A Sony submeteu uma patente sobre a capacidade dos jogos adequarem em tempo real a dificuldade dos jogos de acordo com o estilo de jogo do jogador.
Podemos ler na patente:
Os métodos da presente divulgação podem reunir dados quando um utilizador joga um ou mais tipos diferentes de jogos quando são feitas determinações se a dificuldade de um jogo deve ser alterada. Os dados reunidos podem ser avaliados para identificar se um nível de desempenho do jogo do utilizador corresponde a um nível esperado de desempenho.
Quando o nível de desempenho de jogo do jogador não corresponde a um nível de desempenho esperado, os parâmetros que alteram a dificuldade do jogo podem ser alterados automaticamente. Parâmetros relacionados à velocidade de movimento, atraso ou hesitação, força de personagem, número de competidores ou outras métricas podem ser alterados gradualmente até que o nível de desempenho atual do utilizador corresponda a um nível de expectativa de um determinado jogador atualmente a jogar o jogo.
Neste momento, o nível de expectativa do jogador pode ser alterado e o processo pode ser repetido à medida que as habilidades do utilizador são desenvolvidas ao longo do tempo.