A AMD finalmente revelou a sua tecnologia concorrente à NVIDIA DLSS, a FidelityFX Super Resolution (FSR). A mesma vai oferecer uma maior taxa de fotogramas com pouco impacto na qualidade visual dos jogos. Para demonstrar a mesma, a Team RED usou o jogo Godfall, um titulo visualmente muito requintado e proprietário de todas as tecnologias atuais incluindo o Raytracing.
A FSR vai ser compatível com todas as placas gráficas Radeon RX, incluindo as séries RX Vega, RX 500, RX 5000 e a atual RX 6000, na verdade, a AMD vai permitir o seu suporte até mesmo em APUs Ryzen (chips gráficos em processadores) produtos de concorrentes como a série 1000 da Nvidia, e no futuro consolas como a PlayStation 5 ou a Xbox Series.
Segundo a AMD, a FidelityFX Super Resolution é uma técnica de upscaling espacial, que gera uma imagem de “super resolução” a partir de cada quadro de entrada. Por outras palavras, não depende de buffers de histórico ou vetores de movimento como na concorrência. A tecnologia também vai permitir várias configurações consoante os desejos de cada utilizador, pois existem jogadores que procuram pela maior taxa de fotogramas possível ao invés de qualidade de imagem. A FSR vai possuir os seguintes perfis: Ultra Quality, Quality, Balance e Performance, e será muito fácil de adotar nos jogos.
A empresa indica que este é só o começo, e que já trabalha com várias equipas de produção para levar a tecnologia a vários jogos atuais e futuros. Com base nestes desenvolvimentos, a Team Red, perguntou à comunidade quais os jogos que desejam que recebam a FSR. Podemos contar o lançamento da mesma numa atualização a 22 de junho.
Enabling FidelityFX Super Resolution at "Ultra Quality" gives a practically identical visual experience with around 59% more performance in Godfall. Or get up to 2.5x the performance in select games when you choose the #FSR "Performance" preset in 4K. The choice is yours. pic.twitter.com/zjShErY9KK
— Radeon RX (@Radeon) June 1, 2021
Essa cutucada na nvidea com a 1060 foi mto boa, espero que a nvidea resolva entrar na brincadeira e fazer algo do mesmo tipo.
Assim a gente continua ganhando mais recursos.
Uma verdadeira jogada de mestre do jogo de xadrez da tecnologia. Desta forma a AMD até impede que a NVIDIA venda novas placas gráficas e use uma tecnologia em código aberto que pode ser usada em mais programas. Também ao implementar de uma forma simples e quase imediata até nas consolas pode dispersar-se em várias frentes no mercado. Tudo vai depender da qualidade de imagem e em movimento.