Foi hoje lançada a DeVuego PT, a Base de Dados dos Videojogos Portugueses, um projeto que tem como objetivo preservar, catalogar e divulgar o património da indústria de videojogos em Portugal.
Apadrinhada e apoiada pela histórica DeVuego – Base de Datos del Videojuego Español, criada por Yova Turnes, a versão portuguesa surge também em estreita parceria com a APVP – Associação de Produtores de Videojogos Portugueses.
A Base de Dados dos Videojogos Portugueses em números:
- 2181 Videojogos
- 1210 Créditos
- 568 Criadores/as
- 220 Estúdios
- 132 Editoras
- 2631 Lançamentos
- 80 Lojas
- 92 Preços
- 1458 Capturas
- 247 Vídeos
- 2308 Capas
- 252 Fichas técnicas
- 1582 Referência média/comunicação social
- 46 Prémios
No website da DeVuego PT podem:
- Explorador de jogos
- Categorização por vários critérios: géneros, plataformas, etc.
- Calendário de lançamentos
- Videojogos em desenvolvimento
- Pessoas da indústria
- Fichas de Lojas
- Mapa de estúdios e empresas
- Classificações (Mais vendidos, Melhor valorizados, etc.)
- Recursos para profissionais
- Notas de imprensa
- Ficha detalhada de videojogo: Capturas de ecrã, Vídeos, Lançamentos, Créditos, Dados técnicos, Análises, Imprensa, Vendas, Onde Comprar, Capas
Mais do que uma ferramenta de consulta, a DeVuego PT tem como objetivo ser um alicerce para preservar a história e compreender a evolução do desenvolvimento de videojogos no nosso país, acompanhando o crescimento da indústria, valorizando a criatividade nacional e inspirando futuras gerações de criadores. Este projeto representa também uma ponte simbólica – e real – entre as comunidades de gamedev de Portugal e Espanha.
Segundo a APVP:
Esta colaboração é mais do que um esforço de preservação; é sobre construir uma base sólida para compreender a evolução do desenvolvimento de jogos em Portugal, permitindo-nos medir o crescimento enquanto homenageamos a criatividade que nos trouxe até aqui.