Astro’s Playroom é o jogo de introdução à Playstation 5 que visa apresentar todas as funcionalidades da nova consola da Sony bem como permitir aos jogadores experienciar todo o potencial imersivo do Dualsense.

Desenvolvido pela ASOBI Team, uma divisão do Japan Studio fundado em 2012 por Nicolas Doucet, Astro’s Playroom é uma sequela de Astro Bot Rescue Mission e acompanha gratuitamente todas as consolas Playstation 5.

Se acabam de adquirir uma Playstation 5 este é sem dúvida nenhuma o primeiro jogo que devem experimentar pois vai servir para se familiarizarem com a nova interface dos jogos e mecânicas.

Produzido a pensar exclusivamente na Playstation 5 o jogo é rápido, muito rápido, tirando partido do poder e do SSD personalizado da consola, lançar o jogo pela primeira vez é muito rápido e saltar de uma área do jogo para outra é ainda mais rápido, praticamente instantâneo.

Graficamente o jogo é muito competente, o nosso pequeno protagonista é apresentado com muito detalhe num ambiente cheio de pequenas coisas a acontecer e não registamos qualquer perda de frames ou abrandamentos. Apesar de múltiplas coisas a acontecer ao mesmo tempo, tudo corre de uma maneira bem fluida.

Uma carta de amor aos fãs da Playstation!

A ação de Astro’s Playroom acontece dentro de uma Playstation 5 e o jogo é divido em 4 grandes aéreas que representam 4 das principais características da consola de nova geração da Sony. Temos assim “Via Rápida SSD”, “Fontes de Refrigeração”, “Selva da GPU” e ainda “Prado da Memória”. Cada uma destas áreas é dividida em mais 4 segmentos, significando isto que termos de gameplay não é o jogo com mais horas, mas isso é compensado pelas inúmeras referências e segredos escondidos no jogo.

Desde jogos clássicos que se tornaram referência na Playstation às próprias consolas anteriores da Sony, vão encontrar toda uma panóplia de pequena menções e segredos que vos vão fazer sorrir. Não os vamos aqui mostrar pois claramente iria estragar a vossa experiência.

Piscar de olho ao futuro!

E depois entramos no grande destaque, tal como Astro Bot Rescue Mission, também Astro’s Playroom serve para destacar algo, neste caso o fantástico DualSense, aliás a combinação Astro’s Playroom e DualSense faz-nos sonhar com todas as imensas possibilidades que futuros jogos podem implementar.

Astro’s Playroom foi concebido não só para mostrar as capacidades de processamento da Playstation 5 mas também como apresentação do DualSense e o resultado é impressionante.

Cada uma das 4 áreas do jogo vai destacar uma funcionalidade diferente do DualSense e o gameplay é super imersivo. Embora seja sempre difícil colocar em palavras o feedback tátil transmitido pelo DualSense fiquem com a ideia que por exemplo através do seu feedback háptico vão conseguir distinguir se estão a andar em cima de madeira, água, metal, sobre um campo de ervas, tudo de uma maneira bem diferenciada, até a resistência do vento vão conseguir sentir. A ajudar têm também o altifalante do DualSense que bem mais competente que o do Dualshock 4 ajuda com a componente sonora a completar a sensação de imersão. Aliás, em Astro’s Playroom vocês vão conseguir sentir cada um dos passos do personagem, deveras impressionante.

Passamos depois para as estrelas do DualSense, os Gatilhos Adaptáveis que vão adicionar ainda mais uma camada de imersão ao jogo. Num dos níveis por exemplo vão controlar a compressão de uma mola para fazer saltos isto de uma maneira progressiva com o nível de pressão que colocam nos gatilhos a corresponder ao nível de compressão que vêm no ecrã, noutro vão controlar o impulso individual de dois foguetes e literalmente vão sentir o efeito da propulsão em cada uma das mãos de forma independente e conforme vão apertando o gatilho maior será a propulsão.

Num dos níveis vão utilizar o microfone do DualSense, sim leram bem, o microfone, basicamente com o sopro conseguem controlar a intensidade do vento e uma das experiências mais interessantes que Astro’s Playroom proporciona é o esmagar de um objeto com os gatilhos. Imaginem que controlam um braço robótico e agarram uma bola, vão com o gatilho ir apertando a bola e sentido a resistência do material até chegarem a determinado ponto em que o gatilho oferece muita resistência, no entanto, se continuarem a aplicar mais pressão ao gatilho este subitamente cede, transmitindo uma sensação como se a tivessem partida, e conseguem puxar o gatilho todo até ao fim e no ecrã a bola é completamente esmagada por termos ultrapassado o seu ponto de resistência. É daqueles momentos “WOW” que vão sentir graças ao DualSense.

Em conclusão, mais que um jogo muito competente, Astro’s Playroom é um vislumbre de todo o potencial tecnológico que a Playstation 5 tem para oferecer e uma excelente introdução à nova geração. Por isso, é um jogo obrigatório, daqueles que quando os vossos amigos foram a vossa casa experimentar a Playstation 5 vão querer mostrar para os impressionar.

Em cima podem ver a nossa video review de Astro’s Playroom. Esta é uma boa altura para subscreverem o nosso canal de youtube.

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.