Hayao Miyazaki vai voltar ao Studio Ghibli para produzir um novo filme animado

Vai ser inspirado no romance How Do You Live?

Hayao Miyazaki é um dos mais célebres cineastas japoneses.

Ao longo da sua vida produziu enormes sucessos de bilheteira tais como Kiki’s Delivery Service (1989) Princesa Mononoke (1997), e Spirited Away (2002) este último rendeu-lhe um Óscar como melhor produção animada de 2002.

Outro dos elementos pelos quais Miyaki, ficou conhecido é a sua polémica reforma. O mesmo indica que desde o final do milénio passado se vai reformar, e efetivamente já o fez em vários intervalos, contudo regressa algum tempo depois. Após a sua paragem desde 2013, indica que vai voltar ao ativo mais uma vez e produzir uma nova obra animada.

Esta confirmação chegou-nos através de uma rara entrevista de Miyazaki para o The New York Times (conduzida por um intérprete), onde este confirmou o seu regresso ao Studio Ghibli para produzir um novo filme animado.

Quando confrontado com a pergunta porque decidiu voltar para produzir uma nova obra aos 80 anos simplesmente respondeu:

Porque quero.

Também adiantou que nos últimos quatros anos trabalha ativamente na mesma, mas ainda não está concluída. Além desta informação indica que será inspirada num romance de 1937 de Genzaburo Yoshino, intitulado How Do You Live? Que narra a história de adolescente de 15 anos, cujo pai faleceu muito recentemente. Miyazaki vai mais longe e indica que este foi o livro favorito da sua”infância”, possivelmente deseja prestar-lhe tributo. Muitos também especulam que este regressar é também um manifesto ao filme do seu filho Aya e a feiticeira (Earwig And The Witch / Aya to Majo) não corresponder às suas expetativas.

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.