Mais...
    InícioJapãoProfessores japoneses cortaram "à força" o cabelo de 44 alunos

    Professores japoneses cortaram “à força” o cabelo de 44 alunos

    Porque nada promove um ambiente de aprendizagem saudável, como traumatizar estudantes com uma tesoura à frente dos seus colegas...

    Professores japoneses cortaram "à força" o cabelo de 44 alunos

    Lembram-se de o ano passado termos noticiado que uma japonesa foi expulsa da escola por ter cabelo castanho?

    A obsessão das escolas japonesas pelo “dress code” e o seu incentivo para que os alunos sejam todos iguais acabou de ganhar novas proporções quando seis professores da Mizuhashi High School na prefeitura de Toyama utilizaram tesouras para cortar o cabelo de 44 alunos que foi considerado muito longo e contra o código de vestimenta da escola.

    Sim, porque nada promove um ambiente de aprendizagem saudável, como traumatizar estudantes com uma tesoura à frente dos seus colegas.

    De acordo com a escola, os “cortes de cabelo” começaram em abril do ano passado e continuaram até ao mês passado. A escola realizou uma “verificação de uniforme” mensal, durante o qual o comprimento do cabelo dos alunos foi examinado. Estudantes com cabelos considerados mais longos do que o aceitável foram avisados, mas se não cortassem o cabelo fora da escola, os professores tornavam-se juízes, jurados e executores e cortavam sempre que achavam necessário.

    Esta prática foi denunciada pelo Yahoo! News Japan sendo que até ao momento não foi tornado claro se os professores em questão tinham formação para cortar cabelo e claro que um bom corte não deveria estar no topo das suas prioridades.

    Após a polémica o diretor Yasuhiro Nakada fez uma declaração pública, afirmando:

    Isto é algo que não deveria acontecer. De agora em diante, teremos pessoal da administração presente durante as verificações uniformes para garantir que isto não aconteça novamente

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    25 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    25 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Jhonatan Nascimento
    Jhonatan Nascimento
    11 , Julho , 2019 21:22

    Eu ja Meti a mao em professo pq fiko tirando sarro mim, pq eu desenha DBZ na capa dos meus cadernos qdo era novo, professor fosse fazer isso cmg eu fazia comer a tesoura.

    toygame lan
    toygame lan
    11 , Julho , 2019 21:22

    regras é uma coisa,obsessão doentia é outra,por isso suicido é alto no japão

    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    11 , Julho , 2019 21:22

    Alguns coleguinhas abaixo parecem não olhar a coisa como ela é. Não se trata de seguir normas de conduta, mas sim porque essas normas de conduta têm embasamento em xenofobia e racismo. Todo mundo tá careca de saber como estrangeiros (sem ascendência asiática) são tratados em países como o Japão e Coreia do Sul, não precisa nem pesquisar a fundo para encontrar evidências do que falo. Isso não é herança da segunda guerra, vem bem antes disso. E claro, não estou julgando-os, o país é deles, eles tem o direito de querer preservar a sua história e costumes da malvada influência externa (risos). Só ressalto que não adianta tentar passar pano, o assunto em questão não tem correlação alguma com a qualidade do ensino japonês

    Lucio
    Lucio
    11 , Julho , 2019 21:22

    É triste, mas se for pra ser assim, ou como é aqui. Eu prefiro esse exagero mesmo.

    Edit: Acho que as pessoas pensaram que eu defendi a conduta dos professores com esse coment, não sei como diabos pensaram isso mas o que eu quis dizer é que esse problema deles quando comparado com os nossos é muito menor, e seria preferível ter isso no lugar dos que temos aqui.

    Vincent Kovacs
    Vincent Kovacs
    Reply to  Lucio
    12 , Julho , 2019 0:31

    e já que é para se generalizar… prefiro que crianças não cometam suicídio pela sua vida escolar com a frequência que rola no japão.

    Davi
    Davi
    Reply to  Vincent Kovacs
    12 , Julho , 2019 2:12

    Uou, pegou pesado. Mas foi uma rebatida perfeita.

    Lucio
    Lucio
    Reply to  Vincent Kovacs
    12 , Julho , 2019 2:12

    Entre suicídio e mortes que tem aqui por falta de atenção, ou por ignorância, eu realmente não tenho como escolher.

    Vincent Kovacs
    Vincent Kovacs
    Reply to  Lucio
    12 , Julho , 2019 3:42

    Muito atrasado, mas o tema aqui é ensino, não violência. Aí é outro tópico e as diferenças são fora da minha alçada como formando em licenciatura.

    Vincent Kovacs
    Vincent Kovacs
    Reply to  Lucio
    12 , Julho , 2019 0:31

    Sei lah… acho que cê falou besteira. Isso nem eh regra no japão, não tem um código preciso de regras para corte de cabelo, como os próprios envolvidos no caso falaram, foi só professores idiotas querendo mostrar poder sobre crianças.

    Lucio
    Lucio
    Reply to  Vincent Kovacs
    12 , Julho , 2019 2:12

    Eu falei generalizando, pois isso lá são os casos extremos para eles, para nós ver uma criança morrendo em uma escola nem extremo é mais, logo são níveis diferentes, ta ai a comparação, o maior problema são as taxas de suicídio mesmo, mas elas costumam ocorrer devido mais a sociedade deles, e não a educação em si.
    E antes que pense não estou defendendo os japoneses. Apenas disse “Esse é menos ruim que tal outro”.

    Vincent Kovacs
    Vincent Kovacs
    Reply to  Lucio
    12 , Julho , 2019 3:42

    Bem, a violencia também tem a ver com nossa sociedade e está intrinseca a ela, então também não caberia aqui julgar isso. Porém ainda acho que sua opinião está equivocada, pois o suicidio lá tem sim muita culpa do próprio método de ensino também.

    A maneira como ele é visto como a única coisa importante na vida de muitas crianças, onde eles tem que fazer cursinhos para a faculdade bem cedo, onde as notas são importantissimas para definir o futuro dessas crianças, onde os clubes são praticamente empurrados para os alunos como algo que é excencial para o seu futuro, fazendo com que muitos tenhas que entrar neles mesmo que não tenham muitos interesses…. Isso para não falar da pressao que as tabelas com notas das turmas geram a cada novo semestre de provas. Todos estes fatores corroboram para que a taxa de suicidio seja alta, claro que há também coisas como a construção familiar, a pressao parental e psicologica sobre as crianças devido a terem uma vida mais facil que a de seus pais e avôs que sobreviveram a guerra e reergueram o país, enquanto que elas são vistas como o mesmo como crianças fracas e frouxas.

    Tem sim a questão social, mas não dá para dizer que ela é a unica coisa que define a taxa de suicidios, e também não dá para dizer que um sistema hierarquico dentro da própria escola, que beira ao ditatorial, também não influencia, como muito bem nos apresenta essa matéria.

    Ivar, The Boneless
    Ivar, The Boneless
    11 , Julho , 2019 21:22

    Porra glr, corta vamo cortar esses cabelos ai né.

    Otavio Sabino
    Otavio Sabino
    11 , Julho , 2019 21:22

    é ……… isso me faz lembra da segunda guerra mundial quando o japão se uniu a hitler e Benito Mussolin na segunda guerra mundial , querendo ou não os japoneses herdaram um pouco do pensamento de seus avos , claro que isso ai não tem nada a ver com a segunda guerra mundial, so to falando do modo que as regras são parecidas com a época da segunda guerra não são nada construtivas so e uma regra pra demonstra poder e autoridade.

    Márcio Rogério
    Márcio Rogério
    11 , Julho , 2019 21:22

    País com regras é assim, sabe que está em uma escola de regras rígidas e que são cumpridas, não tem do que reclamar se não está fazendo o certo. É por isso que lá é 1º mundo mundo e aqui no Brasil é uma bagunça. Os professores fizeram errado, mas esses alunos contenteza não eram peça boa.

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  Márcio Rogério
    12 , Julho , 2019 0:31

    regras é uma coisa,obsessão doentia é outra

    thomaz
    thomaz
    Reply to  Márcio Rogério
    12 , Julho , 2019 0:31

    Dizem que as escolas militares brasileiras são bem rígidas com um padrão de ensino muito bom. Quanto as escolas públicas, dependendo do lugar é uma desgraça sem salvação mesmo.

    Febaxmann
    Febaxmann
    Reply to  Márcio Rogério
    12 , Julho , 2019 0:31

    Finlândia é considerado um dos melhores lugares do mundo para se viver, está no topo do ranking de quase tudo que é bom, inclusive educação, assumindo a liderança como o melhor sistema de ensino do mundo atualmente, e lá isso não existe, os alunos tem certa liberdade para se expressarem e usar as vestimentas em que se sentem confortáveis.

    Não me entenda mal, eu acho o Japão anos luz à frente do Brasil e de qualquer outro país da América Latina e Europa e caso surgisse uma oportunidade de emprego por lá boa eu aceitaria tranquilamente, mas eu também vejo o Japão atrasado em muitos aspectos e para um país de primeiro mundo, algumas coisas não deveriam ser aceitas; como os dois fatos mencionados na notícia.

    Eles são muito avançados em muitas coisas, mas totalmente inflexíveis e “tradicionais” em outros pontos. Em minha humilde opinião, eu acho que eles ainda precisam melhorar em algumas áreas.

    Vincent Kovacs
    Vincent Kovacs
    Reply to  Márcio Rogério
    12 , Julho , 2019 0:31

    Isso não é regra do país, tanto que só aconteceu em uma escola, achar que só porque lá é “primeiro mundo” temos desculpa para qualquer merda que lá aconteça ser respaldada é uma idiotice.

    Como ficou claro na notícia do yahoo japan isso não devia acontecer e esses professores e a escolam deveriam ser punidos.

    Otavio Sabino
    Otavio Sabino
    Reply to  Márcio Rogério
    12 , Julho , 2019 0:31

    uma coisa e ter regras construtivas outra coisa e ter regras da era da segunda guerra mundial.

    Márcio Rogério
    Márcio Rogério
    Reply to  Otavio Sabino
    12 , Julho , 2019 2:12

    Em todos os animes as regras de conduta e vestimenta são mostrados, nunca percebeu? Esses alunos que não concordam com regras são vistos como desordeiros. Lá, uma boa conduta leva a uma boa experiência profissional, ninguém quer trabalhar com quem não respeita regras. Algumas empresas aqui no Brasil ainda pedem o histórico escolar, no Japão é procedimento padrão.

    Otavio Sabino
    Otavio Sabino
    Reply to  Márcio Rogério
    12 , Julho , 2019 3:42

    então obriga os alunos ter cabelo curto ou longo vc acha normal ? concordo com vc em grande parte mas tem regras que não soma nada e corta o cabelo igual a todos e uma delas , se o cara que ter o cabelo grande, curto , careca isso devia ser uma opção pessoal.

    Davi
    Davi
    11 , Julho , 2019 21:22

    Não me parece uma situação tão cabeluda assim pois os professores cortaram bastante.

    Ray Santos
    Ray Santos
    Reply to  Davi
    12 , Julho , 2019 0:31
    Seto Kaiba
    Seto Kaiba
    Reply to  Ray Santos
    12 , Julho , 2019 2:12

    Aah, o quê!? Prassodia? Isso é impossível! Ninguém nunca conseguiu invoca-lo!

    Daniel Santos
    Daniel Santos
    11 , Julho , 2019 21:22

    Esses Professores tem alguma coisa na cabeça,pra fazer uma ditadura dessa.
    E ainda pra variar o diretor e um incompetente por só perceber quando a notícia chegou as autoridades. E lamentável?

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares