As Asas do Vento na RTP 2

A RTP 2, o segundo canal da estação pública portuguesa, este Natal vai apostar nos filmes do e dia 9 de Dezembro pelas 17:55 vai exibir As Asas do Vento () do diretor e do Studio Ghibli que infelizmente não ganhou um Oscar. O filme terá áudio em japonês com legendas em português.

 foca-se em Jiro Horikoshi, o designer do avião japonês mais famoso da segunda guerra mundial, o temível Mitsubishi A6M Zero que no início da guerra chegou a ter um “kill ratio” de 12 para 1. Em 2009 Miyazaki lançou um manga intitulado “Kaze Tachinu” sobre o designer.

No site oficial podemos ler:

Jiro sonha em voar e criar belos aviões, inspirado pelo famoso criador de aeronáutica Caproni. A usar óculos desde tenra idade e impossibilitado de se tornar piloto, Jiro integra a divisão de aeronáutica de uma grande empresa japonesa em 1927. A sua genialidade é cedo reconhecida e torna-se um dos mais respeitados engenheiros aeronáuticos.

Nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e para o Óscar de Melhor Filme de Animação, As Asas do Vento debruça-se sobre a maior parte da vida de Jiro Horikoshi, retratando eventos históricos do Japão que afetaram a sua vida, incluindo o grande terramoto de Kanno de 1923, a Grande Depressão, a epidemia de tuberculose e a entrada do Japão na guerra. Ele conhece Nahoko, por quem se apaixona, dedica-se à amizade com o seu colega Honjo, e inova constantemente, levando a mundo da aviação para o futuro.
Hayao Miyazaki combina as personalidades do engenheiro Jiro Horikoshi e do autor Tatsuo Hori, que foi contemporâneo do período abordado em As Asas do Vento, para criar Jiro, um personagem fictício no centro de um conto épico de amor, perseverança e os desafios de conseguir viver e fazer as escolhas certas num mundo tumultuoso.