Mayonaka no Occult Koumui – Ep. 01: Onmyoji modernos

1

Mayonaka no Occult Koumui - Ep. 01 Onmyoji modernos

Neste último final de semana começou para valer a temporada de abril e neste domingo estreio na TV japonesa a adaptação para anime do manga Mayonaka no Occult Koumui, de Yōko Tamotsu.

O anime possui animação sob responsabilidade do estúdio (Terra Formars, Udon no Kuni no Kin-iro Kemari), a direção é de (Strain: Strategic Armored Infantry, Zone of the Enders, Rumbling Hearts), e o design de personagens é de (Hamatora The Animation). O tema de abertura se chama “dis-communicate” e é cantada pelo ator de voz e cantor Jun Fukuyama.

No elenco de voz da série temos Jun Fukuyama como Arata Miyako, Tomoaki Maeno como Kyōichi Sakak, Miyu Irino como Theo Himezuka, Koji Yusa como Reiji Senda, Takahiro Sakurai como Satoru Kanoichi, Shunichi Toki como Huehuecóyotl e Kazutomi Yamamoto como Yuki.

O anime de fantasia moderna desenrola-se à volta de Arata Miyako, um novo funcionário do governo destacado para o departamento de “Relações noturnas regionais” de Shinjuku. Cada uma das 23 alas de Tóquio tem um destes departamentos, que foram criados para resolver eventos paranormais relacionados com o ocultismo. Arata consegue entender o discurso não humano que ninguém mais entende, e encontra um yōkai (entidade sobrenatural) no parque Shinjuku Gyoen que o chama de Abe no Seimei – o nome de um ocultista japonês histórico e adivinho.

Este primeiro episódio do anime pode ser claramente dividido em duas partes. A primeira parte do episódio serve para apresentar o protagonista e seus colegas de trabalho e os conceitos e funções do trabalho do departamento de Relações noturnas regionais. Já a segunda parte serve para apresentar um conflito relacionado ao novo trabalho de Arata, o protagonista agindo diante da situação, a “resolução” do conflito e o gancho com um mistério para ser abordado no episódio seguinte.

Mayonaka no Occult Koumui - Ep. 01 Onmyoji modernos

Durante as explicações sobre os funções do departamento de Relações noturnas regionais é possível notar que o grupo pode ser classificado como uma visão moderna dos Onmyoji. Entre as funções do departamento está o controle das ações dos Yokai e está era das (muitas) funções que os seguidores do Onmyōdō cumpriam no Japão durante o período Heian, e é interessante o uso de “artifícios mágicos” modernos a partir de objetos simples do nosso dia a dia para a criação de barreiras e isso acaba dando a entender que desta forma as pessoas comuns acabam não tendo suas vidas afetadas por causa do uso desdes “artifícios mágicos”.

A parte envolvendo o conflito deste episódio pode parecer fraca, porém ela tinha a função interessante de demonstrar que diante deste conflito não existia um diálogo entre as partes e que tudo poderia ser resolvido com uma simples conversa no lugar de uma briga generalizada. Nesta parte Arata acaba exercendo uma função muito importante na resolução dos conflitos, mas não senti muito peso deixado no gancho para o próximo episódio.

Neste episódio a animação se mostrou ser bastante satisfatória e com uma edição lembrando bastante famosos animes de detetive como Bungo Stray Dogs e Hamatora The Animation. Já em relação a edição de som, senti que a trilha é bastante básica e sem nenhuma musica de destaque neste primeiro episódio e a atuação de voz também não teve nenhum destaque. Já o tema de abertura do anime, tocada no final do episódio, se mostrou ser bastante genérico e sem nenhuma personalidade.

No geral, este primeiro episódio de Mayonaka no Occult Koumui foi bastante interessante ao mostrar uma visão moderna das funções aplicadas pelos Onmyoji. Deu para entender bem qual a função do departamento de Relações noturnas regionais na introdução feita na primeira parte do episódio e o conflito na segunda parte teve uma resolução interessante, mesmo com um conflito que parece fraco e um gancho sem peso para o episódio seguinte. A animação neste episódio foi satisfatória e possuiu uma boa edição lembrando animes de detetives atuais. Já a edição de som, trilha e atuação dos atores de voz do episódio acabaram sendo bastante básicos no decorrer deste episódio e sem qualquer destaque.

Mayonaka no Occult Koumui - Ep. 01 Onmyoji modernos