Mais...
    InícioAnimeCrunchyroll desmarca-se da censura de Tokyo Revengers

    Crunchyroll desmarca-se da censura de Tokyo Revengers

    Tokyo Revengers está a ser transmitido censurado no ocidente

    Ontem noticiámos que a exibição da adaptação para série anime do mangá Tokyo Revengers de Ken Wakui estava a ser exibida no ocidente censurada e a Crunchyroll veio demarcar-se dessa decisão afirmando que a companhia de streaming não censurou nada e que já receberam assim os episódios.

    O departamento francês da Crunchyroll respondeu assim a um fã no twitter:

    Não censuramos nada. Essa é a versão que o Japão nos deu.

    Estamos estritamente proibidos de editar ou retocar episódios.

    A censura inclui uma variedade de efeitos de luz, close-ups e até mesmo cenas apagadas com o objetivo de não exibir um símbolo representativo da franquia.

    Para entenderem a situação, devem ter a noção de que o nome da banda no Japão é “Tokyo Manji Gang”, que em japonês é escrito como 東京 卍 會, usando uma suástica-esquerda (卍) na sua escrita.

    Claro está que para não causar polémica o símbolo está a ser censurado fora do Japão, já que poderia ser facilmente confundido com a suástica, que é comummente associada ao nazismo, embora sejam completamente diferentes. Abaixo está a primeira versão transmitida no Japão sem censura, e depois a versão lançada no Ocidente.

    A animação é do estúdio (The Heroic Legend of Arslan, Terra Formars, Hanebado!), a direção é de Koichi Hatsumi (Berserk: The Golden Age Arc I – The Egg of the King, Blue Exorcist: Kyoto Saga, Deadman Wonderland, Gangsta.), o argumento é de Yasuyuki Muto (Basilisk, Deadman Wonderland, Sengoku Basara – Samurai Kings) e o design de personagens é de Kenichi Ohnuki (Golden Kamuy, Gundam Build Fighters) e Keiko Ōta (Ace Attorney, Hyakko). A direção do som é de Satoki Iida e a música é da responsabilidade de Hiroaki Tsutsumi (Children of the Whales, Dr. Stone, Jujutsu Kaisen).

    A Kodansha Comics está a publicar o mangá em inglês e no seu site podemos ler:

    Assistindo às notícias, Takemichi Hanagaki descobre que a sua namorada, no começo do ensino médio, Hinata Tachibana, morreu. A única namorada que ele já teve foi morta por um grupo de vilões conhecido como Gang Manji de Tóquio. Ele mora num apartamento mau com paredes finas, e o seu chefe seis anos mais novo trata-o como um idiota. Além disso, ele é um total e completo virgem… No auge da sua vida no fundo do poço, ele repentinamente salta doze anos para trás para os dias do ensino médio!! Para salvar Hinata, e mudar a vida que ele passou a fugir, Takemichi, sem esperanças, deve procurar o topo do gangue mais sinistro de delinquentes de Kanto!

    Tokyo Revengers começou a ser publicado na Weekly Shōnen Magazine em março de 2017 e a Kodansha lançou o volume 20 a 17 de dezembro de 2020. A Kodansha Comics lançou o volume 20 em inglês a 9 de fevereiro de 2021.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    9 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    9 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    🍦Pico Trap Delícia🍦
    🍦Pico Trap Delícia🍦
    10 , Maio , 2021 14:00

    Vixi se for isso mesmo então o Japão já está se auto censurando em relação ao ocidente, muito triste isso pois quem se fod3 é a gente o público ocidental.🍦

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    10 , Maio , 2021 13:16

    No twitter oficial há o anuncio de camisetas com o manji a venda. Creio que o comitê de produção quer vender o maximo possivel de bens referentes a serie. Mas diferente do Japão, realmente acredito que se alguem sair com uma camisas dessas no ocidente na rua, indo a locais publicos daria muita confusão.

    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    10 , Maio , 2021 10:29

    Se vou msm vdd isso, aí sim… os japas ñ querem tá motivos para os militantes e lacradores ficarem com seu mi mi mi e bla bla bla…

    Blu3s
    Blu3s
    10 , Maio , 2021 11:11

    É deprimente isso, se pararmos para pensar que quem assiste o anime pela Crunchyroll são pessoas com o mínimo de acesso a informação o suficiente para saber que o “Manji” não é a mesma suástica nazista, fazendo com que uma censura dessas soe como um insulto à inteligência dos próprios consumidores.

    Até daria para “compreender” se o anime fosse ao ar em um canal de TV aberta, com alcance a todo um público leigo pouco ou nada familiarizado, tipo uma Globo ou SBT aqui no Brasil, mas em um serviço de streaming, e ainda por cima segmentado, é simplesmente ridículo.

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    Reply to  Blu3s
    10 , Maio , 2021 11:43

    Pra ser justo, muitas pessoas que gostam de lacrar sobre alguma polemica constantemente frequentam o twitter da crunchyroll, possivelmente sendo assinantes. Como no caso do spin off recente de inuyasha ou sobre o anime do cara de pele bronzeada que vira uma garota. Vários insultos sobre esses animes.

    Edenilson Pontes
    Edenilson Pontes
    13 , Maio , 2021 21:04

    Isso é mais uma prova de que o ocidente já está influenciando alguns animes.

    Fabio Rattis Lima
    Fabio Rattis Lima
    13 , Maio , 2021 13:23

    eles querem oq ? esconder esse passado horrivel da humanidade ?

    LiL TaKa
    LiL TaKa
    Reply to  Fabio Rattis Lima
    13 , Maio , 2021 16:59

    Vc não cura de um trauma escondendo ele é sim superando

    Fabio Rattis Lima
    Fabio Rattis Lima
    13 , Maio , 2021 13:23

    se as pessoas querem vir falar merda, primeiro tem q estudar e entender oq eh esse símbolo, pra mim nao tem q censurar nada.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares