Mais...
    InícioAnimeCiclo de Cinema Japonês dedicado a Nagisa Oshima

    Ciclo de Cinema Japonês dedicado a Nagisa Oshima

    Inicia-se em Outubro um Ciclo dedicado a Nagisa Oshima, um dos mais importantes cineastas japoneses, programa realizado pela Cinemateca Portuguesa, em colaboração com a Japan Foundation e com a Embaixada do Japão. A sessão de abertura é preenchida por TABU, a obra mais recente do cineasta, que será apresentada pelo seu filho, Professor Takeshi Oshima.

    Tendo começado a trabalhar para os estúdios Shochikucomo assistente de realização, Nagisa Oshima assina o seu primeiro filme ainda em 1959, tornando-se um dos nomes mais proeminentes da nova vaga japonesa.

    Tratava-se de “UMA CIDADE DE AMOR E ESPERANÇA”, e estreava no mesmo ano em que eram exibidos OS QUATROCENTOS GOLPES e o ACOSSADO, em França, iniciando o movimento designado por “nuberu bagu”, uma tradução literal do termo francês. Desse movimento fariam parte outros realizadores como Masahiro Shinoda e Yoshishige Yoshida. É num cenário político extremamente turbulento, dominado por fortes protestos sociais que Oshima começa a filmar histórias frequentemente assentes em factos reais, cujos protagonistas são muitas vezes jovens problemáticos, forçados pelas circunstâncias a enveredar pela via do crime, dando assim voz às tensões na sociedade japonesa e à juventude sua contemporânea.

    E é desde o primeiro filme que se estabelece a sua reputação de realizador contestatário e iconoclasta, concentrado numa crítica dos valores tradicionais do Japão e na defesa dos ideais de esquerda. Mas a inovação de Oshima ultrapassa em muito o plano temático. Como refere Tadao Sato, conhecido historiador e crítico japonês, “CONTO CRUEL DA JUVENTUDE”, a sua segunda longa-metragem, “é um dos melhores filmes de Oshima, porque o seu estilo aproxima-se fortemente do tema da crueldade”. O comentário aponta para a inovação, notada desde cedo, de todo o cinema de Oshima, que faz dele um cineasta marginal num duplo sentido, como poderemos constatar através do programa que prosseguirá em Novembro com os seus trabalhos mais recentes.

    [Fonte: Cinemateca Portuguesa]

    Datas:  de 22 de Outubro a 23 de Novembro

    Local:  Cinemateca Portuguesa, R. Barata Salgueiro 39, 1269 – Lisboa

    Organização: Cinemateca Portuguesa, com o apoio da Embaixada do Japão e Japan Foundation

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares