Como assistir Mobile Suit Gundam – Guia Definitivo

Tudo o que precisas de saber sobre Mobile Suit Gundam

32

Como assistir Mobile Suit Gundam - Guia Definitivo

Mobile Suit Gundam é uma franquia enorme no Japão, com o selo da Sunrise é composta por anime, mangá, videjogos e muito, mas mesmo muito, merchadising desde posters e ilustrações passando pelas incontornáveis figuras, que dão pelo nome de Gunpla.

A primeira série anime estreou a 7 de abril de 1979 e desde então tivemos inúmeras séries anime e filmes, o que para quem quer começar a acompanhar pode ser muito confuso, por isso, aqui está ele, o derradeiro Guia Definitivo para assistir Mobile Suit Gundam.

Num mudo onde todos andam a correr e para quem quer informação rapidamente em baixo fica a ordem cronológica sendo que depois vamos em baixo abordar de forma bem mais detalhada os animes e quais vale a pena verdadeiramente assistir. Podem também optar ver por ordem de lançamento uma vez que na sua grade maioria as obras são fechadas e pouca ou nenhuma relação têm entre elas.

Uma franquia tão antiga e diversificada como Gundam, com linhas de tempo e universos alternativos, spinoffs, e assim por diante … não há realmente um “melhor caminho” para assistir e é comum os fãs discutirem entre si qual é a melhor forma, muito semelhante ao fandom que vemos por exemplo com a franquia Star Wars.

Fica em baixo então a nossa sugestão:

0. Mobile Suit Gundam: The Origin
1. Mobile Suit Gundam 0079 (o anime original)
2. Mobile Suit Gundam: The 08th MS Team
3. Mobile Suit Gundam Thunderbolt
4. Mobile Suit Gundam: MS IGLOO – The Hidden One Year War (PART 1)
5. Mobile Suit Gundam: MS IGLOO 2 – The Gravity Front (PART 2)
6. Mobile Suit Gundam: MS IGLOO – Apocalypse 0079 (PART 3)
7. Mobile Suit Gundam 0080: War In The Pocket
8. Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory
9. Mobile Suit Zeta Gundam
10. Mobile Suit Gundam ZZ
11. Mobile Suit Gundam: Char’s Counterattack
12. Mobile Suit Gundam Unicorn
13. Mobile Suit Gundam Twilight AXIS
14. Mobile Suit Gundam F91
15. Mobile Suit Victory Gundam

Séries que podem ser vistas em qualquer ordem:

After War Gundam X
Gundam Build Divers
Gundam Build Fighters
Mobile Fighter G Gundam
Mobile Suit Gundam 00
Mobile Suit Gundam AGE
Mobile Suit Gundam Iron-Blooded Orphans
Mobile Suit Gundam SEED
Mobile Suit Gundam Wing


 

Ainda estão a ler? Então definitivamente o que se segue vai ser do vosso agrado 😉

Universal Century

O que é: Em termos de produção, é a primeira linha temporal da franquia Gundam, começando com o Mobile Suit Gundam de 1979, a primeira série de Gundam a ser transmitida. Como a linha do tempo mais antiga, tem a maior projeção cultural e, se viram paródias ou imagens de Gundam, é provável que elas sejam daqui. A maior parte da série Gundam ocorre na linha do tempo de Universal Century, abreviado para U.C.

Do que se trata: Os eventos ou as consequências da One Year War, um conflito entre a Terra e as suas colónias espaciais rebeldes. A Federação da Terra é retratada como o lado bom, enquanto a República de Zeon é inconfundivelmente má, utilizando tanto imagens nazi como idealismo. As séries do Universal Century são imediatamente reconhecíveis pelos uniformes icónicos que os Zeon usam.

O que devo assistir primeiro? Mobile Suit Gundam, que dá início a toda a franquia.

Séries neste linha temporal: Aqui está a lista completa da ordem das séries Universal Century (UC), com recomendações de quais valem a pena serem vistas.

 

Gundam: The Origin — UC 0068

O que é: Uma história de origem para a One Year War, é uma OVa de 6 episódios que começa quando Char ainda é uma criança e detalha a intriga política que cria a República de Zeon.

Vale a pena assistir? Sim.

Por quê: Estabelece uma vertente humana e fascinante dos mecanismos políticos sugeridos, mas nunca totalmente explicados, durante Mobile Suit Gundam.

 

Mobile Suit Gundam — UC 0079

Mobile Suit Gundam — UC 0079O que é: Concentra-se na rivalidade entre Amuro e Char, os ases da Federação e Zeon.

Vale a pena assistir? Sim.

Por quê: Não é apenas a base do Universal Century, mas o avô de todas as séries de Gundam, introduzindo o conceito de “mobile suit” que todas as séries de Gundam têm em comum. Com 43 episódios e animações da era dos anos 70, pode ser de difícil digestão para os espectadores modernos. Mobile Suit Gundam – The Movie Trilogy é uma compilação mais rápida.

 

The 08th MS Team — UC 0079

The 08th MS Team — UC 0079O que é: Uma história paralela da One Year War, com apenas uma unidade na frente do Leste Asiático.

Vale a pena assistir? Sim.

Por quê: Uma história paralela com muito coração, o OVA de 12 episódios partilha a história de soldados comuns. Enquanto que Mobile Suit Gundam descreve o que os principais ases estão a fazer na guerra, The 08th MS Team mostra como as outras pessoas se envolveram durante a guerra.

 

Mobile Suit Gundam: Thunderbolt — UC 0079

Mobile Suit Gundam: Thunderbolt — UC 0079O que é: A Federação e Zeon envolvem-se numa luta no setor “Thunderbolt”, uma zona repleta de destroços de colónias espaciais e naves.

Vale a pena assistir? Sim.

Por quê: Anime explosivo, com boas sequências de combate, bem animado e a música está à altura da animação.

 

MS IGLOO — UC 0079

O que é: OVA de 3 episódios de 2004 que se desenrola à volta da equipa de engenharia de Zeon e a sua corrida para criar a tecnologia que o exército em dificuldades exige.

Vale a pena assistir? Não.

Por quê: Fornece algumas dicas sobre a razão pela qual Zeon pode ter perdido a guerra, mas não é necessário ver. A sua animação CGI faz dele uma experiência bizarra na franquia Gundam.

 

0080: War in the Pocket — UC 0079-80

0080: War in the Pocket — UC 0079-80O que é: Uma história paralela da One Year War com uma criança como protagonista, quando os horrores da guerra chegam diretamente à sua porta da frente.

Vale a pena assistir? Sim.

Por quê: Este OVA mostra a realidade da guerra sem se tornar enfadonho. Com apenas seis episódios, esta poderosa série vale cada minuto.

 

0083: Stardust Memory — UC 0083

0083: Stardust Memory — UC 0083O que é: Após a One Year War, a Federação tornou-se má. O que aconteceu? Stardust Memory tem as respostas.

Vale a pena assistir? Talvez.

Por quê: É o precursor de Zeta Gundam, que define os principais pontos da história na série seguinte. Com 13 episódios, não é necessário assistir para compreende o Zeta, mas os fãs receberam-no muito bem devido às suas poderosas sequências de ação.

 

Zeta Gundam — UC 0087

Zeta Gundam — UC 0087O que é: Segue os eventos de Mobile Suit Gundam com um novo protagonista, Kamille, e uma história de redenção para Char.

Vale a pena assistir? Sim.

Por quê: Apresenta uma crítica às políticas da Federação após a guerra, obscurecendo as linhas entre o bem e o mal no processo de apresentar um complexo conflito multilateral.

 

Gundam ZZ — UC 0088

Gundam ZZ — UC 0088O que é: Série de 47 episódio logo após o Zeta Gundam.

Vale a pena assistir? Não.

Por quê: Foi má recebida devido à maneira como converte o drama sombrio de Zeta numa comédia oca num esforço para aliviar o clima. Dificilmente vão encontrar esta série fora do Japão.

 

Char’s Counterattack — UC 0093

Char's Counterattack — UC 0093O que é: Um filme que redireciona o foco de volta para Char e Amuro e completa o seu arco.

Vale a pena assistir? Talvez.

Por quê: Com um protagonista desprezível que ocupa um tempo valioso, este é apenas um filme mediano por conta própria. Ainda assim, os fãs que investiram na rivalidade mais icónica da franquia Gundam vão querer acompanhá-la para ver como a história termina.

 

Gundam Unicorn — UC 0096

Gundam Unicorn — UC 0096O que é: Na realidade começa em UC 0001, como uma espécie de história de origem. Segue o último herdeiro da República de Zeon e serve como uma pedra angular para o Universal Century.

Vale a pena assistir? Sim.

Por quê: Com um cronograma de lançamento super lento que começou em 2010 e só concluiu os seus 7 episódios em 2014, o OVA possui alguns dos maiores valores de produção da franquia Gundam.

 

Mobile Suit Gundam: Twilight Axis — UC 0096

Mobile Suit Gundam: Twilight Axis — UC 0096O que é: Alguns meses após os eventos de Mobile Suit Gundam UC. Arlette Armaju, ex-desenvolvedora de armas de Zeon, e Danton Haireg, ex-piloto de testes, juntam-se a uma equipa de pesquisa enviada…

Vale a pena assistir? Não.

Por quê: Com 5 episódios de 3 minutos e um final de 10, a história nem sequer é explicada de forma adequada, passar longe….

 

Gundam F91 —  UC 0123

Gundam F91 —  UC 0123O que é: Foca-se nas colónias da fronteira à medida que estas se levantam contra os invasores de Júpiter.

Vale a pena assistir? Não.

Por quê: Originalmente planeada como uma série anime de 50 episódios, depois passou para uma série de 12 episódios e finalmente acabou por ser lançada como um filme, cum um ritmo muito mau.

 

Victory Gundam — UC 0153

Victory Gundam — UC 0153O que é: Um jovem de 13 anos deve pilotar o Victory Gundam para enfrentar o formidável Império Zanscare.

Vale a pena assistir? Não.

Por quê: Uma das principais críticas é que esta série anime parece não se encaixar no Universal Century. Nós nunca ouvimos falar sobre o Império Zanscare antes ou depois disto e a história ocorre tão longe depois da One Year War que a série parece não estar relacionada a mais nada nesta linha do tempo.

 

G-Savior — UC 0223

G-Savior — UC 0223O que é: A terra e as colónias lutam por causa da escassez de alimentos.

Vale a pena assistir? Nem pensar!

Por quê: Não vão querer ver isto. É um filme live-action com atuação muito má e enredo ainda pior. É melhor esquecer que isto aconteceu. Vão ter dificuladade em encontrar online este filme que curiosamente foi filmado no Canada.

 

After Colony

O que é: Esta linha temporal foi lançada em 1995 no Japão.

Do que se trata: Como no Universal Century, a Terra está em guerra com as suas colónias espaciais. No entanto, desta vez será com as colónias espaciais que os espectadores vão simpatizar. Cada colónia espacial desenvolveo  seu próprio mobile suit (melhor para vender mais Gunpla). Combinado com um adversário mascarado (a lá Char), é uma recriação altamente alterada do Universal Century com temas semelhantes.

O que devo assistir primeiro? Gundam Wing

Séries neste linha temporal:

 

Gundam Wing

Gundam WingO que é: Cinco pilotos lideram mobile suits únicas na vanguarda da rebelião das colónias contra uma Terra hostil. À medida que a série progride, os pilotos tornam-se aliados uns dos outros mais do que qualquer causa, e escolhem as suas próprias razões para lutar.

Vale a pena assistir? Talvez.

Por quê: Apesar de história fraca foi o anime que popularizou na América a franquia Mobile Suit Gundam.

 

Endless Waltz

Endless WaltzO que é: Um filme que acompanha os eventos de Gundam Wing, ao mesmo tempo que revela novos Mobile Suit e novos detalhes sobre o passado dos pilotos principais.

Vale a pena assistir? Não.

Por quê: Embora certamente seja uma história melhor que o próprio Gundam Wing, ele não é independente, ou seja, precisam de ver os 49 episódios da série para entender o filme.

 

Cosmic Era

O que é: Esta linha temporal foi lançada em 2002 no Japão e 2004 no ocidente. Pela primeira vez, Gundam apresentou personagens com um visual moe mais moderno, completo com olhos enormes, figuras elegantes e mobile suits igualmente elegantes.

Do que se trata: “Naturais”, que são terráqueos comuns, devem lutar pelo direito a sobreviver contra os “Coordinators” geneticamente modificados que viver no espaço. Eu mencionei que este também tem um misterioso adversário mascarado?

O que devo assistir primeiro? Gundam Seed, que surge em primeiro lugar cronologicamente.

Séries neste linha temporal:

 

Gundam Seed

Gundam SeedO que é: Um jovem Coordinator escolhe aliar-se com a Terra em vez do espaço. Segue a fórmula criada em Gundam Wing.

Vale a pena assistir? Talvez.

Por quê: SEED tem muitas semelhanças com o original Mobile Suit Gundam, trazendo igualmente um ritmo moderno. No entanto, sofre no diálogo dos personagens e falha em superar o original. Por outro lado, possui algumas das melhores músicas de Gundam.

 

Gundam Seed Destiny

Gundam Seed DestinyO que é: Uma continuação sombria dos eventos de Gundam Seed. Tenta ser o Zeta Gundam desta linha temporal de Seed, mas sem sucesso.

Vale a pena assistir? Não.

Por quê: Por vezes demasiado sombrio, outras vezes demasiado light, sem equilíbrio.

 

C.E. 73 Stargazer

C.E. 73 StargazerO que é: Três episódios com menos de 20 minutos, todos lançados na web. Concentra-se em Phantom Pain – um grupo de personagens secundários de Gundam Seed Destiny.

Vale a pena assistir? Não.

Por quê: Irrelevante para a história.

 

Post Disaster

Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans

Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded OrphansO que é: A história desenrola-se 300 anos após a grande guerra “Yakusai-sen (Disaster Festival War)” e segue Mikazuki Augus, um jovem que trabalha para uma empresa de segurança privada em Marte, a Chryse Guard Security (CGS) e que mais tarde se torna o piloto do Gundam Barbatos. Depois de aceitar o trabalho de proteger uma menina chamada Cuderia Aina Bernstein, ele envolve-se em várias batalhas, porque ela está a tentar tornar independente a cidade de Chryse da Terra.

Vale a pena assistir? Sim.

Por quê: Esta série recebeu elogios e críticas pelos seus temas sombrios, como crianças-soldados e escravidão. Esta série lida não apenas com a guerra, mas também com os terrores da vida real que levam e vêm desses conflitos horríveis.

 

Our Century

O que é: Este é o único grupo de séries de Gundam que dizem ter lugar no mesmo universo que o espectador. Os personagens são humanos com habilidades geralmente normais que são fãs de Gundam.

Do que se trata: Num futuro próximo na Terra, pessoas de todas as idades constroem Gunpla – modelos de plástico de Gundam – e usam arenas de alta tecnologia para lutar por diversão e lucro.

O que devo assistir primeiro? Gundam Build Fighters.

Séries neste linha temporal:

 

Gundam Build Fighters

Gundam Build FightersO que é: A história de dois amigos que se unem para se tornarem os melhores Gundam Build Fighters do mundo.

Vale a pena assistir? Sim.

Por quê: É fácil descrever isto como um comercial de meia hora para as figuras Gundam, mas um enredo cativante e personagens cativantes mantêm a série de 25 episódios interessante. Há muitas piadas internas e referências a outras séries Gundam, então é ainda melhor se este não for o vosso primeiro anime da franquia.

 

Gundam Build Fighters Try

Gundam Build Fighters TryO que é: Desta vez, três amigos unem-se para se tornarem os melhores Gundam Build Fighters, etc… etc.

Vale a pena assistir? Sim.

