Depois da semana passada proibir o filme anime Akira, o governo russo proibiu agora acesso a mais conteúdo japonês, incluindo a adaptação para dois filmes live-action de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin), o filme animado Mortal Kombat Legends: Scorpion’s Revenge e a série de culto Happy Tree Friends.

De acordo com uma publicação feita no Telegram oficial do United Press Service dos Tribunais de São Petersburgo, o tribunal decidiu a 7 de julho “declarar uma combinação de cinco filmes e séries diferentes como proibidos de serem transmitidos” na Rússia, uma combinação que incluiu os três títulos acima mencionados, bem como Dante’s Inferno: An Animated Epic e Dead Space: Downfall, baseado nos videojogos da Visceral Games com o mesmo nome.

O tribunal partilhou também as conclusões coletivas de vários especialistas externos sobre o conteúdo de cada uma das obras proibidas na tentativa de explicar o raciocínio por trás da recente decisão do tribunal para “proteger o correto crescimento” das crianças.

Sobre Mortal Kombat Legends: Scorpion’s Revenge

Cenas de extrema crueldade prevalecem nos desenhos animados, artes marciais sangrentas, desmembramento de corpos, elementos de canibalismo, raios-X de ossos e órgãos danificados, paisagens noturnas escuras são pintadas numa cor vermelho sangue, a tradução russa tem linguagem obscena e jargão. Assistir ao desenho animado pode ter um efeito motivador no comportamento agressivo, autoagressivo ou autolesivo.

Sobre o 1º flme live-action de Attack on Titan

Os especialistas descobriram que a filmagem inclui cenas incomparáveis ​​na crueldade: titãs nus destroem e comem as pessoas, devoram crianças, rios de sangue, antes da cena final do filme existe um clima deprimente de desamparo e desesperança. O consumo deste filme por menores pode prejudicar a saúde mental e o desenvolvimento espiritual e moral das crianças, bem como a formação de reações fóbicas nas mesmas.

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.