Apresentação de Days Gone em Lisboa

A OtakuPT esteve presente recentemente na apresentação oficial do jogo Days Gone em Lisboa, onde a Bend Studios apresentou o novo exclusivo PlayStation 4 que chega às lojas no próximo dia 26 de abril.

Apresentação de Days Gone em Lisboa | Primeiras impressões

O evento organizado pela Playstation Portugal, dirigido à comunicação social, arrancou com uma breve apresentação do jogo conduzida por Emmanuel Roth, Senior Staff Animator na Bend Studios, a seguir à qual todos os convidados tiveram a oportunidade de experimentar a mais recente versão deste novo exclusivo da PlayStation 4.

Gameplay

Apresentação de Days Gone em Lisboa | Primeiras impressões

Sobre o gameplay tive a oportunidade de jogar a primeira hora e meia, desde o início do jogo, também com todas as cut scenes. A primeira coisa que notei de diferente na jogabilidade foi a condução, muito jogos hoje em dia têm uma condução muito “automática”, tendo o jogador que fazer quase nada para controlar o veiculo.

Em Days Gone a condução é bem manual, qualquer variação de terreno que haja a mota muda de direção e dependendo se o terreno tiver lama ou não a moto derrapa também. Se por acaso quiserem fazer uns tricks com a mota ou saltar grandes distâncias eu desencorajo essa atitude, até porque a mota vai ficar danificada e como podemos ver em vários gameplays e trailers o jogador sem a mota não tem muitas hipóteses de sobrevivência, a mota tem de ser encarada como uma personagem que têm de proteger a todo o custo.

E a moto apesar de ter um sistema de upgrade onde se pode modificar e alterar praticamente “tudo”, esse opção ainda não estava disponível.

Days Gone tem um sistema de craft bem simples onde basta reunir as peças ou partes em falta e no próprio seletor das armas é feito o craft muito rápido.  Outro ponte a debater é o uso de armas, cada tiro soa impactante e as armas têm todas um “aim” bem realista e preciso. Sobre o combate, pareceu-se bem feito tendo várias armas ao dispor como a faca ou o taco de basebol, o jogo também incluído um sistema de esquivar que neste caso é um rolamento para os lados.

Para terminar, no geral tive uma experiência bem positiva com jogo e felizmente durante o tempo que joguei não tive nem notei quebras de fps, mesmo no mundo aberto e graficamente o jogo está muito bonito e interativo.


Emmanuel Roth | Senior Animator Staff na Bend Studio

De salientar que, entre os convidados, esteve o consagrado ator Filipe Duarte, que dá a voz portuguesa ao protagonista de Days Gone: Deacon St. John, um antigo motoqueiro marginal, caçador de recompensas, que tenta encontrar um motivo para viver num mundo devastado por uma pandemia letal.

Apresentação de Days Gone em Lisboa | Primeiras impressões

Durante o evento, o ator admitiu ter sido um desafio muito grande dar a voz a Deacon St. John, uma personagem que, para ele “é um espírito livre, com um lado humano muito forte”. “Foi também muito gratificante uma vez que, tal como o Deacon, também eu sou motoqueiro”, afirmou Filipe Duarte.

Apresentação de Days Gone em Lisboa | Primeiras impressões

Com data de lançamento prevista para o dia 26 de abril, em Days Gone, os jogadores terão que conduzir uma batalha desesperada pela sobrevivência na pele de Deacon St. John, numa terra rodeada pela morte. Para isso, terão que liderar o combate contra hordas de Freakers – humanos degenerados que se tornaram em monstros canibalescos – e outras ameaças humanas temíveis. Além disto, terão ainda oportunidade de explorar um vasto mundo aberto onde o tempo imprevisível e as diferentes horas do dia ou da noite podem apresentar perigos e causar surpresas fatais.

O OtakuPT é um site internacional composto por elementos de várias nacionalidades dedicado a anime, mangá, videojogos e cultura POP.