Meu Anime #4

Meu-Anime-n-4Olá, meus leitores, os de sempre e os eventualmente novos leitores! Com esse artigo completo meu primeiro mês (lunar) da coluna e de minha participação como redator do OtakuPT. Espero estar atendendo às suas expectativas!

O que têm achado das minhas leituras e comentários sobre os animes que assisto semanalmente? Úteis? Interessantes ou divertidas? Completa perda de tempo? Há algo que eu poderia melhorar? Por favor, comentem sobre isso também! Além de comentarem sobre o que andam assistindo como sempre.

Eu confesso que esperava mais dessa semana. Não foi ruim, mas como os animes estão todos entrando na reta final, imaginei que mesmo os ruins fossem tentar me surpreender. Bom, alguns surpreenderam mesmo, no mal sentido. Enfim, chega de papo e leia abaixo meus comentários sobre os animes que assisti na semana entre os dias 6 e 12 de março!

Active Raid

Episódio 10

Qual é, Active Raid, me toma por idiota? Sabe o que acontece se alguém, de repente, controlar todas as redes de comunicação e energia e etc de um país? O país fica sem comunicação e energia e etc. E isso é bem ruim, mas o governo não cai. O maluco poderia só dizer “vou espalhar o caos!”, mas não, ele tinha que dizer que vai governar. Não vai governar nada. A vida vai piorar bastante, pessoas vão morrer em hospitais, praticamente ninguém mais vai poder usar aviões (e trens), não porque vai ficar impossível voar e andar de trem, mas porque para garantir a segurança sem sistemas de comunicação eles estarão em modo degradado, com capacidade bem menor, e provavelmente serão utilizados apenas pelos militares para executar ações emergenciais em todo o país. E o plano em si até que foi bem arquitetado. Apenas foi conveniente demais a Unidade 8 ser desmantelada exatamente nesse momento, mas não é como se isso importasse porque supostamente o vilão tornaria seu uso impossível também.

Nota: ?

Ajin---8.mkv_001623Ajin

Episódio 8

Obrigado Ajin, eu estava mesmo precisando assistir de novo toda a história do Kei, com ligeiras mudanças. O Kou foi muito bom nesse papel.

Nota: ??

Ao no Kanata no Four Rhythm

Episódio 9

Indiscutivelmente o melhor episódio do anime até agora. Pena que o anime como um todo é indiscutivelmente ruim. A primeira partida de Flying Circus com significado da série inteira foi a que ocorreu nesse episódio, e entender regras e táticas pela primeira vez não foi importante (“delta force”, sério mesmo?). A Asuka estava mais balançando do que deprimida, e enquanto isso sua técnica piorou aos níveis de quando ela sequer sabia voar, e embora já estivesse recuperada no momento da disputa com a Misaki, a veterana no esporte venceu. A Misaki voltaria se perdesse, porque essa foi sua aposta, e voltaria, como voltou, se vencesse, porque recuperaria sua auto-confiança. De brinde, o episódio começou a contar o flashback da Asuka.

Nota: ????

Assassination Classroom 2

Episódio 10

Bom episódio, bem humorado com alguns momentos mais sérios. Se eu fosse enumerar os momentos mais importantes diria que foram a conversa que o Nagisa teve com aquele riquinho que achava que ele era uma garota. Ele foi muito sincero e mais uma vez ajudou-o a abrir os olhos, conseguiu ensinar algo a ele. E não estamos todos aprendendo algo com alguém, o tempo todo? O próprio professor Koro disse isso. Esse foi outro ponto forte (também por causa do flashback que ele teve). A outra conversa do Nagisa, dessa vez com sua mãe, também foi muito boa. O episódio anterior foi tão intenso que eu tinha dado o assunto por encerrado, mas de fato ainda faltava a verdadeira aceitação dela. Não importa o quê, isso é importante para um filho. E por fim, isso está mais para especulação minha do que qualquer outra coisa, mas começo a achar que a atitude do diretor com a sala 3-E não é tanto uma punição, mas uma forma extrema de educação. Quem sabe a sala já não criou excelentes alunos antes? Quem sabe se ele próprio não viveu situação similar? O fato é que seu filho parece estar constantemente errando o alvo e o diretor continua com seu ar superior ao mesmo tempo em que não fez mais absolutamente nada contra a 3-E, e isso me parece suspeito.

Nota: ???

Boku-Dake-ga-Inai-Machi---10.mkv_001138Boku Dake ga Inai Machi

Episódio 10

A questão Aya Nakanishi foi resolvida bem rápido, mas não pareceu forçado ou apressado. No geral o anime, e esse episódio não foi exceção, tem conseguido manter um ritmo muito bom – e olha que ele é cheio de flashbacks, introversões e na primeira metade teve várias viagens no tempo. Nisso a direção está acertando muito. Mas eu achei que ficou meio forçado, depois de tantos episódios desde que voltou ao passado pela segunda vez sem nunca demonstrar se importar em procurar o assassino, justo nesse o Satoru falar sobre o assunto como se fosse algo que sempre o preocupou. Os pensamentos dele durante a revelação (e o sequestro) fazem parecer ainda mais artificial, como se esse fosse o tema número 1 na cabeça dele o tempo todo e o bandido só tivesse escapado por um pequeno detalhe. Não obstante, bom episódio, a revelação do assassino e sua caracterização foram malignas o bastante, e com poucas alterações estéticas esse poderia até ter sido um episódio de um anime de horror.

Nota: ???

Bubuki Buranki

Episódio 10

O Time Azuma finalmente chegou na Ilha do Tesouro, que vista inteira por baixo parece um cruzador estelar imperial de Guerra nas Estrelas, e os demais times aproveitam que a barreira foi desfeita para invadir a ilha. Soou totalmente como um plano arquitetado por uma outra pessoa, e os maiores suspeitos são o Souya e a Kaoruko.

Nota: ??

Dagashi-Kashi---9.mkv_000202Dagashi Kashi

Episódio 9

Esse episódio foi muito mais slice of life do que comédia. Quero dizer, teve bastante humor, mas pouca coisa engraçada de verdade – e olhe que a afta da Hotaru tinha muito potencial, mas acho que foi bem mal aproveitado. Se é para ela ser uma louca daquele jeito, por que não colocá-la uivando de dor, se estrebuchando de dor no chão, mas sem abrir mão de comer doces e porcarias? Ou melhor ainda: que seja logo uma dor de dentes, não uma simples afta! Mas tudo bem, mais uma vez o episódio foi salvo pela presença da Sayo.

Nota: ???

Dimension W

Episódio 10

Ah, então o grande plano era usar a dimensão W para viagem espacial! Faz sentido. Por alguma razão, contudo, parece que almas de seres vivos não sobrevivem a viagem, embora a tecnologia para a viagem em si estivesse completa. Mas o cientista louco parece ainda estar vivo do outro lado da esfera, não parece? Qual é o segredo então? Visões muito loucas do Kyouma já não deixam dúvidas de que a Mira é sua noiva renascida – com ou sem memórias ainda não se sabe. Talvez ele recupere essas memórias “do outro lado”? Talvez esse seja o plano do Loser? Talvez o Kyouma apenas se despeça de sua noiva com dignidade, e siga a vida em frente com a Mira?

Nota: ????

Durarara!!x2 Ketsu

Episódios 9 e 10

Dois episódios em um artigo, porque eles têm saído entre sábado e domingo, uma zona cinzenta para o meu próprio critério e que tem mais me confundido do que me ajudado porque estou falando de Durarara. Bom, a crise dos zumbis prossegue sem previsão de terminar, o Shizuo golpeia o Izaya usando uma viga de aço como um taco de beisebol – e mesmo assim ele não morre, Rokujou é cercado pelos Blue Squares mas não vai cair fácil não importa a desvantagem em que esteja, Mikado e Kida se encontram e começam a conversar, e a Sonohara contou pra galera toda do furgão que é a Saika. Olha, não é só a crise dos zumbis que está indefinida, é tudo. E a Celty desapareceu mas o Shinra tem certeza que ela está por perto e vai voltar. Vou assistir os próximos episódios esperando que o Mikado dê um tiro no Kida (ele disse que não usar a arma seria um desperdício afinal), a Celty aparecer para levá-lo para o além, e o Shinra chegando na última hora para fazer a antiga Celty despertar e usar bruxaria dullahan para salvar o Kida, enquanto a galera dá um jeito nos zumbis lá embaixo e quando tudo já estiver estabilizado a Sonohara sobe desesperada a tempo de evitar que o Mikado vá embora furtivamente depois da merda que fez. Já podem me contratar pra escrever roteiro de anime.

Nota: ???

Gate 2

Episódio 10

Um episódio bem amarrado, pra variar, que bom! Os diferentes sub-enredos se conectam, e a Lelei quase é morta por uma serva leal a Pinya, que acaba de ser presa por Zolzal. Enquanto isso suas amazonas fazem o que podem para segurar as ondas de ataques inimigos no Palácio de Jade e chega enfim a ordem para o ataque japonês. O episódio termina com todos convergindo para a capital e para o Palácio de Jade.

