Mais...
    InícioAnime50 estúdios anime que deves conhecer

    50 estúdios anime que deves conhecer

    48 estúdios anime que deves conhecer

    A produção de anime está a aumentar de ritmo e começam a surgir novos estúdios de animação mas tal não significa que tudo esteja a correr da melhor maneira para a indústria anime e vimos nos últimos anos alguns estúdios com provas dadas a desaparecer.

    Neste ciclo de vida dos estúdios de animação vamos falar de 50 estúdios anime proeminentes ou então que marcaram a indústria.

    Quais são os vossos estúdios anime favoritos? Em baixo encontram algumas curiosidades.

     

    Fundado: 2005
    Animes: The iDOLM@STER, Sword Art Online, Blue Exorcist
    Anime de estreia: Zenmai Zamurai (2002; co-produzido com a Noside)
    Sobre: Este estúdio poderoso foi fundado por um ex-produtor da Sunrise, e é uma subsidiária completa da Aniplex. A A-1 Pictures produziu muitos animes de sucesso, tantos, que é difícil escolher apenas três para representar o estúdio. É conhecido por produzir múltiplas séries numa única temporada.


     

    Fundado: 1998
    Animes: Soul Eater, My Hero Academia, Fullmetal Alchemist: Brotherhood
    Anime de estreia: Hiwou War Chronicles (2000)
    Sobre: Fundado pela equipa do segundo estúdio da Sunrise, com o produtor Masahiko Minami, como presidente, este estúdio criou muitos animes populares entre o público de todo o mundo. Eles começaram a ganhar destaque em 2003 com Scrapped Princess e Wolf’s Rain e o seu trabalho no filme Cowboy Bebop deixou uma grande marca na história do anime. O estúdio lançará uma nova trilogia com base no seu anime original Eureka Seven este ano.


     

    Fundado: 2007
    Animes: Jojo’s Bizarre Adventure, Inu x Boku SS, Sagrada Reset
    Anime de estreia: Ristorante Paradiso (2009)
    Sobre:  Este estúdio foi fundado por Koji Kajita, ex-presidente do estúdio de animação Gonzo, juntamente com o produtor Taito Okiura. O seu maior sucesso é Jojo’s Bizarre Adventure, que eles animam desde 2012. O seu mais recente anime é Sakurada Reset.


     

    Fundado: 1984
    Animes: Neon Genesis Evangelion, FLCL, Panty & Stocking with Garterbelt
    Anime de estreia: Komatsukyo (1989; co-produzido com a AIC)
    Sobre: Começou como um grupo de doujin (indie) por criadores de anime famosos como Hideaki Anno e Yoshiyuki Sadamoto (que trabalharam em Evangelion), o grupo finalmente formou esta empresa de animação em 1984. Embora tenha adaptado alguns trabalhos no passado, uma grande quantidade do anime da Gainax são obras originais. Os absurdos elementos da história e o fim dos animes da Gainax são famosos entre os fãs. Anno, mais tarde, criou o Studio Khara, que agora produz os filmes de Evangelion.


     

    J.C.Staff

    Fundado: 1986
    Animes: Shakugan no Shana, Revolutionary Girl Utena, A Certain Magical Index
    Anime de estreia: Metal Fighter Miku (1994)
    Sobre: Nome completo “Japanese Creative Staff”, a J.C. Staff obteve o seu grande sucesso em 1997 com Revolutionary Girl Utena. Desde então, o estúdio passou a animar muitos projetos grandes, incluindo uma grande quantidade de adaptações de anime de light novels como The Familiar of Zero e A Certain Magical Index. Este estúdio é conhecido pelo grande número de séries que produz. Ele tem dez séries anunciadas apenas para este ano em termos de produção de animação a solo.


     

    Fundado: 1984
    Animes: The Melancholy of Haruhi Suzumiya, Clannad, K-On!
    Anime de estreia: Komatsukyo Anime Theater (1989; co-produzida com a AIC)
    Sobre: Com base em Kyoto (dai o nome), a Kyoto Animation – também conhecida como Kyoani – é conhecida pela sua animação extremamente fluida e belos personagens. O estúdio também administra o seu próprio negócio editorial de novels que depois adapta para anime. Alguns títulos anteriores incluem Beyond the Boundary, Free! e Love, Chunibyo & Other Delusions. A companhia organiza todos os anos um concurso onde os aspirantes a autores podem enviar as suas novles na esperança de serem adaptadas para anime, mas nenhum trabalho ganhou o grande prémio desde 2014. O último trabalho a ganhar o grande prémio foi Violet Evergarden, que vai ser adaptado para uma série anime.


     

    Fundado: 2012
    Animes: Terra Formars, Yamada-kun and the Seven Witches, Poco’s Udon World
    Anime de estreia: Senyu (2013; com o Ordet)
    Sobre: É um jovem estúdio que foi formado por Hiroaki Matsuura da Sanzigen, Tetsuro Satomi do Barnum Studio e Tadao Iwaki, produtor da Madhouse / Shaft,. No início, o estúdio colaborou principalmente com o estúdio Ordet, mas nos últimos anos, a Liden começou a assumir projetos por conta própria. Um dos mais recentes anime da Liden é Akashic Records of Bastard Magic Instructor.


     

    Fundado: 1972
    Animes: Hunter x Hunter (2011), Galaxy Angel, Cardcaptor Sakura
    Anime de estreia: Animation Kikō: Marco Polo no Bōken (1979)
    Sobre: Este estúdio foi fundado por ex-animadores da Mushi Production. Embora tenha animado muitas séries anime, também foi o estúdio escolhido por alguns diretores famosos, incluindo Mamoru Hosoda, que lá dirigiu The Girl Who Leapt Through Time. Uma de suas últimas obras é ACCA: 13-Territory Inspection Dept. O renomado diretor Satoshi Kon também produziu todos os seus filmes na Madhouse.


     

    Fundado: 2011
    Animes: Teekyu, Rage of Bahamut: Genesis, Yuri!!! On ICE
    Anime de estreia: Kids on the Slope (2012; com a Tezuka Productions)
    Sobre: Fundado pelo fundador e ex-produtor da Madhouse, MAPPA é um acrônimo da Maruyama Animation Produce Project Association. Embora ainda bastante novo, o estúdio produziu séries bem sucedidas e filmes, com In This Corner of the World que foi aclamado pela crítica em todo o mundo.


     

    Fundado: 1961 (inicialmente), 1977 (incarnação atual)
    Animes: Astro Boy, Kimba the White Lion, Princess Knight
    Anime de estreia: Astro Boy (1963)
    Sobre: Este estúdio tem uma história complicada. Começou em 1961 por Osamu Tezuka (sim, Osamu Tezuka) como rival da Toei, Tezuka aparentemente tinha orçamentos extremamente altos para os seus projetos e eventualmente levou à falência da companhia em 1973. Naquela altura, Tezuka já havia deixado a empresa para fundar o estúdio Tezuka Production. Antes de cair na graça, produziu animes lendários como Astro Boy e Kimba the White Lion. Foi reiniciado anos mais tarde sob um nome semelhante e agora auxilia outros estúdios em vez de fazer as suas próprias obras.


     

    Oriental Light and Magic ()

    Fundado: 1990
    Animes: Pokémon, Utawarerumono, Yo-kai Watch
    Anime de estreia: Wedding Peach
    Sobre: Este estúdio cria animes famosos para crianças. Embora possa ser uma surpresa para alguns, este estúdio também dirigiu outras séries para espectadores mais maduros, incluindo Utawarerumono e ToHeart 2, ambos baseados em jogos com versões +18.


     

    P.A.WORKS

    Fundado: 2000
    Animes: Angel Beats, Shirobako, The Eccentric Family
    Anime de estreia: true tears (2009)
    Sobre: Baseado na Prefeitura de Toyama, o estúdio geralmente dá um aspecto mais suave à sua animação. Embora possa lidar com séries de ação como o CANAAN, também tem muitas histórias de lágrimas como Glasslip e Nagi-Asu: A Lull in the Sea.


     

    Fundado: 1979
    Animes: Naruto, Tokyo Mew Mew, Bleach
    Anime de estreia: The Wonderful Adventures of Nils (1980)
    Sobre: Este, o estúdio de animação responsável por muitas das propriedades da Shonen Jump, foi iniciado por ex-funcionários da Tatsunoko Production e Mushi Production. O estúdio também é famoso pelas séries com garotas mágicas.


     

    Fundado: 1983
    Animes: Ajin: Demi-Human, Ronja the Robber’s Daughter, Knights of Sidonia
    Anime de estreia: Knights of Sidonia (2014)
    Sobre: A Polygon Pictures já existe à algum tempo trabalhando em CG para animes, vídeos promocionais e até mesmo programas de TV americanos como Transformers: Prime e Tron: Uprising, mas deram o seu primeiro passo na cena anime em 2014 com Knights of Sidonia. Agora, são conhecidos não só pelo seu anime totalmente em CG, mas também pelos seus filmes, com Blame! já ai e toda uma trilogia de Godzilla no caminho.


     

    Fundado: 1987
    Animes: Haikyu!!, Ghost in the Shell, Guilty Crown
    Anime de estreia: Vampiyan Kids (2001)
    Sobre: Como um ramo da Tatsunoko Production, o estúdio começou sob o nome I.G. Tatsunoko, mas mudou para Production I.G em 1993. I e G representam as iniciais dos fundadores do estúdio: Mitsuhisa Ishikawa e Takayuki Goto. Enquanto o estúdio forneceu assistência de animação para outras séries nos seus primeiros anos, ele provavelmente teve o seu maior sucesso em 1995 com o filme Ghost in the Shell, dirigido pelo renomado diretor Mamoru Oshii. O estúdio tem uma grande presença internacional, visitando convenções fora do Japão. Além de fornecer animação para filmes e séries, eles também animaram as cenas para muitos jogos da franquia “Tales of”.


     

    Fundado: 2006
    Animes: Arpeggio of Blue Steel, ID-0, BBK/BRNK
    Anime de estreia: Wooser’s Hand-to-Mouth Life (2001)
    Sobre: Como a Polygon Pictures, a SANZIGEN é especializada em anime totalmente CG, mas inicialmente forneceu suporte CG para outros anime. O seu primeiro projeto anime a solo foi Wooser’s Hand-to-Mouth Life em 2012. Eles estão a produzir ID-0 e a segunda temporada de Monster Strike.


     

    Fundado: 1975
    Animes: Bakemonogatari, Puella Magi Madoka Magica, ef – a tale of memories.
    Anime de estreia: What’s Michael? (1998)
    Sobre: Enquanto que o estúdio começou com uma animação razoavel com o seu anime de estreia em 1988, o estúdio SHAFT é agora conhecido como o estúdio “artístico”, com animação extremamente fluida, ângulos de camera criativos e cores dinâmicas como os seus toques de assinatura. Além disso, eles muitas vezes fazem os seus personagens olharem por cima de um ombro e recuar a cabeça para um efeito dramático o que levou os fãs a apelidarem o movimento de “inclinação de cabeça SHAFT”. Um dos diretores mais famosos do estúdio é Akiyuki Shinbo, que dirigiu obras como March Comes in Like a Lion e Nisekoi.


     

    Fundado: 2007
    Animes: Dusk Maiden of Amnesia, Fate/kaleid liner Prisma Illya, Yuri Kuma Arashi
    Anime de estreia: Tayutama: Kiss on my Deity (2009)
    Sobre: Fundado por um produtor do estúdio de animação agora defunto Front-Line, a SILVER LINK começou principalmente como um estúdio que ajudava com animação de episódios de anime de outros estúdios. No entanto, em 2010, o estúdio participou no comitá de produção de Baka e Test – Summon the Beasts, não só animando o anime, mas também investindo nele. Depois disso, o estúdio começou a lidar com vários projetos por ano, incluindo CHAOS;CHILD e No-Rin. Apenas em 2016, o estúdio produziu seis anime completos. Este ano, a SILVER LINK vai estrear o seu primeiro filme: Fate / kaleid liner Prisma Illya: Sekka no Chikai.


     

    Fundado: 1975
    Animes: Ranma 1/2, Fate/stay night, KonoSuba: God’s Blessing on this Wonderful World!
    Anime de estreia: Maison Ikkoku (1986)
    Sobre: Este estúdio foi fundado por animadores da Sunrise. O nome do estúdio vem do anime Brave Raideen. Enquanto eles originalmente serviram como um estúdio que forneceu animação final para a Sunrise, eles começaram a fazer produção de animação em 1982. Eles produzem uma grande quantidade de séries, apenas no ano passado, eles dirigiram 11 séries anime. O seu último título é Kabukibu!


     

    Fundado: 1975
    Animes: Castle in the Sky, Howl’s Moving Castle, Princess Mononoke
    Anime de estreia: Ronja the Robber’s Daughter
    Sobre: Famoso em todo o mundo, o Studio Ghibli é um dos estúdios que tem reconhecimento internacional não apenas entre os fãs de anime, mas também entre os não fãs. Fundado por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, o estúdio dedica grande atenção ao detalhe e é conhecido pelo uso da animação tradicional. O estúdio concentra-se em animação para o cinema, com o seu último filme a ser When Marnie Was Ther em 2014. Miyazaki anunciou a sua aposentadoria em 2013, dizendo que era a “sério”, mas acabou por anunciar que ele está a sair da reforma para produzir “um último filme”.


     

    Fundado: 1972
    Animes: The Gundam franchise, Cowboy Bebop, Love Live! School Idol Project
    Anime de estreia: Hazedon (1972)
    Sobre: Robôs. Muitos robôs. Enquanto a Sunrise já produziu anime que não possui robôs gigantes, ou seja, Love Live! – o estúdio é famoso pelos seus animes com robôs gigantes pilotados por humanos. O seu anime de robôs mais famoso é, sem dúvida, Mobile Suit Gundam, mas eles já fizeram outros animes mecha, incluindo Code Geass e Cross Ange. Eles também animaram Gintama e Aikatsu até o estúdio BN Pictures assumir contolo.


     

    Fundado: 1962
    Animes: Speed Racer, Pretty Rhythm Aurora Dream, Sket Dance
    Anime de estreia: Space Ace (1965)
    Sobre: A Tatsunoko Production é um dos estúdios mais antigos da animação japonesa. Fundada pelo artista manga Tatsuo Yoshida e os seus irmãos mais jovens, Kenji e Toyoharu, este estúdio passou a criar icónicos animes como Speed Racer e Gatchaman. Eles tornaram-se agora o estúdio predileto da empresa de brinquedos Syn Sophia, que lhes confiou as franquias Pretty Rhythm e PriPara.


     

    Fundado: 1968
    Animes: Black Jack, Samurai Warriors, Phoenix
    Anime de estreia: Marvelous Melmo (1971)
    Sobre: Osamu Tezuka começou o estúdio em 1968 como um spin-off do seu estúdio Mushi Production. Enquanto originalmente começou como uma empresa de gerenciamento de mangas e direitos autorais, o negócio de animação do estúdio realmente começou quando a Mushi Production foi à falência em 1973. O último projeto de animação a solo do estúdio é Young Black Jack, que narra as aventuras do médico do manga de Tezuka na sua juventude.


     

    Fundado: 1946
    Animes: Magic Knight Rayearth, ReLIFE, Detective Conan
    Anime de estreia: Big X (1964)
    Sobre: O TMS é também um dos estúdios mais antigos de anime e passou por três nomes diferentes no passado: Tokyo Movie, Tokyo Movie Shinsha e agora apenas TMS Entertainment. Para além de fornecer animação para clássicos anime como Lupin III e The Rose of Versailles, eles também ajudaram na animação de obras fora do Japão, incluindo Animaniacs e DuckTales. Hayao Miyazaki também trabalhou aqui antes de iniciar o Studio Ghibli. Os animadores deste estúdio também formaram a Brain’s Base (Durarara !!, Natsume’s Book of Friends), sendo que por sua vez os animadores desse estúdio criaram a Shuka (Durarara !! x2, 91 Days). Por outras palavras, muitos novos estúdios se ramificaram desde este gigante.


     

    Toei Animation

    Fundado: 1946
    Animes: One Piece, Dragon Ball Z, Sailor Moon
    Anime de estreia: Wolf Boy Ken (1948)
    Sobre: Esta empresa provavelmente fez a maior parte dos animes da vossa infância, se são fãs de anime nos vossos 20 / 30 anos. Desde Dragon Ball Z a Sailor Moon passando por Digimon, esta gigantesca empresa faz muitos animes e muitos outros de longa duração também. Embora a empresa tenha feito muitos animes destinados a crianças, eles também produziram títulos como Kamisama Kazoku e Princess Tutu, mais voltados para adultos. O lendário criador de mangas Osamu Tezuka costumava trabalhar aqui antes de iniciar a Mushi, e mais tarde, a Tezuka Production.


     

    Fundado: 2011
    Animes: Little Witch Academia, Kill la Kill, Kiznaiver
    Anime de estreia: Kill la Kill (2013)
    Sobre: Este é um estúdio fundado por ex-elementos da Gainax. Tal como o seu pai, o estúdio Trigger é conhecido pelos estranhos elementos nos seus títulos, como Kill la Kill, uma série sobre uniformes escolares mágicos que bebem sangue para dar poder a quem os veste. Embora seja um estúdio bastante novo, conquistou os corações dos fãs com a sua animação fluida e histórias e personagens incríveis.


     

    Fundado: 2013
    Animes: Re;Creators, Beautiful Bones: Sakurako’s Investigation
    Anime de estreia: Aldnoah.Zero (2014; com a A-1 Pictures)
    Sobre: Este estúdio é tão novo que só tem dois anime que produziu a solo. Foi fundado em maio de 2013 pelo ex-produtor Toshiyuki Nagano da AIC, o diretor de fotografia Tomonobu Kato e o diretor anime Ei Aoki de Fate/Zero. O nome do estúdio vem da palavra russa para “equipe de três”. O seu primeiro trabalho, Aldnoah Zero (que foi produzido em colaboração com a A-1 Pictures) ganhou o prémio de melhor design mecha no “Newtype x Machi Asobi Anime Prêmios” em 2015.


     

    Fundado: 2000
    Animes: Fate/Zero, Ninja Nonsense, Gakuen Utopia Manabi Straight!
    Anime de estreia: Weiß Kreuz (2002; 2ª temporada)
    Sobre: O ufotable também é conhecido entre os fãs nos últimos anos como “Budgetworks ilimitados” – uma piada referente à sua série de anime Fate / stay night: Unlimited Blade Works e o fato da sua série ter animação extremamente fluida com um grande foco em detalhes. Eles recentemente produziram o anime Tales of Zestiria X.


     

    Fundado: 2007
    Animes: Steins;Gate, Akame ga KILL!, Utawarerumono: The False Faces
    Anime de estreia: Tears to Tiara (2009)
    Sobre: Este estúdio foi iniciado por ex-funcionários da Oriental Light and Magic que trabalhavam em Utawarerumono. O seu primeiro anime em que eles trabalharam foi Tears to Tiara, uma adaptação de um outro jogo da Aquaplus. Desde que abriu as suas portas em 2007, o estúdio adaptou uma série de mangas e novels, mas recentemente produziu o seu primeiro anime original, Matoi the Sacred Slayer.


     

    Fundado: 2012
    Animes: Kabaneri of the Iron Fortress, Attack on Titan, Seraph of the End
    Anime de estreia: Attack on Titan
    Sobre: Um dos estúdios mais novos nesta lista, o WIT STUDIO foi fundado pelos produtores da Production I.G. em 2012 com um grande investimento da própria I.G. O estúdio é conhecido pela sua animação de alta qualidade, como se viu no seu primeiro trabalho Attack on Titan. Além de produzir séries anime, eles também animaram o episódio especial anime Star Fox Zero: The Battle Begins


     

    Fundado: 1995
    Animes: Franquias Aquarion, Symphogear e Macross
    Anime de estreia: Bit the Cupid
    Sobre: O estúdio é uma divisão da companhia de pachinko Sankyo Group. Fundado em Sapporo o estúdio Sateligh ficou conhecido por criar a primeira série anime totalmente digital, Bit the Cupid. Em 2006 o estúdio acabou por abandonar Sapporo e mudou-se para Tóquio.


     

    Fundado: 2006
    Animes: Rebuild of Evangelion
    Anime de estreia: Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone
    Sobre: Conhecido pelos filmes de Rebuild of Evangelion o estúdio foi fundado pelo famoso diretor Hideaki Anno da Gainax. As relações entre os dois estúdios parecem não ser as melhores e o estúdio chegou mesmo a processar a .


     

    Fundado: 2007
    Animes: Your Name., Garden of Words, 5 Centimeters per second
    Anime de estreia: 5 Centimeters per second
    Sobre: É um estúdio de animação e distribuidora baseada em Chiyoda, Tóquio. O estúdio é conhecido pelos seus emotivos filmes dirigidos pelo famoso diretor Makoto Shinkai.


     

    Fundado: 1995
    Animes: Nadesico, To-Love-Ru, Keijo!!!!!!!!, Love Hina
    Anime de estreia: Bakuretsu Hunter
    Sobre: É um estúdio subsidiário da IG Port (a companhia detentora do estúdio Production I.G.) que se especializou na produção de séries anime. O seu departamento de som é conhecido por utilizar efeitos similares aos da Sunrise.


     

    Fundado: 1982
    Animes: Last Exile, Tenchi Muyou!
    Anime de estreia: Lamu – Only You
    Sobre: AIC é a abreviatura de Anime International Company e o estúdio tem uma base (AIC Digital Building) em Nerima, Tóquio. Como curiosidade a AIC tembém prestou assistencia na produção de séries animadas ocidentais como Inspector Gadget, que acompanhou a infância de muitos. A AIC é enorme e está dividida em 8 divisões: AIC ASTA (2003, antigamente: AIC A.S.T.A.), AIC Build (2010), AIC Classic (2010), AIC Digital (2003), AIC Frontier (2012), AIC PLUS+ (2006), AIC Spirits (2003) e AIC Takarazuka (2006).


     

    Fundado: 2008
    Animes: Infinite Stratos, Grisaia
    Anime de estreia: Macross Frontier: The False Diva
    Sobre: O estúdio formado por antigos funcionários da Satelight geralmente serve de apoio a outros estúdios de animação principalmente A-1 Pictures e Satelight. Como estúdio independente destacou-se com IS: Infinite Stratos


     

    Fundado: 1992
    Animes: Basilisk, Last Exile, Gantz, Afro Samurai
    Anime de estreia: Blue Submarine No.6
    Sobre: Formado a 11 de Setembro de 1992 por antigos elementos do estúdio Gainax. Responsável por alguns animes icónicos que marcaram o género, o estúdio desde 2008 que estava em dificuldades financeiras e foi absorvido pela sua companhia mãe para se manter no ativo. Depois dessa fusão optaram por manter o nome Gonzo. Atualmente o estúdio está melhor economicamente passando a criar conteúdos também vocacionados para o público ocidental e a ajudar outros estúdios nas suas animações, no entanto perdeu alguma da sua influência no mundo dos animes.


     

    Fundado: 2001
    Animes: Eagle Talon
    Anime de estreia: Eagle Talon
    Sobre: DLE (Dream Link Entertainment) é um estúdio baseado em Tóquio que foi fundado por Ryuta Shiiki, um antigo executivo da Sony. O estúdio tornou-se popular pela utilização da sua animação em Flash. Recentemente o estúdio associou-se a um fundo chinês na formação do Griffin DLE o que significou uma injeção de capital de 10 bilhões de ienes.


     

    Studio 4°C

    Fundado: 1986
    Animes: The Animatrix, Mind Game, Tekkon Kinkreet, Genius Party
    Anime de estreia: Memories
    Sobre: É um estúdio fundado por Eiko Tanaka e Koji Morimoto cujo nome vem da temperatura em que a água é mais densa. É dos estúdios de animação japoneses mais premiados cujas obras que recorrem muitas vezes a animações pouco convencionais já ganharam multiplos prémios em festivais de cinema por todo o mundo. O estúdio tornou-se popular quando em 2003 se juntou à Warner Bros. para participar com uma sequência animada em The Animatrix.


     

    Fundado: 1998
    Animes: Diabolik Lovers, Shonen Hollywood, Mitsuwano
    Anime de estreia: 10 Tokyo Warriors
    Sobre: Fundado por Tomoko Kawasaki, um antigo produtor da J.C.Staff, o estúdio ficou conhecido por colaborar com múltiplos estúdios e em múltiplos géneros desde ação até bishounen. Geralmente o estúdio coopera com o estúdio Feel.


     

    Fundado: 2002
    Animes: Dagashi Kashi, Bikini Warriors, KissXSis
    Anime de estreia: Growlanser IV: Wayfarer of the Time
    Sobre: Foi fundada por antigos funcionários da estúdio Pierrot, estúdio começou inicialmente a servir de apoio a outros estúdios de animação sendo que gradualmente tem assumido o papel principal na animação. Este ano o estúdio arriscou com a série anime original .


     

    Fundado: 2003
    Animes: Shuffle!, Mirai Nikki, Big Order, Corpse Party
    Anime de estreia: Shuffle!
    Sobre: Fundado por ex-membros da Xebec. O anime estreou-se com Shuffle! que se tornou muito popular na comunidade sendo que mais tarde teve outro exito com Mirai Nikki, afirmando assim a sua posição na indústria.


     

    Fundado: 2002
    Animes: Trinity Seven, Magical Girl Lyrical Nanoha, Sekirei, Dog Days
    Anime de estreia: Magical Girl Lyrical Nanoha
    Sobre: A Seven Arcs foi fundada por ex-funcionários do estúdio Pierrot. Inicialmente a companhia focava-se na criação de animação para adultos sob o nome de Arcturus mas decidiu vocacionar-se para a criação de séries anime. Continuaram a produzir OVAs para adultos mas em 2004 criaram a sua primeira série anime, Magical Girl Lyrical Nanoha que serviu para catapultar a popularidade do estúdio que agora assume a produção de vários animes e filmes. Em 2012 decidiram dividir a companhia, a Sever Arcs trata agora do licenciamento das obras e a Seven Arcs Pictures é o estúdio de animação.


     

    Fundado: 1986
    Animes: Cute High Earth Defense Club, Jewelpet
    Anime de estreia: Heisei no Cinderella: Kiko-sama Monogatari
    Sobre: Formado pelos funcionários da Tsuchida Production após a sua falência. EM 1999 foi dos primeiros estúdios a passar exclusivamente para a animação digital e em 2002 criou uma subsidiária em Toyohashi.


     

    Fundado: 1996
    Animes: Natsume’s Book of Friends, Durarara!!, Servamp, Oregairu
    Anime de estreia: The Boy Who Saw the Wind
    Sobre: Formado pelos funcionários da antiga Tokyo Movie Shinsha. Ao longo dos anos o estúdio especializou-se na produção de séries anime e os seus volumes de produção têm aumentado consistentemente.


     

    Fundado: 2007
    Animes: Black Rock Shooter
    Anime de estreia: Black Rock Shooter
    Sobre: O estúdio quando foi fundado prometia ser uma das grandes estrelas da animação japonesa mas 10 anos depois ainda não correspondeu às espectativas. Fundado por Yutaka “Yamakan” Yamamoto após o diretor ser despedido da Kyoto Animation em Agosto de 2007 a companhia serve com sub-estúdio de outros estúdios de animação. O seu primeiro trabalho a solo foi um episódio da OVA de Black Rock Shooter seguindo-se depois a série de 8 episódios no bloco noitamina. Atualmente o estúdio anima episódios dos estúdios de animação Hal Film Maker e A-1 Pictures. 


     

    ARMS

    Fundado: 1996
    Animes: Elfen Lied, Kite, Valkyrie Drive: Mermaid, Ikkitousen, Queen`s Blade,
    Anime de estreia: Kite
    Sobre: Formado por ex-membros do Studio Kikan (ragora Pierrot Plus)o estúdio inicialmente produzia animação apra dultos son o nome de Dandelion ou Triple X. Decidiram abandonar em 2005 a indústria hentai e dedicar-se à animação de série anime no entanto é dificil abandonar velhos hábitos e facilmente constatam que os animes da ARMS estão repletos de fanservice. Animes como Kite, Queen`s Blade, Ikkitousen não escondem as origens do estúdio que tem como seu maior sucesso, Elfen Lied.


     

    Fundado: 2002
    Animes: Samurai Champloo, Ergo Proxy, Deadman Wonderland, Gangsta.
    Anime de estreia: Samurai Champloo
    Sobre: Fundado em 2002 por produtores da Sunrise o estúdio de animação acabou por falir para grande desgosto da comunidade em 2015 com uma dívida superior a 350 milhões de ienes. O estúdio nunca teve medo de apostar em animes originais encontrando sucesso em obras como Samurai Champloo e Ergo Proxy. No seu auge o estúdio chegou a ter um lucro anual de 1 bilhão de ienes e a sua falência estará associada a uma má gerência.


     

    Bee Train

    Fundado: 1997
    Animes: Noir, .hack//SIGN, Phantom: Requiem for the Phantom
    Anime de estreia: Popolocrois Monogatari
    Sobre: Fundado por Kōichi Mashimo que era um antigo diretor da Tatsunoko Productions e fundador da Mashimo Jimusho a Bee Train era uma subsidiária da Production I.G. juntamente com a Xebec até que em 2006 se tornou independente. O seu primeiro trabalho como independente foi Noir que trouxe ao estúdio muita visibilidade. Atualmente o estúdio está parado devido à reforma de Mashimo. O estúdio tornou-se popular entre os amantes do género yuri e a Bee Train é famosa pelo seu método de brain strom de novas ideias para animes, onde o staff sugeria ideias após a ingestão de grandes quantidades de bebidas alcoólicas.


     

    Fundado: 1999
    Animes: High School DxD, School Days
    Anime de estreia: Hand Maid May
    Sobre: Fundado por Katou Nagateru que era um produtor da Tatsunoko Production. Durante os primeiro anos o estúdio trabalhou para outros estúdios de animação e gradualmente ao longo dos anos começou a assumir independentemente séries anime. Atualmente Nagateru continua a ser o representante do estúdio.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    13 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    13 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Bast MD
    Bast MD
    11 , Julho , 2019 21:12

    Da para acrescentar o estúdio Orange, o mais avançado no quesito CG (vem ganhando vários prêmios).

    Willian Picorelli
    Willian Picorelli
    13 , Julho , 2019 3:19

    Atualmente, Mad House, SHAFT, Bones e UFOTABLE (principalmente esse último) dão um banho nos outros estúdios, o MAPPA pode entrar na lista também

    Maxwell Garcia
    Maxwell Garcia
    Reply to  Willian Picorelli
    13 , Julho , 2019 3:51

    Você nunca assistiu um anime da Kyoto Animation, né? Ela é sem dúvida a melhor dessa lista

    Willian Picorelli
    Willian Picorelli
    Reply to  Maxwell Garcia
    13 , Julho , 2019 14:18

    Pra quem gosta de MOE, animação igual em TODOS OS animes, caracter design feito um em cima do outro… Tem que ser pago pau demais pra achar isso. Bones em movimentação é mil vezes melhor, em paleta de cores a UFOTABLE dá um banho, em direção a Mad House sempre arrebenta, a KyoAni pode ser melhor no quesito ost’s, mas isso não é o principal critério a ser analisado de um estúdio, a animação é boa, é claro, ótima aliás, mas tem todos esses problemas que citei, pra mim um estúdio se faz bom não apenas pela qualidade técnica, mas também pelas obras que decide adaptar, e desde os animes da key, a KyoAni parece que não quer mais ser o melhor estúdio (pois até CLANNAD era)

    [̲̲̅̅ʜ̲̅ɪ̲̅ʀ̲̅ᴏ̲̅s̲̅ʜ̲̅ɪ̲̅]
    [̲̲̅̅ʜ̲̅ɪ̲̅ʀ̲̅ᴏ̲̅s̲̅ʜ̲̅ɪ̲̅]
    13 , Julho , 2019 3:19

    Pena o estúdio Manglobe ter falido, Gangsta :/

    Shuujin
    Shuujin
    13 , Julho , 2019 3:19

    O único que eu não conhecia é esse DLE, mas senti faltas de outros estúdios legais, como 3Hz, Actas (apesar dos atrasos) e Diomedea.

    Zen
    Zen
    Reply to  Shuujin
    13 , Julho , 2019 4:16

    E faltou também a Pierrot+, que por sinal, é mais consistente que a Pierrot.

    Charles
    Charles
    13 , Julho , 2019 3:19

    Muitos da lista me agradam, até alguns como A1 e a J.C, por mais que a qualidade de animação deles varie, geralmente entregam obras que eu me divirto assistindo. Mas em termos de qualidade técnica, acho difícil bater a KyoAni, fazem animações tão belas, que muitas pessoas se deixam levar e acham obras com histórias medianas, coisas incríveis. Isso já serve pra mostrar o quanto ela impressiona com sua animação.

    Hermes
    Hermes
    13 , Julho , 2019 3:19

    Fundado por Yutaka “Yamakan” Yamamoto após o diretor ser despedido da Kyoto Animation em Agosto de 2017 a companhia serve com sub-estúdio de outros estúdios de animação.
    Temos um viajante no tempo.

    ◘ Munakata ◘
    ◘ Munakata ◘
    Reply to  Hermes
    13 , Julho , 2019 4:16

    Depois dizem que vírgula não é útil kkkkkkkkkkkkkkkk

    Stefano Barbosa
    Stefano Barbosa
    13 , Julho , 2019 3:19
    Lucio
    Lucio
    13 , Julho , 2019 3:19

    A maioria eu conheço mas tem uns 3~4 ai que nem eu sabia que existiam….

    toygame lan
    toygame lan
    13 , Julho , 2019 3:19

    a Bones,Studio 4°C,gonzio são otimos

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares