Cineastas japoneses pedem que governo ajude os mini cinemas

Cineastas, atores e membros da industria de cinema no Japão iniciaram uma campanha online pedindo apoio do governo japonês para ajudar os mini cinemas. Intitulado #SaveTheCinema, a campanha afirma que os efeitos econômicos causados pela pandemia de Covid-19 (novo coronavírus) irá afetar diretamente os mini cinemas e cinema independentes.

Contando com cerca de 50 mil assinaturas no Change.org, a campanha afirma que o cancelamento ou adiamento de eventos culturais por causa dos efeitos da pandemia no país irá causar damos imensos a industria do cinema do Japão. Eles afirmam também que que sem o apoio do governo muitos cinemas irão falir até o verão.

Atualmente as principais reivindicações da campanha são apoio financeiro de emergência para compensar a perda e o declínio de bilheterias nos locais onde foi implementada as politicas de quarentena e apoio financeiro para que os mini cinemas possam se recuperar após o termino da pandemia.

Lembrando que o Japão entrou em estado de emergência no dia 07 de abril em Tóquio e em outras seis prefeituras após o numero de pessoas contaminadas com Covid-19 aumentar no país. Este período de estado de emergência irá durar um mês e possibilita que os governadores das prefeituras possam pedir para a população evitar sair de suas casas, solicitarem o fechamento de escolas, restringir a abertura de varejo ou locais de aglomeração e solicitar terrenos ou edifícios para a construção de instalação medicas.