Mais...
    InícioAnime4 Razões para os animes se focarem no público feminino

    4 Razões para os animes se focarem no público feminino

    4 Razões para os animes se focarem no público feminino

    Quem acompanha ao longo destes anos a indústria anime certamente terá reparado na rápida ascensão de animes vocacionados para o público feminino, sejam eles bishounen, yaoi ou a inclusão de personagens femininos carismáticos. Esta mudança não é por acaso e existem fortes razões que impulsionaram esta mudança de paradigma e em baixo encontram 4 dessas razões.

     

    Poder económico

    Na sociedade japonesa é tradicionalmente e culturalmente estabelecido que é a mulher que gere o dinheiro do agregado familiar desde grandes despesas até despesas do dia-a-dia. No Japão as mulheres são responsáveis por 63% de todas as compras.

    Num recente estudo no Japão foi comprovado que as mulheres estão a gastar mais dinheiro que os homens em todos os sectores, o que inclui obviamente o entretenimento.

     

    Maior audiência

    A Weekly Shonen Jump revelou em 2012 que 50% dos seus subscritores são mulheres e agora em 2017 esse número terá sem dúvida aumentado.

    Shonen Jump é tipicamente uma revista vocacionada para rapazes e jovens adultos e quando surgiu a notícia de que metade dos leitores eram mulheres houve muita agitação nas redes sociais nipónicas. Aliás a Shueisha veio a público afirmar que séries como Nisekoi, Medaka Box e Beelzebub eram publicadas para a revista conseguir manter o seu público masculino apesar dessas séries terem baixas vendas e menos leitores.

    Em baixo podem ver quais são as obras que mais dinheiro dão à Weekly Shonen Jump associadas à percentagem de mulheres que acompanham a obra.

    1. Haikyuu!! – 66.8% mulheres
    2. Gintama – 63.8% mulheres
    3. Katekyo Hitman Reborn – 62.4% mulheres
    4. Kuroko’s Basketball – 56.9% mulheres
    5. One Piece – 51.8% mulheres
    6. Bleach – 50.7% mulheres

    Algumas destas obras já terminaram mas continuam a fazer muito dinheiro devido aos animes e merchandise. De notar também que cada uma destas obras tem adaptações anime que se espalham por muito tempo.

    Em 2016 o género Yaoi que é na sua maioria vocacionado para o público feminino gerou receitas superiores a 193 milhões de dólares à indústria anime. A boa notícia é que os fãs de yaoi são geralmente mais predispostos a apoiar animes de outros géneros.

    Com os produtores anime a aperceberem-se desta mudança começaram a surgir séries vocacionadas para o público feminino como e Free!.

     

    Ascenção dos animes “Neutros”

    Não são só os animes vocacionados para o público feminino que estão em crescendo, o mesmo está a acontecer com os “animes neutros”.

    Como “animes neutros” devemos entender obras com personagens masculinos e femininos fortes que dão à audiência muitos personagens com os quais se podem identificar. Estas obras têm menos quantidade de fanservice e focam-se mais no desenvolvimento dos personagens. Temos como exemplo e .

    Os animes que mais vendem têm tipicamente um focus neutro o que faz sentido pois abrange o maior número de pessoas, mas no passado, anime era visto como um hobby masculino.

     

    “Qualidade” dos Otakus

    Segundo a Excite Piece existe uma diferença significativa entre a “qualidade” dos otakus masculinos e femininos.

    • Segundo o estudo os otakus masculinos estão dispostos a fazer uma ou duas grandes compras num ano na forma de figuras ou dakimakura, o que corresponde a um investimento superior a 100 dólares.
    • Já otakus do sexo feminino tendem a fazer uma série de pequenas e frequentes compras como CDs, posters e pequenos acessórios que juntos ultrapassam o investimento dos homens.

    O estudo aponta também que no que toca a otakus os homens são mais possessivos em relação a uma personagem e valorizam muito a aparência da personagem. Esta ligação emocional leva a que racionalizam uma ou duas compras uma vez que o estão a fazer por uma personagem que adoram. 

    As mulheres não são tão possessivas no que toca a personagens e valorizam mais os seiyuu e os relacionamentos na história o que leva a compras mais frequentes e claro vendas superiores.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    11 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    11 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    ADM: leandro manoel
    ADM: leandro manoel
    13 , Julho , 2019 4:29

    Bom pra min tanto faz, desde de q tenha os meus ecchis básico e ou harens, pode vir uns vinte ou até mais animes de viadagens na temp q só farei como sempre, passarei longe deles e verei todos os outros gêneros variáveis q curto, resumindo mudara nada na minha vida a não ser q pela escassez de animes eu fique com mais tempo mais ai é bom q ponho os vários avulsos q eu tenho baixados em dia o/

    Yhan
    Yhan
    13 , Julho , 2019 4:31

    Oh! Sim! As garotas nos últimos anos tem salvando muito anime da indústria, finalmente eles estão percebendo isso, espero investirem mais em animes para garotas porque no geral o gosto delas me agrada, seria ótimo ver mais Josei na indústria, ou mais animes no estilo de Haikyuu ou até mesmo Yuri on Ice porque não?
    (Não fazia ideia que Gintama tinha um público tão grande assim de garotas <3)
    Agradeço as garotas porque é por conta delas que eu vi outras temporadas de animes como Natsume, Gintama, Haikyuu e assim por diante....

    Odmir
    Odmir
    13 , Julho , 2019 4:31

    1- Fate/stay Night não é neutro, é bem sexista até; Os outros animes da série fate sim (Unlimited bladeworks, Zero, e agora o Grand Order) são mais neutros.

    Charles
    Charles
    13 , Julho , 2019 4:31

    Pois é, as japonesas estão no controle do mercado por enquanto. O jeito é torcer pra que elas gostem de obras boas e não somente de yaoi ou idols masculinos :v

    Paulo Henrique
    Paulo Henrique
    13 , Julho , 2019 4:31

    “Animes neutros” na minha opinião são os melhores

    Lucio
    Lucio
    13 , Julho , 2019 4:31

    Bastante interessante isso, não costumo ver muitos animes focados no público feminino mas os poucos que vejo me agradam bastante.

    Diego
    Diego
    13 , Julho , 2019 4:31

    Ótima matéria. Uma análise bem interessante sobre o espaço do público feminino no mercado consumidor de mangás e animes.

    Shiba
    Shiba
    13 , Julho , 2019 4:31

    O publico feminino vem conquistando a industria aos poucos. As produtoras finalmente estao percebendo que apostar nelas é bem mais seguro.

    O numero de adaptacoes de obras com idol masculinos e reverse harem subiram muito nos ultimos anos. Assim como adaptacoes de animes de esporte que decoloraram apos o sucesso de Kuroko e Free.

    Pra termos ideia os maiores hits de 2016 e 2015 em vendas de BD sao animes consumidos pelo publico feminino.

    Ja vi alguns comentarem que esse publico esta destruindo a industria. Ja eu penso o contrario , na verdade elas estao salvando a industria atualmente.

    Sempre serei gratos a essas mulheres por ter me permitido ver Kuroko no Basket todo adaptado kk.

    Angel-chan
    Angel-chan
    13 , Julho , 2019 4:31

    Excelente post. Fico muito feliz por estarem visando mais o público feminino atualmente, até porque eu faço parte desse público. Mesmo assim, gostaria que aumentassem o número de shoujos por temporada, é bem claro que a quantidade de animes voltados para o público masculino ainda é bem maior.

    João Veiga Otaku Reformado
    João Veiga Otaku Reformado
    13 , Julho , 2019 4:31

    Muito interessante esse post.
    É um bom tema para se debater e gera bastante mimimi já que tem uma galera que não lida bem com o facto de animes focados no publico feminino fazerem sucesso.

    Sinceramente para mim tanto faz eu assisto de tudo um pouco tirando um genero ou outro.

    Engraçado é ver que as mulheres são bem mais cuidadosas que os homens na hora de decidir aquilo em que vão gastar o dinheiro o que leva a que as comprar delas sejam mais eficientes e vantajosas para a industria.

    Outra coisa é que eu nunca iria imaginar que a maioria do publico ds Shounen Jump é constituido por mulheres O.o

    Weslley de Sousa
    Weslley de Sousa
    13 , Julho , 2019 4:31

    Excelente, Bushido!
    Mandou bem. <3

    É um assunto interessante de se adentrar pois, finalmente, a mulher ela passou a se tornar um público vocativo perante as mídias sociais e também interativas, devido a sua maior interação e também atenção em se vocacionar perante essas situações, finalmente estamos vivendo uma época onde as Mulheres não estão mais silenciosas, elas querem demonstrar seus gostos, querem demonstrar que são humanas e também, assim como nós homens, elas podem gostar das mesmas coisas que nós e ainda por cima ser vista como uma igual e não uma inferior. Nota-se o interesse voltado para as obras citadas.

    E eu acho muito interessante esse foco maior em inserir personagens femininas com um potencial tão grande quanto os masculinos e não é atoa que eu bato palmas até hoje para o que Psycho Pass fez, inserindo uma construção adulta e séria para uma personagem feminina onde de uma entidade inferior e novata, ela virou uma adulta completa e se tornou uma imagem forte da figura feminina nas obras japonesas (Pena que poucos reconhecem isso na Akane).

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares