InícioJogosCriadora de ToHeart e Utawarerumono pode mudar de mãos: Aquaplus em negociações...

Criadora de ToHeart e Utawarerumono pode mudar de mãos: Aquaplus em negociações para venda

Estúdio japonês procura novo comprador após decisão estratégica da empresa-mãe

A japonesa Aquaplus, conhecida pelos populares jogos ToHeart e Utawarerumono, encontra-se em processo de venda após a decisão da empresa-mãe Pole To Win de abandonar o sector dos media e conteúdos.

A Pole To Win confirmou esta terça-feira, 24 de junho, que está em negociações com várias empresas externas ao grupo para transferir a propriedade da Aquaplus. Esta decisão surge no contexto de uma reestruturação mais ampla da companhia, que pretende focar-se noutras áreas de negócio.

A Aquaplus tem uma história rica no desenvolvimento de jogos, tendo começado sob a marca Leaf e especializando-se em visual novels de estilo bishojo. Ao longo dos anos, expandiu o seu portefólio para incluir títulos para consolas e dispositivos móveis, destacando-se séries como ToHeart, Utawarerumono e White Album. Curiosamente, o estúdio prepara-se para lançar um remake em 3D do ToHeart original no próximo dia 26 de junho.

Remake de ToHeart na Primavera de 2025

O percurso empresarial da Aquaplus tem sido marcado por várias mudanças organizacionais. Em 2022, tornou-se subsidiária da CREST, que fazia parte do grupo Pole To Win e geria conteúdos e media, incluindo jogos. No ano seguinte, a CREST fundiu-se com duas outras empresas do grupo e passou a chamar-se HIKE, mantendo a Aquaplus como estúdio de desenvolvimento.

A decisão de vender a Aquaplus está diretamente relacionada com a estratégia da Pole To Win de sair do negócio de media e conteúdos. A empresa justificou esta mudança explicando que “à medida que a indústria de conteúdos cresce e a concorrência se intensifica, reconhecemos que estamos num ambiente empresarial onde devemos continuar a fazer investimentos iniciais mais substanciais do que antes para ganhar uma posição competitiva no sector“.

Como parte desta reorientação estratégica, a HIKE e as suas subsidiárias estão a passar por um processo de gestão independente. O CEO da HIKE, Masataka Mikami, criou uma nova entidade chamada HIKE Holdings e assinou acordos de transferência de ações e dívidas com a Pole To Win, tornando a HIKE oficialmente independente do grupo.

Contudo, a Aquaplus não fará parte da nova HIKE independente. A estratégia passa por separá-la como empresa própria, facilitando assim a procura de um comprador adequado que possa maximizar o seu valor, em vez de a incluir num pacote com a HIKE.

As negociações já estão em curso com múltiplas partes interessadas, sendo o objetivo encontrar a empresa que melhor possa potenciar o futuro da Aquaplus e das suas reconhecidas franquias.

Helder Archer
Helder Archer
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

Artigos Relacionados

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -

Notícias

Populares