Mais...
    InícioAnimeEstúdio Signal.MD obrigado a pagar a diretor de animação

    Estúdio Signal.MD obrigado a pagar a diretor de animação

    Signal.MD logo

    O estúdio de animação Signal.MD foi forçado pela Japan Fair Trade Commission a cumprir um contrato com o diretor de animação Shiro Kudaka depois de um produtor do estúdio não pagar a Kudaka o valor total devido e foi considerado violador da Lei de Subcontratação.

    O J-CAST falou sobre o incidente com uma entrevista a Kudaka, um comunicado da I.G. Port, a companhia mãe da Signal.MD confirmando o relatório e uma declaração de um representante da Comissão de Comércio Justo do Japão.

    Shiro Kudaka trabalhou como diretor de animação no episódio 44 de Black Clover, episódio 18 de LUPIN THE 3rd PART 5 e Blade of the Phantom Master. Kudaka também foi um animador chave na série Sailor Moon original, na série anime de Pokémon e Neon Genesis Evangelion.

    Na entrevista Kudaka explicou que foi contratado pela Signal.MD como diretor de animação para uma série de anime que vai ser exibida em 2021 e que deveria receber 360.000 ienes (3.438 dólares) pelo seu trabalho. Como uma taxa inicial, a Signal.MD pagou a Kudaka 180.000 ienes (1.719 dólares) e foi decidido que pagaria ao diretor o restante valor quando a obra tivesse terminado.

    Signal.MD desmarca-se de comentários nazis

    Kudaka afirmou que foi “descuidado em alguns pontos” do processo de negociação porque nunca conseguiu o contrato por escrito e explicou que era porque “na indústria de animação existem muitos acordos orais” e “o dinheiro era curto na altura e estava tudo bem com isso quando foi acordado que seria pago duas vezes”. Desde então, ele pediu que os contratos fossem por escrito, e não oralmente. No Japão, um contrato oral é legal, mas difícil de cumprir se for a tribunal.

    Os problemas entre Kudaka e a Signal.MD começaram em dezembro de 2019, quando um produtor da Signal.MD alegou que Kudaka não tinha feito muito trabalho e iria pagar o resto do contrato quando Kudaka realmente mostrasse algum progresso. Kudaka respondeu a isso alegando, na época, que não havia muitos cortes de animação para serem verificados, e era trabalho da Signal.MD enviar os cortes de animação desenhados pelos animadores para Kudaka. As negociações supostamente escalaram quando Kudaka explicou isso a um produtor.

    Devido ao anime não ser lançado até 2021, em janeiro de 2020 Kudaka voltou para a sua cidade natal para um serviço memorial budista e foi contatado pelo produtor da Signal.MD. Kudaká diz que o produtor não identificado ficou insatisfeito com a quantidade de trabalho que foi feito até agora e disse que se o trabalho não for concluído até o final de fevereiro, o produtor irá retomar o trabalho já concluído e “não pagará um iene em troca”.

    Foi então que Kudaka foi à Japan Fair Trade Commission para iniciar uma investigação sobre o assunto. Só a 25 de janeiro de 2021 é que Kudaka ouviu de volta a resposta da JFTC afirmando que o assunto foi resolvido e a Signal.MD tinha sido instruída a pagar o valor total devido a Kudaka. Kudaka diz que “ficou tão chocado. É muito difícil para mim viver dessa linha de trabalho”, mas ficou “muito feliz” com o resultado e espera que os seus colegas animadores não tenham que passar por isso.

    Um representante do JFTC que trabalha no departamento de subcontratação disse ao J-CAST que embora eles não possam discutir casos individuais, “o artigo 3 é o cerne da Lei de Subcontratação. O artigo afirma que quando alguém faz um pedido [para um subcontratado], deve enviar um formulário do pedido com os itens especificados nele. O fato de a empresa não ter cumprido esta disposição significa que foi considerada uma violação do Artigo 3, Seção 1 da Lei”.

    O J-CAST contactou a I.G. Port para um comentário, que respondeu com “é um fato que a nossa subsidiária Signal.MD recebeu orientação por escrito da Japan Fair Trade Commission a 19 de janeiro de 2021. Depois de confirmar os fatos, tomaremos as medidas adequadas para lidar com as partes interessadas e, ao mesmo tempo, todo o grupo, incluindo Signal.MD, se esforçará para garantir o cumprimento total e uma gestão sólida em conformidade com a lei”.

    Não se sabe qual era o projeto dentro da Signal.MD, mas estava agendado para a primavera de 2021, no entanto, devido às circunstâncias atuais, o cronograma pode ter mudado e o estúdio anime tem muitas séries anime para serem lançadas em 2021. Também não se sabe se Shiro Kudaka será creditado por isso ou não.

    SourceJ-CAST
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    4 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    4 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Cesar Vitor Reis Tavares
    Cesar Vitor Reis Tavares
    1 , Fevereiro , 2021 1:10

    A industria de animes no Japao é realmente um tanto problemática.

    ?Pico-Chan?
    ?Pico-Chan?
    31 , Janeiro , 2021 16:39

    Tenso.?

    CF
    CF
    31 , Janeiro , 2021 1:15

    Putz, queriam dar calote.

    Ψυκιησ 『Deus Da Censura』
    Ψυκιησ 『Deus Da Censura』
    31 , Janeiro , 2021 8:12

    Tenso.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares