Criador de Sonic the Hedgehog não gostou de ver a Sega oferecer Sonic the Hedgehog 2

O lendário designer de jogos Yuji Naka diz que gostaria que a Sega valorizasse um pouco mais os jogos de Sonic

Criador de Sonic the Hedgehog não gostou de ver a Sega oferecer Sonic the Hedgehog 2

A Sega está atualmente a comemorar o seu 60º aniversário e como parte das celebrações a companhia nipónica decidiu oferecer gratuitamente no Steam os jogos Sonic the Hedgehog 2 e Nights into Dreams, algo que não caiu bem no criador Yuji Naka.

Lançado em 1992 e 1996, respetivamente, Sonic 2 e Nights são dois dos títulos mais respeitados da história da Sega. Estes dois jogos têm algo em comum, já que o desenvolvimento de ambos foi liderado pelo lendário programador / produtor da Sega Yuji Naka que sobre a oferta dos jogos afirmou:

Então, não, eles fizeram Nights grátis também. Primeiro Sonic 2 e agora isto – o que está a acontecer com a Sega?

Eu acho que seria bom para eles valorizarem Sonic e Nights um pouco mais, mas eu acho que isso não pode ser evitado, já que eles são agora jogos antigos.

Naka não ficou por aí a expressar a sua frustração com a forma como as suas criações estão a ser tratadas atualmente. Ele também questionou a maneira como os créditos dos jogos gratuitos do Steam estão a ser tratados, questionando o que ele vê como um destaque mais proeminente das equipas que fizeram os ports Steam de Sonic 2 e Nights do que para as pessoas que originalmente fizeram os jogos para a Mega Drive e Saturn.

Como de costume, quando você olha os créditos listados, não há menção das pessoas que realmente fizeram esses jogos. Isso realmente parece estranho. Acho que coisas como estas são a razão pela qual a indústria de jogos não é boa. Eles provavelmente exibem os nomes dos criadores originais depois de vencer o jogo, mas há tantas pessoas listadas que não tiveram nada a ver com a sua criação.

Todo o motivo pelo qual o port pode ser tão bom é por causa das pessoas que fizeram o original em primeiro lugar, então acho estranho agir com orgulho como se fosse o jogo da equipa que fez o port. Os nomes dos criadores dos jogos originais não deveriam ser visíveis mesmo sem superá-los? Ou talvez eles não devessem listar o nome da equipa do port?

Subscreve
Notify of
guest

11 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Ronanfalcon
Ronanfalcon
22 , Outubro , 2020 1:35

Não concordo com ele, acho que isso não foi em nada desonroso pro jogo, e que foi um pouquinho de bondade conosco, os jogadores que amamos o Sonic.

Onde ele estava pra criticar o tanto que o Sonic foi esquecido pela SEGA em praticamente uma dácada? É nesse ponto que ele deveria ter se manifestado, não em uma coisa tão pequenas dessas.

Ruben Miguel
Ruben Miguel
22 , Outubro , 2020 1:36

a serie do SONIC ja nao da dinheiro como antigamente , agora os yakuzas e que rende a SEGA,
sonics andam a ser ma qualidade, ate a versão de fans”sonic mania” consegue ser muito melhor do que dos devs da team sonic

madmonkey mcknight
22 , Outubro , 2020 1:36

Isso é meio estúpido, o jogo já saiu há quase 30 anos não vai dar lucro absolutamente nenhum para além de que qualquer smartphone roda isso sem problemas. É melhor para o jogo se ter tornado grátis temporariamente pois assim acaba por fazer várias pessoas jogarem o jogo que de outra forma não jogariam. Quanto à situação dos créditos aí concordo

Cesar Vitor Reis Tavares
Cesar Vitor Reis Tavares
24 , Outubro , 2020 12:31

Eu só concordo com relação aos creditos,deveriam dar mais valor aos desenvoldores originais desses jogos e dar credito tambem pra eles.

toygame
toygame
24 , Outubro , 2020 12:31

A sega fez uma merda de comemoração de 60 anos ,lançou jogos que ficavam só um dia disponivel e eram todos ruins.O prototico de golden axe mesmo vergolha alheia soltara aquilo

Carlos santos
Carlos santos
24 , Outubro , 2020 12:31

Essa comemoração de 60 anos da sega foi um lixo total

Dougfulll
Dougfulll
24 , Outubro , 2020 12:31

Cara é um jogo antigo pra carai. Não vai desvalorizar nda dando de graça kkkkk

Carlos santos
Carlos santos
Reply to  Dougfulll
25 , Outubro , 2020 10:54

Esse povo quer dinheiro com algo que tem pirata na net a anos kkkkkkkkkkkk

E Essa comemoração de 60 anos da sega foi um lixo total,por isso deve estar dando sonic free

Febaxmann
Febaxmann
24 , Outubro , 2020 12:31

Hmm.

– Oferecer o jogo de graça por um curto período de tempo não significa desvalorizar o produto, ainda mais quando ele foi lançado nos anos 90. Essa reclamação parece mais ser motivada por questões financeiras e fica pior ainda quando vemos os preços de alguns jogos clássicos. Alias, crianças hoje em dia não curtem muito jogos clássicos e a nostalgia está mais para quem era criança nos anos 90; oferecer o jogo de forma gratuita pode até despertar o interesse de quem nunca jogou games antigos para outros títulos a venda na Steam.

– Ele tem razão quanto aos créditos. Tanto os devs que fizeram o port quanto os que criaram o jogo deveriam ser mencionados/

antonio carlos
antonio carlos
Reply to  Febaxmann
25 , Outubro , 2020 10:54

ele deve sentir q isso está desvalorizando o trabalho e esforço q ele e a equipe tiveram naquela época e q hj em dia esses jogos n valem nda.
ate tiverem brigas internas por causa da engine de nigths estava sendo utilizada no sonic extreme sem o consentimento do naka

1102
1102
24 , Outubro , 2020 12:31

Cara… o que dizer sobre isso além de que de graça até injeção na testa.