Microsoft partilha a carta escrita quando tentou adquirir a Nintendo

As coisas hoje certamente seriam muito diferentes

A Xbox partilhou um dos registos mais interessantes da sua história.

Durante o ano de 1999, e com a Microsoft prestes a entrar no mercado nas consolas, decidiu fazer o impensável e comprar a Nintendo. Este como sabemos foi um episódio caricato que culminou com os executivos da empresa de Quioto a rirem-se à gargalhada de uma ambição desmedida.

Mesmo que este seja um momento caricato, a Microsoft não o nega nem esconde, e nestas celebrações alusivas ao 20.º aniversário da Xbox Original decidiu partilhar a carta… parcialmente visto que apenas podemos ler breves passagens.

O documento, foi enviado por Rick Thompson (responsável na altura pela divisão de hardware Xbox) para Jacqualee Story da Nintendo e relata a tentativa de marcar uma reunião com Hiroshi Yamauchi (o presidente da Nintendo neste período), e Genyo Takeda (o responsável pelo hardware da mesma empresa). Contudo, mesmo com uma batalha perdida a Microsoft um ano mais tarde voltaria à carga com uma nova proposta. Enquanto a Microsoft criaria o hardware para a sucessora da Nintendo 64 a Nintendo criaria os jogos, e juntas formariam uma aliança para derrubarem a poderosa Sony PlayStation 2. Como sabemos essa visão também não se concretizou, mas não deixa de ser interessante que hoje tudo podia ser muito diferente, já imaginaram como seria?

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.