Por quê: Embora certamente não foi tão bem recebido quanto o seu antecessor, Try é uma série feita por fãs do Gundam para os fãs de Gundam, e a paixão dos criadores pelo produto brilha em todas as cenas.

 

One-shot Centuries

O que são: Algumas séries Gundam acontecem na sua própria linha temporal, sem qualquer relação com as outras séries e filmes de Gundam.

O que ver primeiro: Não importa. Todas estas obras resultam sozinhas!

 

After War — Gundam X

After War — Gundam XO que é: Numa Terra pós-apocalíptica, um jovem ladrão só procura a sua própria sobrevivência. Mas quando ele conhece uma menina misteriosa, ele decide pilotar um mobile suit para salvar a sua vida.

Vale a pena assistir? Talvez.

Por quê: Esta é uma relíquia dos anos 90 cheia de potencial

 

Future Century — Mobile Fighter G-Gundam

Future Century — Mobile Fighter G-GundamO que é: As colónias espaciais concordam em realizar “Gundam Fights” organizadas em vez da guerra. O vencedor ganha à sua colónia o direito de governar todas as colónias durante os próximos quatro anos. Um jovem lutador representa o Japão enquanto procura o seu irmão.

Vale a pena assistir? Talvez.

Por quê: Na maioria dos casos, seria irresponsável recomendar um anime cheio de personagens irreais e exageradas e estereótipos culturais exagerados (alguns dos quais chegam ao desconforto). Por outro lado, o ritmo rápido do G-Gundam e o seu fanservice fazem dele um favorito inesperado entre os fãs.

 

Anno Domini — Gundam 00

Anno Domini — Gundam 00O que é: Três facções estão em guerra por recursos limitados. Para interromper o equilíbrio de poder, um quarto grupo chamado Celestial Being cria uma enorme super arma – surpresa, são cinco Gundams.

Vale a pena assistir? Não.

Por quê: A série começa com muitas promessas, mas lentamente desacelera para uma massa confusa de personagens improváveis e pontos de história Deus Ex Machina. A primeira temporada é aproveitável, apenas para sermos impulsionados para uma segunda temporada abismal. Apesar disso, a série foi bem sucedida o suficiente para merecer um filme, Awakening of Trailblazer, que também não vale a pena assistir.

 

Advanced Generation — Gundam AGE

Advanced Generation — Gundam AGEO que é: Uma história contada em três períodos de tempo, seguindo o protagonista Flit como uma criança, como um homem e como um bisavô com o cabelo cada vez mais louco.

Vale a pena assistir? Não.

Por quê: Esta série foi fortemente antecipada pelos fãs por causa do envolvimento da produtora de jogos Level 5. Os designs de personagens são bons, mas esta foi uma série que não beneficiou da adição de um enredo semelhante a um jogo.

 

Regild Century — Reconguista in G

Regild Century — Reconguista in GO que é: A humanidade entrou num tempo de paz universal baseada numa religião anti-tecnológica. Um jovem decide pilotar um mobile suit de origem misteriosa e muda a sua vida para sempre.

Vale a pena assistir? Não.

Por quê: A narrativa é tão confusa que pode demorar toda a série para descobrirem o que está realmente a acontecer. Alianças são constantemente trocadas, e ninguém parece ter um motivo claro para as suas ações. Isto parece a sequela de uma história que não existe.

 

Correct Century — Turn A Gundam

Correct Century — Turn A GundamO que é: A Terra é uma fronteira pacífica, embora um pouco atrasada, até que os colonos de alta tecnologia da Lua, de quem todos se esqueceram, fazem uma aparição surpresa.

Vale a pena assistir? Sim.

Por quê: Com música por Yoko Kanno e designs mecha de Syd Mead, o artista conceitual por trás de Blade Runner, Aliens e Tron, esta é uma das experiências Gundam mais visuais e sonoras da franquia. Além disso, tem um protagonista sincero e simpático, e um enredo que deve ressoar com todos os que querem descobrir um novo mundo.

 

Estas são apenas algumas sugestões e as vossas opiniões certamente serão diferentes. Bem vindos ao mundo Mobile Suit Gundam!