Mais...
    InícioMangaShueisha: "Estamos no pior momento da história em termos de pirataria de...

    Shueisha: “Estamos no pior momento da história em termos de pirataria de mangás”

    Editoras japoneses desistem de ação judicial contra sites que substituíram o Mangamura

    O Yahoo! News Japan publicou um artigo onde Atsushi Ito, o responsável pelo combate contra a pirataria na editora Shueisha, comentou que o problema está atualmente num nível incontrolável, mas que eles ainda não podem dar-se como vencidos.

    Podemos ler no artigo:

    Uma pesquisa realizada por um grupo de editoras e outras organizações revelou os danos causados ​​por sites de pirataria que publicam ilegalmente reproduções de mangás populares. O número de acessos nesses sites é muito maior do que quando o popular site Manga Village estava no auge e foi fechado há dois anos. O que está a acontecer?

    Ito: Não parece haver uma solução possível para esta situação, mas temos que continuar a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance. Se desistirmos, perdemos completamente.

    Cada vez que um mangá da Shueisha é colocado num site pirata, o seu trabalho é enviar solicitações ao site para que ele seja removido. Com a ajuda das empresas de revisão, a Shueisha detetou inúmeros sites pirata, que eles identificam facilmente através dos grupos onde os mangás são publicados.

    Ito: Num mês normal, enviamos cerca de 120.000 dessas solicitações para vários sites de pirataria e seus operadores de servidor, exigindo que eles removam o material que infringe direitos autorais. O número de ações judiciais aumentou dez por ano. No começo era só eu quem mandava as mensagens, mas tive tendinite de tanto que as escrevi.

    Estamos no pior momento da história em relação à pirataria. Isso é pior do que quando o Manga Village estava no auge. O Mangamura já foi o maior site de pirataria, com mais de 100 milhões de acessos por mês, de acordo com a ABJ. A legibilidade nas telas dos smartphones era a sua qualidade mais atraente.

    O Mangamura, que gerou um problema social contra a pirataria, foi fechado em abril de 2018. Juntamente com ele, inúmeros outros sites que exibiam o seu conteúdo também caíram, e os danos diminuíram temporariamente. No entanto, começou novamente no outono do mesmo ano. É tão fácil criar esses sites, que eles aparecem um após o outro sem parar.

    A ABJ confirmou que o número de sites de pirataria relevantes é de cerca de 750 só no Japão, com os dez principais acumulando mais de 240 milhões de acessos por mês, muito mais do que os sites que foram encerrados no passado.

    Ito concluiu que o confinamento devido à pandemia de COVID-19 tornou-se um fator que favoreceu em demasia o consumo de conteúdo ilegal.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    28 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    28 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Ashiel
    Ashiel
    2 , Junho , 2021 2:19

    Enquanto existir a humanidade a pirataria existira, pois isso é o mesmo conceito de escuridão e luz, a onde escuridão existe somente porque a luz é seu oposto, assim como a humanidade e a pirataria.

    fundashi666
    fundashi666
    1 , Junho , 2021 20:51

    É uma guerra perdida!

    David Assumpção dos Santos
    David Assumpção dos Santos
    1 , Junho , 2021 20:33

    Viva pirataria

    Joe
    Joe
    1 , Junho , 2021 20:22

    Guerra contra a pirataria é uma guerra natimorta.

    - Lopes -
    - Lopes -
    1 , Junho , 2021 20:10

    É impossível acabar com a pirataria

    toygame
    toygame
    Reply to  - Lopes -
    2 , Junho , 2021 14:11

    Sim,mas da para diminuir mudando a gestão de negocios de seus ativos para ser mais acessivel e baixo custo

    - Lopes -
    - Lopes -
    Reply to  toygame
    2 , Junho , 2021 16:38

    Acho que não adianta muito não, muitas pessoas tem condições de obter o material por meios oficiais mas ainda assim preferem recorrer a pirataria.

    toygame
    toygame
    Reply to  - Lopes -
    4 , Junho , 2021 13:27

    A pirataria se deve a dois fatores: disponibilidade e custos do conteudo ofertado .Se a empresa resolver esses dois problemas na gestão,a pirataria diminui bastante

    - Lopes -
    - Lopes -
    Reply to  toygame
    4 , Junho , 2021 13:37

    Mas ai que vem o problema, a maioria das empresas não vão querer fazer isso. Preferem perder o tempo deles tentando acabar com sites piratas.

    Leonardo Pereira
    Leonardo Pereira
    Reply to  toygame
    24 , Julho , 2021 5:40

    Pirataria só é valida em países pobres como o nosso Brasil,em países de primeiro mundo com preços acessíveis não há justificativa para piratear.

    RafaelCupim
    RafaelCupim
    1 , Junho , 2021 22:44

    E está ai a prova que mesmo fechando um outros 20 aparece pra se juntarem e tapar o espaço que o primeiro deixou. A pandemia nessa equação acelerou esse processo e o que eles tem que fazer é criar mais distribuição legal como o mangaplus para nos que não podemos comprar e nem ler digitalmente pelos inumeros problemas como editora passando a faca nos preços, ou falta de impressões de antigos e novos titulos, cof cof panini cof cof

    luiz
    luiz
    Reply to  RafaelCupim
    2 , Junho , 2021 3:31

    olha o que a panini faz é absurdo.

    eu comprei mto mangá da conrad e da jbc e mesmo com os aumentos eles ainda tinham valores digamos “acessíveis”, mas os preços que a panini paga são desonestos, praticamente imploram pela pirataria

    Admmi
    Admmi
    1 , Junho , 2021 23:01

    Boa e velha Hydra, podes cortar a cabeça à vontade, mais cinco aparecem.
    E bem, é normal a situação estar um pouco má, esta pandemia ainda não acabou por isso as pessoas recorrem mais aos sites piratas, visto q são mais fáceis de aceder.

    CF
    CF
    2 , Junho , 2021 0:37

    Corta uma cabeça, nasce duas.

    Sakura Hibiki
    Sakura Hibiki
    2 , Junho , 2021 6:32

    Consumir conteúdo pirata é crime e ponto.

    Se você é liberal direitista, sabe que a pirataria tira dinheiro que iria pras empresas gerando ônus no mercado e na economia em geral gerando desemprego e corroendo o crescimento econômico.

    Se você é socialista esquerdista sabe que com a pirataria há muita sonegação de impostos, valores que poderiam ser utilizados na máquina pública pra várias finalidades.

    Muita gente fala em “liberdades”, “divulgação”, “problemas econômicos” mais não sei o que pra justificar.
    Mas no final é só um exemplo de como a corrupção (de valores éticos, civis, sociais e econômicos) está enraizada na humanidade de forma alarmante e como os julgamentos de certos grupos só condenam e passam pano na situação quando convém.

    A questão de problemas econômicos pra acessar a arte das elites sempre existiu, mas existe várias coisas gratuitas ou a preços acessíveis pra todos. Claro não exatamente o que você gostaria de consumir, mas há várias coisas legais.

    “Entretenimento” é supérfluo, há necessidades humanas maiores que precisam de atenção. E falo de educação formal pra formar cidadãos que pensam no mundo real e nosso futuro.

    Não precisamos de gente que só dá desculpa pra burlar regras…

    Use softwares e apps legalizados e gratuitos. Leia livros e mangás disponibilizados gratuitamente em meios oficiais e legais.
    Assista animes e dramas em sites oficiais legalizados. Isso se você não tiver dinheiro.

    Se tiver dinheiro, use pra ajudar a movimentar o mercado, gerar empregos; pagar impostos pra movimentar a máquina pública e ajudar a sociedade no geral.

    Alexandre Martins
    Alexandre Martins
    Reply to  Sakura Hibiki
    2 , Junho , 2021 10:11

    E ai você acordou né??

    Lucio
    Lucio
    2 , Junho , 2021 7:15

    Não há como evitar a pirataria o comentário a baixo é bem bonito mais impraticável tem várias obras que não são licenciadas e não há escolha senão ir ao pirata, e para se pagar o que se quer ler é quase impossível se vc não for um milionário porque são vários sites que teriam de ser pagos fora que nem todos tem online para se ler legalmente teria de comprar o vol físico e pra quem não lê fisicamente como eu isso seria uma merda.
    Enfim um dia pretendo ajudar o mercado comprando algumas coisas a mais do que já compro agora, mas é impossível não consumir conteúdo pirata pela inacessibilidade e o preço alto demais.

    Tite³
    Tite³
    Reply to  Lucio
    5 , Junho , 2021 0:46

    Todo mangá tem versão digital hoje em dia e todas estão disponíveis no mesmo lugar e pelo mesmo preço. A questão da licença realmente seria o que coloca a disponibilidade em xeque, caso o consumidor não saiba japonês.

    Lucio
    Lucio
    Reply to  Tite³
    5 , Junho , 2021 4:18

    “Todo mangá tem versão digital hoje em dia e todas estão disponíveis no mesmo lugar e pelo mesmo preço”
    Nem no japão vc acharia todos os mangas em apenas um site, seria literalmente impossível.
    Mas mesmo assim ainda teria o problema do japonês, se eles querem que paguemos sobre o conteúdo deles então que tenha em nosso idioma, se eu leio algo traduzido por scan e o manga não foi licenciado em meu idioma eles não tem o direito de reclamar afinal, se nunca foi suposto o público daqui ter acesso legal então não conta como prejuízo para eles eu ler dessa forma.
    A pirataria é apenas no que é licenciado aqui e e eu leio online, e isso não deve ter nem 10 mangas se duvidar.

    Tite³
    Tite³
    Reply to  Lucio
    5 , Junho , 2021 13:25

    Todos os mangás que eu já procurei na Amazon eu encontrei.

    Lucio
    Lucio
    Reply to  Tite³
    5 , Junho , 2021 13:33

    Rapaz é porque vc não conhece coisa underground, esses dias eu fui atrás de um manga e a versão dele só tinha kindle no terceiro vol, os outros dois só comprando fisicamente,e isso não é tão incomum de ocorrer.

    luiz
    luiz
    2 , Junho , 2021 3:37

    a verdade é que todo mundo que consome a pirataria, adoraria ter o produto original (especialmente quando falamos de um mangá), porém os valores praticados mtas vezes são inviáveis, o que leva mta gente a pirataria

    e aí vem a grande “sacada” das editoras: elas consideram baixar o preço ou criar alternativas onde vc tem algum conteúdo gratuito (como a manga plus tá fazendo por exemplo) e buscando arrecadar de outras formas? não, elas não abrem mão dos valores absurdos (q vale destacar NÃO VÃO para os mangakás, como já vimos em mtas matérias aqui mesmo) e preferem sim investir apenas em combate a pirataria, mesmo que se houvesse um exercício de bom senso por parte deles, ela diminuiria consideravelmente

    e logo logo veremos fenômeno similar com os streamings e seus preços exagerados e seu conteúdo mto diluído entre inúmeras plataformas

    Charles
    Charles
    2 , Junho , 2021 3:30

    Ainda assim vendem milhões todo ano, estão faturando. Só queriam estar faturando ainda mais :v

    🍦Pico Trap Delícia🍦
    🍦Pico Trap Delícia🍦
    2 , Junho , 2021 13:24

    ” Pirataria é como a fênix, não adianta matar pois ela sempre renascerá. ”
    By Pico.🍦

    toygame
    toygame
    2 , Junho , 2021 14:10

    A culpa é da propria empresa,se não mudar sua gestão de negocios para algo mais global e com menos custos,vai ficara perdendo dinheiro

    Leonardo Pereira
    Leonardo Pereira
    Reply to  toygame
    24 , Julho , 2021 5:42

    Gestão global?isso só iria infestar os mangás de lacradores,veja oque aconteceu com a Sony depois de mudar a sede do PlayStation para a Califórnia.Ainda bem que a Aniplex é comandada pela sony do Japão.

    NICK!
    NICK!
    5 , Junho , 2021 14:56

    Isso só prova óbvio, eles estão lutando contra pirataria da maneira errada

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares