Depois da Production IMS surge agora via Tokyo Shoko Research a notícia que o estúdio de animação drop suspendeu as suas atividades a 24 de agosto e que entrou em tribunal com um processo de falência sendo que está neste momento a decorrer uma investigação para determinar o valor das dívidas do estúdio de animação.
O estúdio de animação drop foi fundado em agosto de 2004 e atualmente tem 30 funcionários. Enquanto o negócio principal era a produção de vídeo através de animação, o estúdio também trabalhou em live-action, CG, conteúdo Flash, pré-produção, planeamento de mangá, direção sonora, web design e outros trabalhos. No ano fiscal que terminou em julho de 2009, o estúdio teve vendas totais de 220 milhões de ienes (cerca de 1,98 milhões de dólares).
O estúdio drop esteve envolvido em centenas de projetos anime para animação intermediária, animação de finalização, animação principal, fotografia e pintura. O estúdio participou na produção de animes como Golgo 13, Noein, Tetsuko no Tabi e Zoids Wild. O estúdio drop trabalhou igualmente na animação principal da série de anime Uchurei.
O estúdio trabalhou adicionalmente na animação original Chikyū Bōei Taxi (Earth Defense Taxi). A empresa também trabalhou em comerciais para a Nissin, SUNTORY, Samantha Thavasa e Tiffany & Co., além de videoclipes para YUZU, SEKAI NO OWARI, GLAY, Perfume, GReeeeN e Ringo Sheena.
O estúdio mais recentemente animou Glamorous Heroes e Clione no Akari (Clione’s Light) em 2017. Desde então, as vendas diminuíram, os custos de mão-de-obra e gestão criaram pressão e os lucros diminuíram. A empresa tinha uma baixa arrecadação de fundos e, como não podia antecipar qualquer melhoria nos seus negócios, suspendeu as operações e decidiu entrar com pedido de falência.
Se já tá difícil pra studios grandes sobreviverem quem dirá os pequenos…
Sempre é uma pena quando isso acontece, trabalho de anos sendo apagado por falta de capitalismo
O estúdio drop foi dropado… Ok, sem piadinhas. É lamentável que um estúdio ainda na fase inicial da sua vida venha a falência, o mercado não anda bem e pra onde ele foi muitos já foram
É amigos, o próximo vai ser a MADHOUSE, embora eles tenham uma ótima animação parece que não andam muito bem das pernas, acredito que só venderam os direitos de One Punch porque estava sem grana para bancar a animação, até porque nunca mais eles tiveram um anime bom de vendas. E para piorar os Japoneses estão comprando cada vez menos DVD/Blu-ray e usando pirataria. E ainda tem babaca que fica se achando por usar meios piratas.
Aleksey K. O que te complica mais é “baixar”, fazer o download. Se você ver on-line não dá nada.
E os estúdios falem por incompetência, arrecadou 2 milhões de dólares em 2009, o que fez com esse dinheiro? Não foi pagando mão-de-obra que é quase escrava em alguns estúdios.
Há muita incompetência no setor de animações japonesas no que diz respeito a negócios, demoram demais para ver as novidades e possibilidades que a tecnologia traz, como o próprio streaming. E se você limita seu produto geograficamente, é certo que estará limitando suas vendas e potencial de crescimento.
Outra, vendas de mídia física para filmes e músicas (quem ainda compra CD de música?) é um negócio que só vai diminuir com o passar dos anos, é muito diferente do mercado de jogos onde você precisa baixar 50 GB de um jogo. A diferença é que filme se paga nos cinemas e os que saem direto em DVD/Blu-Ray custam pouco para produzir para os padrões de Hollywood.
Os animes não tem esse luxo e ficam dependendo de streamings meia boca e vendas de Blu-Ray/DVD no Japão; faz quase uns 10 anos que eu não coloco um DVD para ver um filme na sala, meu PC nem leitor de mídia tem. É uma tática burra para os dias atuais, os valores são muito salgados o que acaba colocando uma dúvida no consumidor, “tenho limite de espaço físico e dinheiro, então só vou comprar os que realmente curti”.
Lembro até hoje, comprei duas séries originais porque são dois dos animes que eu mais gosto, Vandread e Martian Successor Nadesico. Nunca vi eles nenhuma vez, porque foi um saco conseguir comprar, uma puta dor de cabeça e a qualidade não parece nem ser melhor que um episódio pirata baixado da internet -.- ; o filme pirata tá 16:9 e no dvd veio 4:3. Por causa do bloqueio inútil de região, ver as séries que comprei é uma santa dor de cabeça.
Os filmes do Evangelion, veio dois filmes com estilo de capa diferentes, um veio em BD/DVD e o outro só em DVD. Ai fico com uma coleção tosca descaracterizada porque ao que aparenta Japonês só tem padrão de qualidade para os produtos que vende no Japão. Quantos mangás mal editados pela JBC e Panini você ou outros tem em casa?
Tudo isso ai é motivo que leva um estúdio de animes/mangás falir. Pirataria é a muleta que eles gostam de usar para justificar a própria incompetência, vários estúdios de jogos mobiles tem médias de pirataria absurdas, alguns chegam a 95% dos seus jogos Mobile pirateados (de 10 pessoas, ao menos 9 jogam com versão pirata) e nem por isso fecharam as portas; pelo contrário, é um mercado que continua crescendo, mesmo em um país ruim como o Brasil em que tudo é caro o ramo de jogos mobile cresce.
Pirataria é ruim? sim, é ruim, mas me convença a não usá-la como Steam e Gog fizeram e verá que os resultados serão muito melhores do que ficar com o fetiche deles de “criar organizações anti-pirataria com não sei quantas empresas e blablalbalbal”.
Enquanto eles discutem isso eu ainda sou incapaz de comprar com facilidade uma série de animes que gosto em pleno ano de 2018. Consigo comprar jogos de Atari e não consigo comprar um anime dos anos 90 sem esbarrar em um monte de problemas.
eles não venderam os direitos de opm até pq eles não tem esses direitos kkkkkk, opm foi bancado por um comite de produção, a madhouse é so o estudio ela não banca os animes, fora os originais é claro, logo quem fica prejudicado por um floop são esses comites que bancam os animes e não o estudio, além disse a madhouse teve sim animes de sucesso ultimamente, Overlord e opm venderam muito bem, e aquele anime original das gurias na antardida vendeu bem demais tbm
Errado. Madhouse tem a NTV como dona que é uma das maiores emissoras de TV do Japão. Segundo que eles não venderam os direitos de algo que nem é deles. A Bandai passou OPM pra outro studio porque a Madhouse e o diretor estavam ocupados com outros projetos. Terceiro que desde OPM eles tem sim anime que vendem bem. ACCA ficou nos 3k, o novo anime de Sakura está vendendo 4k, o filme de NGNL vendeu quase 50k e o o anime original da Madhouse Sora Yori fechou com 10k de média.
verdade
Colega da mesma forma que compro mangá. que já passou dos 500 facil fa´cil, vou atras de piratas, Sabe o último DVD original de anime que vi para venda aqui no BR?? ¨A princesa e o piloto¨ e já faz um ano quase e tá na minha DVDteca , então menos tá ~~
Japonês não usa pirataria, pirataria é algo amplamente combatido por lá, qualquer upload de matérial com direitos autorais lá da cadeia, o problema é a baixa remuneração do setor e a Ascenção dos serviços de streaming
Você tá por fora, eles usam sim, eu consegui de alguma forma acessar o antigo AniTube para ver como estava e cada anime tinha cerca de 300k de views, e os mais famosos tipo Shigeki tinha o dobro.
OBS: E o antigo AniTube agora só aceita IP japonês.
Bom Dia.
No caso do Anitube se você não acompanha aqui o site Otaku PT,o site Anitibe foi bloqueado no japão por pirataria em 16 de abril de 2018.
Eita, estou surpreso, achei que devido a repressão da pirataria os japoneses evitavam a prática
R.I.P.
Que pena.