Mais...
    InícioAnimeTokyo Revengers está a ser transmitido censurado no ocidente

    Tokyo Revengers está a ser transmitido censurado no ocidente

    Crunchyroll exibe a versão censurada de Tokyo Revenger

    Tokyo Revengers está a ser transmitido censurado no ocidente

    A adaptação para série anime do mangá Tokyo Revengers de Ken Wakui esta a ser bem recebida e as vendas do mangá dispararam, no entanto, os fãs mais dedicados descobriram que a versão que está a ser exibida no ocidente está censurada.

    A censura inclui uma variedade de efeitos de luz, close-ups e até mesmo cenas apagadas com o objetivo de não exibir um símbolo representativo da franquia.

    Para entenderem a situação, devem ter a noção de que o nome da banda no Japão é “Tokyo Manji Gang”, que em japonês é escrito como 東京 卍 會, usando uma suástica-esquerda (卍) na sua escrita.

    Claro está que para não causar polémica o símbolo está a ser censurado fora do Japão, já que poderia ser facilmente confundido com a suástica, que é comummente associada ao nazismo, embora sejam completamente diferentes. Abaixo está a primeira versão transmitida no Japão sem censura, e depois a versão lançada no Ocidente.

    A animação é do estúdio (The Heroic Legend of Arslan, Terra Formars, Hanebado!), a direção é de Koichi Hatsumi (Berserk: The Golden Age Arc I – The Egg of the King, Blue Exorcist: Kyoto Saga, Deadman Wonderland, Gangsta.), o argumento é de Yasuyuki Muto (Basilisk, Deadman Wonderland, Sengoku Basara – Samurai Kings) e o design de personagens é de Kenichi Ohnuki (Golden Kamuy, Gundam Build Fighters) e Keiko Ōta (Ace Attorney, Hyakko). A direção do som é de Satoki Iida e a música é da responsabilidade de Hiroaki Tsutsumi (Children of the Whales, Dr. Stone, Jujutsu Kaisen).

    A Kodansha Comics está a publicar o mangá em inglês e no seu site podemos ler:

    Assistindo às notícias, Takemichi Hanagaki descobre que a sua namorada, no começo do ensino médio, Hinata Tachibana, morreu. A única namorada que ele já teve foi morta por um grupo de vilões conhecido como Gang Manji de Tóquio. Ele mora num apartamento mau com paredes finas, e o seu chefe seis anos mais novo trata-o como um idiota. Além disso, ele é um total e completo virgem… No auge da sua vida no fundo do poço, ele repentinamente salta doze anos para trás para os dias do ensino médio!! Para salvar Hinata, e mudar a vida que ele passou a fugir, Takemichi, sem esperanças, deve procurar o topo do gangue mais sinistro de delinquentes de Kanto!

    Tokyo Revengers começou a ser publicado na Weekly Shōnen Magazine em março de 2017 e a Kodansha lançou o volume 20 a 17 de dezembro de 2020. A Kodansha Comics lançou o volume 20 em inglês a 9 de fevereiro de 2021.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    40 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    40 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    9 , Maio , 2021 19:02

    Sabia q ia censurar, por isso esse anime fui pela fansub msm… q é uma pena!

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    9 , Maio , 2021 21:06

    Eu honestamente, mesmo com essa polêmica estou feliz que mantiveram o símbolo original e não alteraram ele, como em Blade. Esse símbolo faz parte da cultura do Japão depois de tudo.

    E espero que com o sucesso da série façam um adaptação de Crows tbm. Aliás, quem leu Crows sabe que a Tokyo Manji é inspirada no Empire Manji de lá.

    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Reply to  Juan Duarte
    10 , Maio , 2021 5:26

    Vdd… Sobre Crows, acho difícil! Até hj quero saber pq nunca fizeram Vagabond, mas o maior problema é fazerem oq fizeram com Blade of the Immortal e estão fazendo com Shaman king… de quererem adaptar tantos vols em poucos eps!

    fundashi666
    fundashi666
    9 , Maio , 2021 18:17

    Muito triste isso…

    Onde eu posso assistir a versão sem censura?

    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Reply to  fundashi666
    9 , Maio , 2021 19:01

    A Fenix Fansub está lançando a versão sem censurar…

    fundashi666
    fundashi666
    Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    9 , Maio , 2021 19:23

    Obrigado

    Over persephine
    Over persephine
    9 , Maio , 2021 18:11

    Bom ação e consequencia.

    Don Perron
    Don Perron
    9 , Maio , 2021 17:51

    Bom, os japoneses tiveram a chance de repudiar e reivindicar de volta o significado do seu tão precioso símbolo caso eles tivesse se oposto a apropriação (e consequentemente, seu corrompimento) do símbolo pela alemanha nazista no século XX, não é mesmo? Mas o que eles fizeram durante esse período mesmo? Ah é, se aliaram aos próprios nazistas…

    Pois é, agora não adianta mais chorar pelo leite derramado, graças a isso o símbolo já foi manchado e corrompido no ocidente e os próprios japoneses estão cientes da gravidade disso (como dá pra ver pela própria notícia). Cada um colhe o que planta, nesse mundo existe ações e consequências, mesmo que sejam ações de um século atrás, covardice de verdade seria tentar fugir das consequências dos seus próprios atos.

    Hikaru Sakata
    Hikaru Sakata
    Reply to  Don Perron
    9 , Maio , 2021 23:47

    Você sabe que esse símbolo não surgiu no Japão né… Não sabe-se de onde ele veio exatamente, mas ele tem mais ou menos 9000 anos (encontrado em um prato), mas passou a ser usada mesmo 5000 anos atrás… Além disso o Budismo surgiu na Índia e lá já era usado o símbolo antes de chegar no Japão… Como chegou na mão dos nazostas então? O hipótese mais aceita, é que a suástica estava virando moda na Europa pelo seu significado (boa sorte), isso até mesmo antes da primeira guerra mundial, tanto que, muitos soldados americanos lutaram na primeira guerra usando suásticas laranjas, até mesmo a Coca-Cola usou ela como uma forma de propaganda… Mas então grupos racistas pegaram os estudos de arqueólogos e linguistas em cima da suástica e passaram a usar como forma de promover “a raça pura” deles, por conta disso o desgraçado lá (você sabe a quem me refiro), adotou a ideologia desses grupos anos depois… Pesquisar antes de falar qualquer coisa.

    Paulo De Lima Ramos
    Paulo De Lima Ramos
    Reply to  Hikaru Sakata
    10 , Maio , 2021 0:01

    O símbolo é diferente, não é igual. O Nazistas tem outro símbolo oriundo de uma tumba de um guerreiro grego da idade do Bronze pois eles se achavam descendentes de gregos e vários indo-europeus.

    Hikaru Sakata
    Hikaru Sakata
    Reply to  Paulo De Lima Ramos
    10 , Maio , 2021 0:49

    Sim, tem essa parte, mas se eu fosse incluir TUDO que eu pesquisei e juntei ia dar o triplo do que eu escrevi ali. As Suásticas ainda assim estão ligadas, e toda inclinação, posição, inversão, etc. Dá um significado diferente pra ela.

    Don Perron
    Don Perron
    Reply to  Hikaru Sakata
    10 , Maio , 2021 9:36

    Lindo, muito obrigado pela aula, agora me diga só uma coisa, de que importa o lugar de origem do símbolo neste caso mesmo? Porque tipo, qual é o país onde tem uma série ostentando um dos símbolos mais controversos da humanidade? É a Índia? Se fosse, caberia a nós analisarmos o contexto e história do vínculo da Índia com o símbolo e o mesmo se aplicaria a qualquer país, correto? Como neste caso é o Japão, eis o que foi feito.

    Eu acho muito lindo ver gente que tenta negar o potencial do perigo e nocividade que a ostentação descabida desse símbolo carrega apelando para sua historicidade (como se isso fosse uma novidade pra alguém) enquanto ignora o peso histórico que ele carrega para humanidade (e que deveria ser considerado acima de qualquer outra coisa), como se essa gente se sentisse ser os heróis encarregados de serem os defensores da liberdade de expressão da humanidade. Fazem a mesma coisa com o símbolo da bandeira do Japão imperial, sério acho muito lindo mesmo. Só não acho tão lindo o que costuma vir logo a seguir…

    Hikaru Sakata
    Hikaru Sakata
    Reply to  Don Perron
    10 , Maio , 2021 14:00

    Não tento ser herói e nem pegar de justiceiro, normalmente eu fico na minha, é que sempre que eu vejo um comentário seu, é sempre na agressividade, generalizando, que parece que, assim como a maioria do Twitter só vê o superficial. Eu não defendo as atrocidades que os japoneses fizeram em guerras, nem ninguém que tenha participado… Pensa bem, a quantidade de pessoas escrotas e inocentes que tinha dos dois lados da guerra… Por que será que ninguém fala nada do simbolo dos EUA né, uma águia americana, pensa nas atrocidades que eles fizeram no Iraque com pessoas inocentes e vice-versa… O problema tá nas pessoas não pensarem com cuidado, semana passada um maluco nos EUA atacou um asiático, culpando ele pelo corona… Mas não vou alongar mais isso aqui. Eu não estou defendendo atrocidades, nada deve ser esquecido, mas deve-se analisar tudo com cuidado, pra não culpar as pessoas erradas. Dito isso, o autor de Tokyo Revengers queria traçar um paralelo com o Manji, que pode significar harmonia, paz… Os lideres da gangue podem até recorrer a violência, mas eles falam que querem fazer essa gangue pra proteger o lugar, controverso, mas tem que relevar e pensar que é um anime sobre gangues e levar em consideração a personalidade dos personagens também. Até o ponto de encontro deles é em um templo budista. E não é só o Japão que usa o manji pra localizar os templos budistas.

    Don Perron
    Don Perron
    Reply to  Hikaru Sakata
    10 , Maio , 2021 15:13

    Sim, eu entendo e concordo com você (inclusive, EUA foram os responsáveis pela criação da al-qaeda e que hoje é o estado islâmico mas você não vê ninguém comentando sobre isso), também compreendo perfeitamente a simbologia original do símbolo e até acho interessante quando conseguem usar ele de forma inteligente.

    O problema é que o Japão possui um histórico problemático de tentar negar o passado e reescrever sua história (até hoje eles tentam negar o estupro de Nanquim), aliado a isso surgem tentativas de tentar preservar certos símbolos (e consequentemente, a ideologia que eles carregam), sob o pretexto de um “tradicionalismo” que tenta negar seu passado obscuro enquanto se fazem de desentendidos e que muitas vezes até cria atritos desnecessários com outros povos, como os chineses e coreanos no caso do símbolo do Japão imperial (vira e mexe você ver uma bandeira do Japão imperial em alguma manifestação por lá). É por esses motivos que esse tipo de coisa se torna muito mais delicada no Japão do que em outros países (inclusive, apesar de se tratar um símbolo religioso bem comum na Ásia, você não vê muitos países asiáticos fazendo questão de colocar este símbolo em suas mídias como no Japão).

    Na minha opinião o que aconteceu foi que o símbolo simplesmente foi maculado, simples assim. Por mais que se invente desculpas sobre ângulo, sentido horário, contorno e outras tecnicalidades, o fato é que a semelhança sempre será inegável e é impossível de não se traçar um paralelo imediato para qualquer pessoa que conhece o mínimo de história. Ao meu ver, simplesmente não vale a pena mexer com essas coisas pra tentar resgatar um símbolo (que por mais que possua uma riqueza histórica, hoje foi maculado) que no fundo não passa de uma forma geométrica. O que não falta são possibilidades matemáticas de se fazer formas geométricas então não acho que a humanidade vai ficar carente de símbolos se perder um.

    Quem sabe daqui há alguns séculos, quando a humanidade tiver evoluído o suficiente e tenha refletido melhor sobre seus erros no passado de verdade, este símbolo consiga perder sua conotação negativa, mas no momento acho que ainda não é a hora para isso.

    Hikaru Sakata
    Hikaru Sakata
    Reply to  Don Perron
    10 , Maio , 2021 18:08

    Sim, foi maculado, mas se as pessoas fossem atrás de pesquisar mais ao invés de apenas partir pra julgamentos…
    E sim, japonês é cabeça dura e tenta negar, mas não acho que seja o caso de todos, as pessoas partem já falando, ah, esse autor apoia o nazismo, como no caso do Isayama, pra mim a mensagem que ele quis passar foi simples, numa guerra, os dois lados estão errados, e nos dois lados existem pessoas inocentes… Lembro que quando assisti o filme de Nanquim eu fiquei meio depressivo por um tempo, não porque “Ain, não esperava isso dos japonga que eu pago pau”… Mas porque eu pensei o nível de escrotidão que o ser humano pode chegar, e pensei também, quantos soldados, de vários outros países não fizeram o mesmo, guerra não presta…
    Acontecimentos realmente não podem, NÃO DEVEM, ser esquecidos, pra que possamos olhar pro passado e não cometer os mesmos erros… Ainda assim, como eu disse, a menos que o autor declare publicamente, “eu sou ou apoio isso”, se ele usar de maneira inteligente como nesse caso aqui, as pessoas poderiam pensar um pouco mais antes de falar qualquer coisa… No caso do simbolo do imperialismo, da bandeira, é um pouco mais complicado de fato, usando o exemplo de Kimetsu… Eu consigo ver os dois lados, não culpo quem REALMENTE tinha direito de sentir incomodado, e se foi censurado no país deles, ótimo… Afinal, a bandeira não tem nenhum significado a mais igual o manji… A autora de Kimetsu poderia ter usado outro de fato, mas (você pode até me considerar ingênuo) eu prefiro ver como uma indicação da época que se passa, o ano que os personagens estão, além disso, como eu só assisto o anime e não li o mangá, eu não sei se tem algum significado a mais…
    E essa visão eu levo em qualquer coisa que assisto ou leio… Seja japonesa, chinesa, americana, inglesa, alemã, etc…

    Don Perron
    Don Perron
    Reply to  Hikaru Sakata
    10 , Maio , 2021 18:45

    Sim, tudo bem é legal aprender sobre certas curiosidades gerais mas acho que se um julgamento é feito é porque alguém se sentiu incomodado o suficiente para fazê-lo. Neste caso em específico, é mais do que justo se sentir incomodado ao ponto de fazer um julgamento sim, por mais que exista mil e um outros significados para o símbolo, apenas um já é suficiente para sobrepujar negativamente todos os outros… é triste (talvez até injusto com o símbolo), mas aconteceu, uma pena. Por mais que um autor tenha boas intenções, se ele não possui tato suficiente para conseguir transmitir sua mensagem para seu público da devida forma sobre certos temas delicados, o nome dado a isso é irresponsabilidade.

    E o problema é que mesmo que um autor não declare publicamente seu apoio ou desapoio a certa ideologia ou outra (muitos na verdade irão escondê-lo), caso suas obras acabem de uma forma ou de outra incentivando ideias equivocadas nas cabeças dos fãs, ele já vai estar fazendo um baita desserviço sim. Infelizmente aconteceu com AoT (yeageristas é um negócio triste de se ver…) e não é que eu esteja dizendo que os autores de AoT, Tokyo Revengers ou Demon Slayer é isso ou aquilo, apenas que caso suas obras não consigam abordar certos temas como se deveria e como consequência acabem provocando mais atrito do que reflexão, então eles vão estar fazendo um puta desserviço sim. Infelizmente esses são os tempos em que vivemos.

    1102
    1102
    9 , Maio , 2021 17:29

    Censurar isso até vai, mas sério, não podiam ter escolhido um método melhor?

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    9 , Maio , 2021 17:18

    No live action que vai sair em breve a suastica foi alterada para outro símbolo. A diferença entre o live action e o anime é que enquanto o anime é 100% feito por produtoras japonesas, o Live action é feito pela Warner Bros Japan, uma filial da WB. Talvez isso fez os produtores do anime pensarem que seria má ideia entregar a versão sem censura para o ocidente?

    Anime https://uploads.disquscdn.com/images/f990a28d5ff8034eb5b689924b4e683dfcd60bfbb47c738bc0bda3fd7b8b0952.jpg

    Futuro Live action

    https://uploads.disquscdn.com/images/1452cb3474ef8bfd769b543c5e5f682403e924ff3ef5bd9257a79f41ec4049b5.jpg

    - Lopes -
    - Lopes -
    9 , Maio , 2021 16:59

    Krl que frescura.

    1102
    1102
    Reply to  - Lopes -
    9 , Maio , 2021 17:33

    Pior que é essa frescura que mata. Tem estúdio que foi multado por menos.

    Ao
    Ao
    9 , Maio , 2021 16:48

    Que frescura…. Ninguém conhece o símbolo do budismo?….

    De qualquer forma. Esse anime tá bom demais.

    Nilton Silva Carvalho Junior
    Nilton Silva Carvalho Junior
    Reply to  Ao
    9 , Maio , 2021 17:01

    Infelizmente muito gente não conhece. Ignorância é o que reina a internet e a população no geral ou você acha mesmo que a maioria vai vê o símbolo e não vai vincular com o nazismo?

    Edit: só pra deixar claro que não apoio a censura mas entendo o motivo pra tal.

    Ao
    Ao
    Reply to  Nilton Silva Carvalho Junior
    9 , Maio , 2021 17:23

    Pois é, infelizmente vivemos numa época que as pessoas já julgam as situações na mesma hora que vê. E não se dá o luxo de pesquisar.

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    Reply to  Nilton Silva Carvalho Junior
    9 , Maio , 2021 17:22

    Olha, levando em conta que algo como Terra plana tem muitos apoiadores no ocidente, não culpo os japoneses por pensarem que daria merda com o simbolo manji por aqui.. Acho que o ideal seria a crunchyroll gastar um pouco de dinheiro para produzir um video de alguns minutos explicando o significado desse simbolo para os ocidentais.

    Assim como vc, tbm odeio essa censura e acredito que explicar o significado desse simbolo do Japão seja melhor do que simplesmente apagar ele.

    Captain Onigiri
    Captain Onigiri
    Reply to  Juan Duarte
    9 , Maio , 2021 17:27

    Falou tudo !! Afinal o Manji existiu muito antes desses malditos nazistas…. E que acabou tendo seu significado prejudicado…

    Miguel Neves
    Miguel Neves
    Reply to  Nilton Silva Carvalho Junior
    9 , Maio , 2021 17:29

    Há censuras e censuras. E seguindo a história, é uma censura do bem.

    Ronie Peter
    Ronie Peter
    9 , Maio , 2021 16:40

    Todos os símbolos fazem parte da história da humanidade, religiões e civilizações. Os símbolos diferente levemente de significado. Até a maldita foice e martelo tem um significado diferente em outras culturas antigas, mas usado especificamente separados.

    Já fazia um tempo que eu soube o significado da Suástica. A Suástica tem significado religiões, e antecede o Nazismo, sob o Nazismo ela teve outro significado, um místico, e foi usada com uma ligeira mudança. Só pesquisar e vão saber os tipos de suásticas. Claro que isso não valida a versão do Nazismo, mas não torna o símbolo essencialmente mal (o símbolo budista).

    Paulo De Lima Ramos
    Paulo De Lima Ramos
    Reply to  Ronie Peter
    9 , Maio , 2021 23:58

    O símbolo é diferente. Apagaram por ter gente cega que não sabe diferencia detalhes.

    Miguel Neves
    Miguel Neves
    Reply to  Ronie Peter
    9 , Maio , 2021 17:28

    Sim, mas a questão é que cá o simbolo tem outro significado, o que leva a uma censura. Acho a meu ver, que não tem problema, visto que é algo pouco importante, e se tivesse, eles arranjariam forma de contornar isso.

    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Reply to  Miguel Neves
    9 , Maio , 2021 19:09

    A questão q cá permanecer o msm significado. O símbolo budista tem posição e colocação diferente do nazista… a questão q existe burros q ñ conseguir tirar um minuto do seu tempo para pesquisa a respeito disso, ao invés disso prefere ficar na ignorância!

    Gabriel Oliveira
    Gabriel Oliveira
    Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    9 , Maio , 2021 20:07

    Para que pesquisar se militar e lacrar dá mais holofotes?

    Naoki
    Naoki
    10 , Maio , 2021 5:39

    nem digo nada…

    Rodrigo RS
    Rodrigo RS
    10 , Maio , 2021 0:30

    Queria que não tivesse censura, mas vocês tem que admitir que ver um bando de loirinho de uniforme preto e com o símbolo em vermelho ajuda a confundir mais ainda com o símbolo nazista. Kkkkk

    Hyake
    Hyake
    Reply to  Rodrigo RS
    10 , Maio , 2021 9:23

    Exatamente o que eu pensei.
    Quero reafirmar que nada justifica a censura, porém, a combinação de design + o símbolo é no mínimo suspeita.

    Tem também a afiliação da imagem, no caso já que os personagens são membros de gangue e usam especificamente a suástica como bandeira (apesar de logicamente, não ser a nazista) provavelmente colabora para agravar a situação.

    Hikaru Sakata
    Hikaru Sakata
    9 , Maio , 2021 23:24

    Claro… Porque Ocidental é sensível demais e prefere xingar na ignorância do que ir pesquisar e entender que isso não tem 1% de relação com o que eles pensam que seja…

    Hyake
    Hyake
    Reply to  Hikaru Sakata
    10 , Maio , 2021 9:41

    Cara, eu concordo e discordo do seu argumento.
    Concordo 100% com a parte de que se você tem curiosidade e/ou deseja entender algo é necessário e importante pesquisar a respeito, especialmente quando se trata de tópicos mais delicados do que o usual.

    Porém, dizer que o Ocidente é sensível é um tanto errôneo, eu diria que todo o planeta tem e teve sua “boa” parcela de sofrimento na mão de terceiros (no contexto de Guerras), o Oriente não é diferente nesse aspecto. Tenho certeza que muita gente na Ásia por exemplo não nutre sentimentos muito positivos pela antiga bandeira do Japão no período imperialista (que também ainda é a atual bandeira de estado de guerra do Japão) ou a associação que ela traz consigo.

    Dessa vez foi a suástica (apesar de obviamente, não ser a alemã), amanha é outro símbolo, e por aí vai.

    Quero reiterar que também não concordo com a censura, na verdade, seria melhor deixar em exposto exatamente para que as pessoas entendam que certas ideologias representam um tumor na sociedade, do qual não devemos nunca nos esquecermos e sempre combater.

    Hikaru Sakata
    Hikaru Sakata
    Reply to  Hyake
    10 , Maio , 2021 12:36

    Quando eu disse “sensível”, eu me referia muito daqueles que só querem “lacrar”, aqueles que não se importam com a história e só querem pagar de defensores da justiça. E isso vem muito mais de ocidental do que qualquer outro lugar…

    Ψυκιησ 『Deus Da Censura』
    Ψυκιησ 『Deus Da Censura』
    9 , Maio , 2021 21:31

    Por isso q achei a cena tosca, censura pesada kkk

    Will
    Will
    9 , Maio , 2021 17:28

    Aff nem sabia disso vi o anime na Crunchyroll.pt mas não sabia que tinha rolado censura triste paga um coisa e vem censura da raiva por isso melhor ver em site pirata e mede foda se para Crunchyroll.pt e Funimation

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    9 , Maio , 2021 16:49

    No live action que vai sair em breve a suastica foi alterada para outro símbolo. A diferença entre o live action e o anime é que enquanto o anime é 100% feito por produtoras japonesas, o Live action é feito pela Warner Bros Japan, uma filial da WB. Talvez isso fez os produtores do anime pensarem que seria má ideia entregar a versão sem censura para o ocidente?

    Tô na rua agora. Quando chegar posto as imagens comparando as duas versões.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares