Já aqui falamos sobre o lançamento de uma PlayStation 5 Pro no final de 2024 e do rótulo “PS5 Pro Enhanced”, e agora o The Verge não só tem a confirmação de que a consola vai mesmo ser lançada como sabe que a Sony está a pedir aos produtores de videojogos para garantirem que os seus jogos são compatíveis com a PS5 Pro, com foco na melhoria do ray tracing.
Com lançamento previsto para o final de 2024, a PlayStation 5 Pro seja 45% mais rápida do que a PlayStation 5 Standard e proporcione um Raytracing 2 a 3 vezes superior em alguns casos.
Estas são as alegadas especificações da PlayStation 5 Pro:
Memória do sistema:
- PlayStation 5 standard – 448 GB/s (14 GT/s)
- PlayStation 5 Pro – 576 GB/s (18GT/s) – Um aumento de 28% em relação ao modelo atual.
De salientar que a memória de sistema da PlayStation 5 Pro vai ser mais eficiente do que a do modelo atual, por isso o ganho de largura de banda na memória poderá traduzir-se em 28%.
Processador:
O processador vai ser praticamente idêntico ao da PlayStation 5 standard, no entanto, como o modelo Pro vai estar munido com a arquitetura RDNA 3 e um “Modo de Frequência Elevado do processador”, semelhante ao Boost da PlayStation 4 Pro, o aumento da frequência do processador vai ser 3,85 GHz, um aumento de 10% em relação ao da consola standard.
Áudio:
O ACV na PlayStation 5 Pro funciona a uma velocidade de clock superior ao da PlayStation 5 standard, o que faz com que a biblioteca ACM tenha um desempenho 35% superior. Também podem ser processadas mais reverberações de áudio nos canais.
Renderização:
- 45% mais rápida do que a PlayStation 5 Standard
- Raytracing 2 a 3 vezes (4 vezes superior em alguns casos)
- 33,5 Teraflops
- Recurso à tecnologia de upscaling/antialiasing PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution Upscaling)
- Arquitetura personalizada de aprendizagem automática
- Acelerador de IA, com suporte para 300 TOPS de computação de 8 bits / 67 TFLOPS de vírgula flutuante de 16 bits.
- 30 WGPs a executar shaders transversais BVH8 especializados, atualmente a PlayStation 5 standard conta com 18 WGPs a executar shaders transversais BVH4.
Para um jogo poder ter o rótulo PS5 Pro Enhanced tem de combinar:
- PSSR para aumentar a resolução para 4K
- 60 FPS constantes
- Adicionar ou aumentar efeitos ray tracing