Nota: ???

Hai-to-Gensou-no-Grimgar---9.mkv_000843Grimgar of Fantasy and Ash

Episódio 9

Um dia de folga em Grimgar, um mundo onde no começo do anime Haruhiro e companhia certamente não acreditavam que jamais fossem ter um dia assim. A superação de Shihoru significa que o grupo finalmente aceitou a perda de Manato, mas Mary ainda tem seus próprios fantasmas do passado a assombrando e em conversa muito emotiva com Haruhiro os dois reforçam o laço que conseguiram firmar e fica subentendido que agora é a vez deles ajudarem ela.

Nota: ???

Gundam: Iron-blooded Orphans

Episódio 22

O clima está péssimo após a morte do Biscuit, e quem está especialmente mal é o Orga, que nem sai do quarto ou come mais. A tarefa de tirá-lo de lá coube, claro, ao Mizakuki. A Kudelia está tão triste quanto todos os outros, mas ela sabe que não tem mais a opção de parar ou olhar para trás, só pode seguir em frente, e é o que está fazendo. Bastante dramático, mas foi mais um episódio bastante intenso de Gundam Orphans, e esses são, na minha opinião, os melhores.

Nota: ????

Haruchika

Episódio 10

Cachorros me mordam, para que esse episódio mesmo?

Nota: ??

Kono-Subarashii-Sekai-ni-Shukufuku-wo---9.mkv_000058Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku o

Episódio 9

Sexy sem ser vulgar. Mentira, foi vulgar pra caramba, hahaha! Mas mais do que vulgar, foi engraçado. Teve um bocado de fanservice sim, mas todo ele explicado pela história, o que geralmente não me comove mas como nem foi tão fanservice assim, foi muito mais pela comédia, eu achei bastante divertido.

Nota: ???

Koukaku no Pandora

Episódio 10

Terceiro episódio tenso seguido! E não deve mudar muito no próximo! A Nene finalmente descobriu e partiu atrás da Clarion, que a essa altura já foi derrotada (porque se distraiu salvando uma inimiga!) e sua tia já sabe mas não teria coragem de contar nem se soubesse que a Nene fugiu. Foi bonitinho assistir a Nene o episódio inteiro preocupada se a Clarion não estava ficando de saco cheio dela ou algo assim. Essas duas bonecas realmente gostam uma da outra, não é? Quero dizer, quem é que tem coragem de chamar alguma delas de boneca ainda?

Nota: ????

Myriad Colors Phantom World

Episódio 10

A KyoAni está jogando todas as suas fichas no final da temporada, hein? Quero dizer, isso não é incomum, longe disso, mas Myriad Colors parece ter feito isso em um nível feito por poucos antes. Talvez seja mesmo como o leitor Alexandre Martins comentou no artigo anterior e o estúdio esteja fazendo supostamente como em Chuunibyou (que eu não assisti então não posso comparar): alteraram muito na primeira temporada para só na segunda pegarem sério na história original. O problema é que as previsões de vendas de Myriad Colors não parecem animadoras para que haja uma segunda temporada.

Nota: ????

Prince-of-Stride---10.mkv_002132Prince of Stride

Episódio 10

Quando Riku era mais novo era normal, esperado até, que ele nunca fosse tão rápido quanto seu irmão. A diferença de idade pode ser pequena mas uma diferença pequena nesses estágios de desenvolvimento pode significar muita diferença física. Fracassando em perceber isso, Riku se frustrou e se traumatizou. Riku se colocou em uma situação que vou comparar impropriamente ao paradoxo da corrida entre Aquiles e uma tartaruga, de Zenão. Aquiles e a tartaruga disputam uma corrida, mas como o herói grego é obviamente mais rápido ele oferece uma vantagem à tartaruga: ela pode largar de um ponto X a certa distância à frente de Aquiles. Quando Aquiles alcança o ponto X, a tartaruga já correu mais uma pequena distância e está no ponto X + x1. Quanto Aquiles alcança esse ponto, novamente a tartaruga já está um pouco adiante em X + x1 + x2. Assim, Aquiles nunca consegue ultrapassar a tartaruga. Até onde eu sei, nem Zenão ou outros filósofos pré-socráticos, nem Aristóteles que cita sua obra, nem mesmo filósofos, matemáticos e físicos modernos (e até mesmo físicos quânticos, que ainda trabalham com esse paradoxo até hoje) analisam isso da forma como eu farei aqui, por isso disse imprópria: o problema é que Aquiles nunca esteve correndo em direção à linha de chegada, mas em direção à tartaruga. Da mesma forma, Riku sempre corre olhando para as costas de seu irmão, e por isso é incapaz de alcançar seu potencial máximo, sucumbindo à pressão psicológica de seu trauma sempre que é ultrapassado. Reviver a situação do trauma (e a ajuda dos amigos) o ajudou a finalmente superá-lo, encontrando um novo objetivo para correr. Eu não vou dizer que me empolgo com Prince of Stride porque não me empolgo, mas seus enredos têm sido muito bem amarrados e tecnicamente é muito bem animado.

Nota: ???

Schwarzesmarken

Episódio 9

O que vou dizer vai soar tautológico, porque bom, é tautológico mesmo (e isso foi outra tautologia! sou bom nisso), mas para um enredo ser emocionante é preciso que ele primeiro envolva emocionalmente o espectador. E uma história de amor quase incestuoso de uma yandere com mechas em um cenário apocalíptico é bom em muitas coisas (na verdade não, foi só força de expressão), menos em me envolver emocionalmente. Portanto é uma pena, mas a morte da Pham passou completamente batida para mim – para mim, que semana passada escrevi uma ode ao Biscuit que também morreu em outra série de mecha, e nos dois casos a morte foi telegrafada à quilômetros de distância, ninguém pode dizer que foi pego de surpresa.

Nota: ??

Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu

Episódio 10

Muita coisa, muitas armadilhas. A CEO da Typhoon teve sucesso em provocá-los e conseguiu chantageá-los a fazer uma aposta ridícula que está totalmente contra eles. Normalmente não deveria funcionar. O que de pior vai acontecer com eles? Não vão poder mais fazer jogos? Não é como se suas vidas dependessem disso. Bem pelo contrário. Não estão ganhando nada e estão nessa há poucos meses. Mas entendo, para adolescentes tudo é muito intenso e parece eterno, então entendo que a chantagem tenha funcionado. Só não entendo como ela teve a ideia em primeiro lugar – talvez esteja apenas acostumada a lidar com jovens imaturos? Mas aí está, se a história envolve uma profissão, a empresa malvada tinha que aparecer. Tudo parece bem, porém, conforme eles usam isso e sua auto-ilusão adolescente a seu favor para se motivarem ainda mais. A Kuroda ficou particularmente feliz, já que aquela equipe é a “empresa dela”, e o Buntarou a defendeu – e de outra mulher (muito bonita, além de tudo). Ela parece determinada a declarar seu amor pelo protagonista (mas mesmo que tudo desse certo ela não se declararia, você sabe como animes são), quando seu irmão chega com uma bomba: produzir um jogo é a ideia da Kuroda para salvá-lo de dívidas. Não parece tão ruim assim se me perguntar, eu duvido que ela tenha dito que não pagaria ninguém por sua parte devida ao fim do projeto e muito menos que pretenda fugir com todo o dinheiro ou algo assim, mas descobrir esse tipo de informação importante por terceiros sempre deixa uma sensação ruim de que a pessoa não confia em você.

Nota: ???

Shouwa-Genroku-Rakugo-Shinjuu---10.mkv_002335Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Episódio 10

Segunda semana seguida com nota máxima para Rakugo Shinjuu. Na minha opinião, já é o melhor da temporada, superando BokuMachi. Os intensos momentos finais do mestre Yakumo, sua performance final (executando a peça que ele dominou e que ninguém faz melhor do que ele, nem outros mestres nem seus geniais discípulos), sua confissão no leito de morte, tudo bem animado, bem dublado, bem dirigido. E enquanto algumas vidas acabam, outras começam. A morte de seu mestre fez Yakumo procurar por Sukeroku e Miyokichi, mas a primeira pessoa que ele encontra é a encantadora Konatsu, que ainda criança com meros 5 ou 6 anos já ajuda no restaurante dos pais (ou onde seu pai trabalha, pelo menos). Fazendo rakugo, é claro.

Nota: ?????

Esses foram os animes que assisti nessa semana (passada). Como de costume, comente o que achou e quais são os animes que você tem assistido!

Fabio está escrevendo esse artigo as 6 da manhã (horário de Brasília)
mas precisa acordar cedo para agendar consulta para encomendar seus remédios.
 
Ele tem seu próprio blog e você pode encontrá-lo no facebook também.