Em entrevista à Entertainment Weekly, o diretor Wes Ball (trilogia Maze Runner) revelou o seu fascínio pelos animes do famoso Studio Ghibli (A Viagem de Chihiro; O Meu Vizinho Totoro; O Castelo Andante; A Princesa Mononoke) e que espera transmitir essa sua paixão pelas obras do consagrado diretor Hayao Miyazaki para o seu filme live-action de The Legend of Zelda.
Wes Ball comentou:
… este incrível filme de fantasia e aventura que não é como O Senhor dos Anéis, é algo próprio. Eu sempre disse que adoraria ver um Miyazaki live-action. Essa maravilha e capricho que ele traz para as coisas, eu adoraria ver algo assim.
O diretor deixou também uma promessa aos fãs:
Vai ser incrível. Toda a minha vida levou-me a este momento. Eu cresci com Zelda e acho que é a propriedade mais importante, que é IP inexplorado, por assim dizer. Então, estamos a trabalhar muito para fazer algo. Não estamos a tentar fazer isto apenas porque podemos. Queremos fazer algo realmente especial.
Atualmente na Nova Zelândia, onde está a supervisionar a pós-produção de Kingdom of the Planet of the Apes, a continuação após muitos anos da história de War for the Planet of the Apes (Planeta dos Macacos: A Guerra), que vai estrear em maio de 2024, Wes Ball afirmou que depois deste projeto vai passar para o live-action de The Legend of Zelda.
Estamos a trabalhar no argumento, e se é o próximo ou não, é difícil dizer exatamente. Mas certamente o plano é, depois que Macacos terminar, descansar um pouco por um momento, e depois mergulhar em [Zelda] e, esperançosamente, dar aos fãs o que eles esperam, e também convidar novas pessoas. Acho que o desejo da Nintendo é apresentar às pessoas este mundo que já existe há 40 anos.
O filme, que ainda não possui previsão de lançamento, vai ser produzido pela Nintendo e pela Arad Productions Inc., com distribuição pela Sony Pictures, direção de Wes Ball (trilogia Maze Runner) e produção executiva de Shigeru Miyamoto, representando a Nintendo, e Avi Arad, que também já produziu filmes de Spider-Man na Sony Pictures.
O filme será co-financiado pela Nintendo e Sony Pictures Entertainment Inc., com mais de 50% do financiamento pela Nintendo. A distribuição do filme será feita mundialmente pela Sony Pictures Entertainment Inc.
Com o seu primeiro jogo lançado em 1986 para a Nintendo Entertainment System, a franquia The Legend of Zelda já ganhou diversos jogos para as mais variadas plataformas da Nintendo, sendo que o seu mais recente jogo foi The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (TOTK) para Nintendo Switch. The Legend of Zeld também teve os seu jogos adaptados para mangá e outros produtos.