Riot Games processa NetEase por “clone” de Valorant

Riot Games vai acusar nos tribunais do Brasil a NetEase de copiar Valorant

Em declarações ao Polygon, Dan Nabel, advogado da Riot Games, revelou que a companhia vai nos tribunais do Reino Unido, Alemanha, Brasil e Singapura, colocar um processo contra a NetEase por considerar que o jogo Hyper Front daquela companhia é um “clone” de Valorant.

Os processos variam um pouco em cada país, com base nas suas respectivas leis de direitos autorais, mas o cerne da questão é o mesmo, que o jogo Hyper Front é uma “cópia de partes substanciais de Valorant”, como afirmam os advogados da Riot no seu processo no Reino Unido que podem consultar aqui.

Hyper Front, tal como Valorant, é um FPS na primeira pessoa gratuito, onde equipas de cinco jogam umas contra as outras em vários modos diferentes. A Riot Games lançou Valorant em 2020 para PC e atualmente está a trabalhar numa versão móvel, anunciada em 2021.

Hyper Front foi lançado em 2022 para Android e iOS, e na Google Play Store tem mais de 1 milhão de downloads e mais de 48.000 reviews.

Dan Nabel afirmou:

Todas as nossas escolhas criativas são espelhadas no jogo da NetEase. Não achamos que mudar a cor de uma habilidade do personagem ou modificar ligeiramente a aparência visual mude o facto de que é uma violação de direitos autorais. É como aquele velho ditado: ‘Você pode colocar batom num porco, mas ainda é um porco’.

Nabel comparou o processo da Hyper Front a outro caso entre a NetEase e a PUBG Corp. sobre o Knives Out e Rules of Survival da NetEase, que a PUBG Corp. afirmou estarem a infringir os direitos de PlayerUnknown’s Battlegrounds. Esse caso, aberto num tribunal dos EUA em 2018, foi resolvido em 2019, mas os termos do acordo não foram divulgados.

Subscreve
Notify of
guest

2 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel GarciaD
Gabriel Garcia
8 , Dezembro , 2022 23:55

mas valorant já não é uma copia do CS?

Diego AndrewD
Diego Andrew
Reply to  Gabriel Garcia
10 , Dezembro , 2022 10:28

O fato de valorant ter poderes e ter um design futurista deixa claro não é uma copia, mas tem inspirações claro pois é um concorrente direto do Cs

Last edited 1 mês atrás by Diego Andrew