Factos interessantes sobre a história do incrível Demolidor

Factos interessantes sobre a história do incrível Demolidor

O Demolidor é sem dúvida um dos super-heróis mais queridos e antigos da Marvel. Com quase 60 anos de história, várias produções de entretenimento já foram realizadas com Matthew Murdock no centro das atenções, como bandas desenhadas publicadas, filmes, videojogos e séries.

Personagem de tanta relevância no mundo dos super-heróis, o Demolidor também conta com algumas curiosidades e factos interessantes que marcam a sua história.

Vermelho? Nada disso, a cor original do personagem era amarela

Quando criado pelo icónico Stan Lee e desenhado por Bill Everett, o Demolidor ainda não usava a tradicional cor rubra que actualmente caracteriza o personagem.

Nas primeiras bandas desenhadas publicadas, Murdock realizava os seus trabalhos de super-herói com uma roupa quase toda amarela que tinha uma parte preta no peito com a letra D escrita em vermelho.

No entanto, a caracterização em amarelo não durou muito. Nas publicações ainda da década de 1960, o Demolidor já salvava a cidade com a sua tradicional roupa em vermelho.

Demolidor já foi protagonizado em filme por Ben Affleck e foi um fracasso de crítica

O Batman não é o único super-herói que Ben Affleck já protagonizou nos ecrãs do cinema. Em 2003, o actor estadunidense foi selecionado para caracterizar o personagem em Demolidor – O Homem sem Medo.

Affleck, que sempre admitiu que o Demolidor é uma de suas histórias favoritas no universo da Marvel, treinou muito para o filme e assim leu todas as bandas desenhadas que envolvem o personagem.

Apesar da dedicação forte de Affleck para interpretar Murdock no cinema, o filme não obteve a crítica esperada. Realizado por Mark Steven Johnson, a produção tem nota baixa de 5,3/10 no site IMDb, que é uma das referências mundiais em avaliar filmes, séries e documentários.

Já o Metacritc, outro site renomado que compila as avaliações das produções cinematográficas, também relata negativamente o filme com nota 42/100.

Como nota de curiosidade, vale mencionar que Affleck não foi o único actor famoso a participar da produção. Os conhecidos Colin Farrell, Jennifer Garner e Michael Clarke Duncan também estiveram no filme.

Stan Lee já disse que o Demolidor tem um senso melhor que o Homem-Aranha

Poucas personalidades tinham tanto conhecimento para descrever os personagens da Marvel como Stan Lee. O estadunidense, que criou o Demolidor, o Homem-Aranha e vários outros super-heróis, apresentava um gosto pessoal pela história de Murdock.

Lee afirmou repetidas vezes que o Demolidor é um dos personagens mais inteligentes do universo Marvel e que tem um sensor para encontrar inimigos melhor que o do Homem-Aranha. Mesmo desconcentrado, Murdock é capaz de identificar pessoas até 180 metros de distância em 360 graus.

Cego, mas bom no póquer

O senso apurado de Murdock não é só útil para derrubar os inimigos. Na hora de praticar algum tipo de desporto, o personagem supera as suas dificuldades naturais.

Murdock, apesar de ser cego, consegue destacar-se no póquer. Por ser uma modalidade de cunho matemático e com informações incompletas, o super-herói é capaz de vencer os seus oponentes ao dominar toda parte teórica e estratégica. Mas não só: o personagem tem a capacidade de prestar atenção em detalhes físicos minuciosos — como a frequência cardíaca do oponente para saber se ele está a blefar ou não. Isso, por óbvio, é de grande ajuda nesse desporto.

O gosto de Murdock pelo póquer é visto em algumas histórias. Na banda desenhada #8 lançada em 2015, por exemplo, ele enfrenta competidores profissionais em um casino localizado em Macau e obtém a vitória para a surpresa dos adversários na mesa.

Participações em outras histórias da Marvel

Como já é frequente em personagens do universo Marvel, o Demolidor também é um super-herói que realizou algumas participações em outras histórias produzidas pela empresa.

É notória a amizade que o Demolidor tem com o Homem-Aranha, por exemplo. A primeira aparição de Peter Parker nas histórias de Murdock aconteceu ainda em 1964, no ano de estreia das bandas desenhadas do Demolidor.

Mais tarde na história de Murdock, ele revelou para o Homem-Aranha a sua identidade como um super-herói e Parker fez o mesmo. Após esse acontecimento, a amizade entre eles ficou mais forte e outras parcerias entre ambos aconteceram com o passar dos anos.

Murdock também já associou-se com o Quarteto Fantástico, mas a parceria entre ele e a equipa dos quatro super-heróis não durou muito tempo. Em outra aparição com personagens diversos da Marvel, o Demolidor enfrentou o Incrível Hulk, quando Bruce Banner ainda não conseguia controlar-se emocionalmente.