A nova subsidiária da Ubisoft apoiada pela Tencent começou oficialmente a funcionar esta quarta-feira sob o nome Vantage Studios. A empresa informou os colaboradores que a estrutura será liderada pelos co-CEOs Christophe Derennes e Charlie Guillemot, marcando uma mudança significativa na forma como algumas das maiores franquias da editora serão geridas.
O nome Vantage Studios foi escolhido pelos próprios funcionários através de votação, abandonando o nome de código interno Nova. A subsidiária integra as equipas da Ubisoft em Montreal, Quebec, Sherbrooke, Saguenay, Barcelona e Sofia, reunindo centenas de criadores espalhados por vários continentes.
A nova estrutura terá sob a sua alçada três das propriedades intelectuais mais valiosas da Ubisoft: Assassin’s Creed, Far Cry e Tom Clancy’s Rainbow Six. Apesar de permanecer parte do grupo Ubisoft, a Vantage Studios terá autonomia completa sobre a direção criativa e planos de negócio de cada franquia.
A Tencent detém uma participação de 25% na subsidiária após um investimento de 1,16 mil milhões de euros anunciado no início deste ano. A gigante chinesa terá um papel consultivo, mas as decisões finais sobre questões criativas e de negócio ficarão nas mãos de Guillemot e Derennes, segundo informou a Ubisoft aos funcionários.
Esta reorganização faz parte de uma estratégia mais ampla da Ubisoft para se afastar de um modelo operacional centralizado. O objetivo passa por dar às equipas criativas maior controlo sobre as marcas em que têm trabalhado, permitindo-lhes responder mais rapidamente às expectativas dos jogadores.
A estrutura baseia-se no conceito de ‘Creative Houses’, onde as equipas terão maior controlo sobre as suas franquias. Quando anunciou a subsidiária pela primeira vez, a Ubisoft declarou que o investimento da Tencent iria “impulsionar aumentos adicionais na qualidade de experiências narrativas a solo, expandir ofertas multiplayer com maior frequência de lançamento de conteúdo, introduzir elementos free-to-play e integrar mais funcionalidades sociais”.
A Vantage Studios inclui também os anteriores jogos das três franquias e quaisquer novos jogos atualmente em desenvolvimento ou que venham a ser desenvolvidos no futuro.