falta de autoconfiança na adolescência. Cherry e Smile são personagens extremamente humanos e que embarcam a caça de um tesouro que traz o desenvolvimento do melhor deles no decorrer do filme. Outro ponto muito discutido no decorrer do filme é o poder que as palavras possuem, fica bem nítido a importância deste assunto ao mostrar que as palavras podem acabar gerando confusão quando ditas em um tom errado ou gerando animo quando faladas no momento certo.

O longa possui uma gama incrível de personagens interessantes e únicos. Apesar do foco ser principalmente em Cherry e Smile, os personagens secundários também ganham destaque. Outro ponto positivo é que o filme acaba explorando um mini universo ao mostrar a importância da preservação da história local.

Em questão de roteiro o filme é bem amarrado, os protagonistas terminam o longa de forma totalmente diferença do quando começaram, elementos essenciais não surgem do nada e alguns acontecimentos ocorrem de forma orgânica e até inesperada. Até a passagem de tempo é algo bem trabalhada no longa ao mostrar os protagonistas fazendo diversas coisas em telas separadas até o momento em que se encontram e as telas se juntam.

A animação produzida pela SIGNAL MD em colaboração com a Sublimation está muito bonita e bastante colorida, isso ajuda muito a passar o clima animado de diversos momentos. Já para os momentos mais tristes ou tensos é utilizado cores mais frias. Creio que exista uma mistura entre a animação tradicional e animação em CG, mas foram em apenas umas duas cenas que acabaram me gerando estranheza ao ponto de me desconectar do longa. A edição de som é outro ponto de extremo destaque no filme, quem assistir ao longa de fones (como foi o meu caso) conseguira ter uma percepção do cuidado do trabalho de som em objetos e na atuação de voz do elenco (com destaque para a atuação de Hana Sugisaki).

No geral, Cider no you ni Kotoba ga Wakiagaru (Words Bubble Up Like Soda Pop) é um filme com uma história simples mas muito divertida, sendo um ótimo entretenimento para ser assistido de forma despretensiosa. O longa possui ainda uma temática universal sobre a autoconfiança na adolescência e o poder das palavras. O roteiro é bem amarrado, com personagens únicos e uma animação muito bonita e colorida.

Filme anime Words Bubble Up Like Soda Pop foi adiado por tempo indeterminado

Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.