Yoshiyuki Tomino e Rumiko Takahashi vão receber homenagem do governo japonês

Yoshiyuki Tomino e Rumiko Takahashi vão receber homenagem do governo japonês
Rumiko Takahashi

A Agência de Assuntos Culturais do Japão anunciou esta sexta-feira que o criador de Gundam, Yoshiyuki Tomino, a mangaká Rumiko Takahashi e o fundador do estúdio de anime Eiken, Hidenori Murata, vão receber o prémio de Comissário para Assuntos Culturais pelo ano Reiwa 1, que começou a 1 de maio. O prémio homenageia “indivíduos que tiveram distinto sucesso em atividades artísticas e culturais”.

No anúncio podemos ler sobre Tomino:

Durante muitos anos, lançou uma infinidade de grandes obras como diretor de animação, ele esforçou-se para o crescimento da próxima geração e fez uma grande contribuição para a promoção das artes e da cultura do Japão.

Yoshiyuki Tomino
Yoshiyuki Tomino

Já sobre Rumiko:

À medida que ela lançou uma infinidade de grandes obras como criadora de mangás por muitos anos, ela foi dotada de sucessos notáveis dentro e fora do Japão, e deu uma grande contribuição para a promoção de Artes e cultura [do Japão].

Yoshiyuki Tomino criou e dirigiu Mobile Suit Gundam em 1979 e desde então dirigiu Zeta Gundam, Gundam ZZ, Char’s Counterattack, Aura Battler Dunbine e Gundam: Reconguista in G.

Rumiko Takahashi é conhecida como a criadora de mangás como Inuyasha, Ranma ½, Urusei Yatsura, MAO, RIN-NE e Maison Ikkoku.

Hidenori Murata foi o produtor executivo de animes como Cooking Papa, Captain, Ninpu Kamui Gaiden, Kobo-chan e Seton Dōbutsuki.