Presidente Donald Trump assinou um par de ordens a proibir "transações" com as empresas chinesas ByteDance e Tencent

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para proibir as “transações” americanas com as empresas de tecnologia chinesas ByteDance, donas da plataforma de partilha de vídeo TikTok, e Tencent, dona do aplicativo de mensagens WeChat.

Efetivamente isto significa um Ban do TikTok da ByteDance nos EUA.

Já a situação da Tencent suscitou alguma preocupação na comunidade gamer uma vez que a Tencent possui ou mantém uma participação em várias empresas de jogos, Riot, Epic, Activision Blizzard, Ubisoft e Bluehole, no entanto, já foi esclarecido por um oficial da Casa Branca que a ordem executiva se aplica apenas a transações relacionadas ao WeChat.

As ordens entrarão em vigor em 45 dias (20 de setembro), e surgem após semanas da administração de Trump ameaçar publicamente banir o TikTok por questões de privacidade e segurança nacional.

Esta ordem também deverá baixar o preço que a Microsoft vai gastar a comprar o TikTok, sendo que a empresa americana já confirmou que estava em negociações.

Donald Trump está a ser criticado por estar a agir de forma semelhante à Máfia, ao provocar um problema para facilitar a compra de uma empresa e depois vir exigir que parte do dinheiro que a Microsoft pagar à ByteDance vá para os cofres americanos.